Estamos atravessando um período em que a economia dirigida v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2005 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Prova: VUNESP - 2005 - UNIFESP - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q341835 História
Estamos atravessando um período em que a economia dirigida vem sendo vitoriosamente adotada como a maneira mais prática e mais eficiente de serem atendidos os interesses econômicos, que não podem e não devem ficar sujeitos às vicissitudes e percalços de situações possivelmente graves, afetando de forma indesejável os verdadeiros e superiores interesses do país.

(Circular da FIESP, março de 1937.)

O texto mostra o empresariado paulista

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Tema central: trata-se da relação entre o empresariado paulista (FIESP) e a economia de mercado durante a década de 1930. A passagem revela adesão à economia dirigida como forma de proteger interesses econômicos frente às incertezas do mercado.

Resumo teórico: a década de 1930 no Brasil marcou transição do predomínio do café para um processo de industrialização e maior intervenção estatal (v.g. programas e práticas do governo de Getúlio Vargas). O conceito de economia dirigida refere‑se ao papel ativo do Estado na regulação, planejamento e proteção de setores econômicos — contrário ao automatismo liberal do mercado. Fontes úteis: Boris Fausto, História do Brasil; Thomas Skidmore, Brazil: Five Centuries of Change.

Justificativa da alternativa A: o enunciado fala em “economia dirigida” sendo “vitoriosamente adotada” para atender interesses econômicos que não podem ficar sujeitos às “vicissitudes” do mercado. Isso indica claramente que o empresariado paulista estava descrente do automatismo do mercado e aceitava a intervenção estatal para garantir crescimento e lucros — exatamente o sentido da alternativa A.

Análise das alternativas incorretas:

B — incorreta: o texto não expressa defesa do liberalismo puro; ao contrário, apoia intervenção estatal.

C — incorreta: confunde contexto. A política keynesiana generalizada só se consolida após a II Guerra; o trecho não critica o keynesianismo nem faz comparação desse tipo.

D — incorreta: não há referência a alinhamento com a política econômica dos EUA. O foco é nacional: proteger interesses econômicos locais via intervenção.

E — incorreta: embora o empresariado tenha, em ocasiões, apoiado medidas de Vargas, a alternativa afirma que isso ocorreu “como sempre”, o que simplifica e erra historicamente. O que o trecho revela é adesão pragmática à economia dirigida para salvaguardar lucros — ponto melhor capturado por A.

Dica de interpretação: ao ver expressões como “economia dirigida” e “vicissitudes do mercado”, procure palavras-chave que indiquem preferência por intervenção estatal vs. confiança no mercado. Desconfie de alternativas com termos absolutos (“como sempre”) ou que tragam anacronismos (p.ex. keynesianismo generalizado em 1937).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

Pelas estatísticas muitas pessoas marcaram a letra E, porém é preciso dizer que o empresariado paulista ''nunca foi muito fã'' de Vargas, vide a Revolução de 1932 em São Paulo, o que invalida a assertiva.

Só lembrar que antes de Vargas existia a política dos Governadores e consequentemente a do Café, e o Setor Cafeeiro comprava sacas de café com dinheiro público em situações em que a demanda era menor que a produção. Vargas chegou no Poder realizou articulações, como por exemplo, centralizou a troca de câmbios e imposição de tributos de exportações para que em outras palavras o próprio setor cafeeiro pagassem as sacas em que o Estado precisasse comprar para queimar. Essa sacada foi de Mestre!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo