Sobre o Movimento Tenentista, iniciado em 1922 com a subleva...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - História |
Q229768 História
Sobre o Movimento Tenentista, iniciado em 1922 com a sublevação de cerca de 300 jovens militares do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, analise as proposições abaixo.

I. As chamadas revoltas tenentistas (como a de 1922 no Rio de Janeiro e a de 1924 em São Paulo) não possuem características em comum. Cada uma delas tinha reivindicações próprias relacionadas com os conflitos entre os militares e governadores de cada Estado.

II. O Tenentismo é um movimento que surge no meio da jovem oficialidade do Exército contra o regime oligárquico e a favor da moralização dos costumes políticos, da centralização do poder, da implantação do voto secreto e do fortalecimento da instituição militar.

III. Os Tenentes acreditavam serem os únicos capazes de “salvar a pátria”, por julgarem que o resto da população era inculta, desorganizada e indisciplinada para conduzir um processo que impusesse mudanças ao país.

Está(ão) correta(s)
Alternativas