Sobre o trabalho compulsório (seja servil, seja escravo) em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2005 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Prova: VUNESP - 2005 - UNIFESP - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q341827 História
Sobre o trabalho compulsório (seja servil, seja escravo) em toda a América, no período colonial, pode- se afirmar que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

O que precisava saber: Era necessário saber que o trabalho compulsório na América colonial assumiu formas variadas e não atingiu somente indígenas e africanos escravizados.

Critério decisivo: O ponto decisivo foi reconhecer a amplitude social do trabalho compulsório colonial. A alternativa correta é a que admite que essa coerção incluiu também brancos em certas situações, e não apenas indígenas e negros.

Tema central: Trabalho compulsório na América colonial
Análise das alternativas
A
Errada
Está incorreta porque a base afirma que o trabalho compulsório não se restringiu às áreas econômicas de exportação. Ele também ocorreu em atividades internas e em diferentes circuitos coloniais.
B
Errada
Está incorreta porque reduz o trabalho compulsório apenas a indígenas e negros. A base é expressa ao dizer que também houve coerção sobre brancos pobres em várias colônias.
C
Errada
Está incorreta porque a imposição do trabalho compulsório não ocorreu sem resistência.
D
Certa
A alternativa D está correta porque afirma que o trabalho compulsório incluiu até mesmo os brancos. Esse é exatamente o critério apontado na base: além da escravidão africana e da servidão indígena, houve também formas de coerção sobre brancos em certas situações. A palavra decisiva é "incluiu", pois indica a abrangência dessas formas coloniais de coerção laboral.
E
Errada
Está incorreta porque a base afirma que houve trabalho compulsório também em terras voltadas para o Pacífico, especialmente em áreas da colonização espanhola andina.
Pegadinha da questão
A principal pegadinha foi associar trabalho compulsório apenas à escravidão africana ou apenas a indígenas e negros. A questão exigia lembrar que havia formas não escravistas de coerção laboral e que elas também podiam atingir brancos pobres. Outra armadilha era imaginar que esse tipo de trabalho existiu só em áreas exportadoras ou apenas no espaço atlântico.
Dica para questões semelhantes
  • Verifique se a questão está tratando trabalho compulsório de forma ampla, incluindo não só escravidão, mas também servidão por dívida, contratos compulsórios e outras formas de coerção.
  • Não reduza a coerção laboral colonial a um recorte étnico único: a base destaca que ela também alcançou brancos pobres em certos contextos.
  • Considere a diversidade regional da América colonial, porque o trabalho compulsório apareceu em diferentes circuitos e não apenas em zonas exportadoras ou atlânticas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo