O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q238928 Português
Observe o que se diz sobre as expressões referenciais presentes no texto e escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz.

( ) Isso (linha 129); Esse processo (linha 141); Tais aspectos (linha 149) atuam da mesma maneira na organização do texto: retomam e sintetizam o que foi dito anteriormente.

( ) A expressão Cada um de nós (linha 159) retoma anaforicamente não uma palavra ou um enunciado, mas a ideia de "ser humano" sugerida por memória humana e por biografia. É um caso em que a retomada é feita indiretamente.

( ) Essa diferença (linha 168) retoma somente o último enunciado do parágrafo: Neles a memória não possui a mesma riqueza de detalhes e de abrangência (linhas 166-168).

( ) As expressões a linguagem (linha 170); a imaginação (linhas 178-179) não podem ser consideradas anafóricas porque repetem as palavras que foram usadas para introduzir o referente.

( ) O pronome elas (linha 209) faz uma referência ambígua: do ponto de vista das relações textual-discursivas, parece remeter à expressão referencial todas as imagens (linhas 203-204); do ponto de vista das relações puramente sintáticas, parece retomar imagens interiores, produzidas e transformadas por um estado emocional (linhas 207- 208), que seria o antecedente mais próximo.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!