O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537044 Biologia
Leia o texto abaixo publicado na revista Veja:

 

Uma homenagem à série de livros Harry Potter, escrita pela britânica J. K. Rowling, foi feita no mundo animal. Visitantes do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha, escolheram em votação o nome Ampulex dementor para uma espécie de vespa recém-descoberta. A escolha do nome foi divulgada em um artigo publicado no periódico Plos One.   

O nome faz referência aos "dementadores", guardas de uma prisão de alta segurança, temidos por serem capazes de sugar a alma de suas vítimas com um "beijo". O motivo da comparação é o modo como as vespas atacam suas presas: elas injetam na cabeça de outros insetos substâncias que as transformam em "zumbis", para então levá-las ao seu ninho, onde serão devoradas. Na descrição de J. K. Rowling, uma pessoa que tem a alma sugada pelos dementadores se torna uma "concha vazia", em "estado vegetativo permanente".

Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/vespa-e-batizada- em-homenagem-a-serie-harry-potter>. Acesso em: 28/08/2014.

Considerando o termo Ampulex dementor e os seus conhecimentos sobre regras básicas de classificação e nomenclatura, responda:
I. Ampulex é o nome do gênero desse organismo e dementor seria o nome da espécie.
II. A nomenclatura utilizada pela revista está grafada de forma incorreta, pois o binômio deveria estar destacado.
III. A vespa-joia (Ampulex compressa) é do mesmo gênero do animal recém-descoberto, mas não é necessáriamente da mesma família.
IV. Um dos motivos utilizados para classificá-la nesse grupo pode ter sido a presença de cefalotórax e abdômen.


Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!