O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2010 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2010 - UDESC - Vestibular - Prova 02 |
Q230578 Português
Em relação ao Texto 3 e à obra O pagador de promessas, de Dias Gomes, analise as proposições .

I. Interpretar exige do leitor mais que decodificar o código escrito. Nessa perspectiva, para interpretar a frase “Das duas” (linha 3), o leitor precisou retomar a palavra implícita – cruz –, dar a ela o sentido denotativo e também o conotativo, para assim inferir a intenção do interlocutor Bonitão.

II. Chamando-se uma pessoa de cruz, quer se dizer que ela é tão pesada para ser carregada quanto uma cruz o é, logo, infere-se que Bonitão pretendeu dizer que Rosa era obesa.

III. Da leitura, infere-se que Rosa percebe os subentendidos nas ações comunicativas de Bonitão, dá sequência a eles, o que o motiva a prosseguir no que parece ser sua verdadeira intenção: seduzi-la.

IV. Ao se referir a si mesma em “e a outra... se quiser que vá atrás dele” (linha 4), Rosa leva o leitor a inferir que ela está muito feliz com a situação.

V. Da leitura da obra percebe-se que os subentendidos das ações comunicativas nem sempre são percebidos por Zé-do-Burro; este seu comportamento, juntamente com o teor da sua promessa, mais o seu propósito obstinado e a sua crença dão a ele características de homem simplório, ingênuo, devoto.

Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!