Sobre a “Guerrilha do Araguaia”, um movimento armado ocorrid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - História |
Q229772 História
Sobre a “Guerrilha do Araguaia”, um movimento armado ocorrido na Região Norte do Brasil entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970, marque com V ou F as proposições abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Mesmo tendo sido organizada e comandada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), a guerrilha contou com a participação de militantes de todas as organizações de esquerda que lutavam contra a ditadura militar, a exemplo da ALN, VPR, PCBR e MR-8.

( ) A campanha das Forças Armadas contra os guerrilheiros foi a maior mobilização de efetivos desde a 2ª Guerra Mundial. Os conflitos armados iniciaram em março de 1972, quando os primeiros soldados chegaram à região do Bico do Papagaio, e só terminaram em setembro de 1974 quando os últimos guerrilheiros foram mortos.

( ) O movimento guerrilheiro foi constituído pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), seguindo a lógica do período da Guerra Fria, segundo a qual só seria possível acabar com governos ditatoriais e implantar o sistema socialista através da chamada violência revolucionária.

( ) A Guerrilha do Araguaia ainda desperta muitas polêmicas, pois as famílias dos mortos e desaparecidos no movimento continuam sem saber o destino de seus parentes e o Exército e o Governo Federal não concordam em abrir para o público os arquivos sobre os acontecimentos.

Assinale a seqüência correta:
Alternativas