O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229833 Geografia
“Os dois problemas centrais, e a longo prazo decisivos eram o demográfico e o ecológico [...]. Contudo [...] os defensores de políticas ecológicas tinham razão. A taxa de desenvolvimento deveria ser reduzida ao ‘sustentável’ [...] e, a longo prazo, se chegaria a um equilíbrio entre a humanidade, os recursos (renováveis) que ela consumia e o efeito de suas atividades sobre o ambiente. [...] Uma coisa, porém, era inegável. Tal equilíbrio seria incompatível com uma economia mundial baseada na busca ilimitada do lucro [...].” (Eric Hobsbawm – A Era dos Extremos, 2006 – p. 546-548.)

De acordo com as observações do autor, podemos deduzir que

I. os problemas ecológicos, em especial o aquecimento global, estão diretamente relacionados à explosão demográfica que ocorreu no final do século XX, ou seja, há mais gente que a quantidade suportável pelo planeta.

II. o “desenvolvimento sustentável”, hoje tão propalado, é incompatível com o modelo de civilização que temos, e as soluções para a problemática ambiental implicam em mudança no comportamento de consumo da sociedade global, sobretudo das camadas com maior poder de compra.

III. o equilíbrio entre sociedade e natureza não reside em decisões políticas, mas está, sim, diretamente relacionado com soluções científicas e tecnológicas.

IV. o “desenvolvimento sustentável” é incompatível com o capitalismo no seu estágio atual, ou seja, se há futuro para um, certamente o outro não sobreviverá.

Estão corretas apenas as proposições:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!