Questões de Vestibular UNICENTRO 2023 para Vestibular

Questões Discursivas

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2023 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2023 - UNICENTRO - Vestibular |
Q3910248 Química
Eletrólise é uma reação não espontânea de óxido-redução, provocada pela corrente elétrica. O alumínio possui baixo potencial de redução, ou seja, não é facilmente reduzido do respectivo íon para a forma metálica. A partir da bauxita (contendo al.jpg (19×23)2O3) em mistura com criolita fundida, utilizando uma célula com eletrodo de grafite, é possível obter alumínio metálico no processo de HÉROULT & HALL. A seguir, são apresentadas as equações não balanceadas I e II, bem como as semirreações III e IV envolvidas no processo.
85.jpg (327×96)
Sobre essa eletrólise, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A equação global balanceada da obtenção de alumínio é 2al.jpg (19×23)2O3l.jpg (19×19) + 3C(s) → 4al.jpg (19×23)l.jpg (19×19) + 3CO2l.jpg (19×19)
( ) A reação de oxidação ocorre no cátodo, com a formação de alumínio metálico.
( ) O oxigênio, O2, é gerado no ânodo, que é o polo positivo desse eletrodo.
( ) Essa é uma eletrólise ígnea, onde a corrente elétrica passa por uma solução aquosa de íons.
( ) O agente redutor é o íon O2−, presente no ânodo, que gera oxigênio O2.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2023 - UNICENTRO - Vestibular |
Q3910249 Química
Em 2007, os restos mortais de Lyuba, um filhote mamute, teve sua idade determinada como 40.110 anos. Esse valor foi obtido, após amostras de tecido terem sido analisadas, usando datação por carbono-14 (relação 14C/12C). Sabendo que após a morte, a quantidade de carbono-14 é reduzida pela metade a cada 5730 anos, assinale a alternativa que apresenta, correta e aproximadamente, o teor (em %) de carbono-14 encontrado no fóssil, em relação a um mamute vivo na atmosfera.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2023 - UNICENTRO - Vestibular |
Q3910250 Química
A entalpia de combustão de 1 mol de metano é H = −814 KJ/mol, o que permite concluir que são liberados −50,8 KJ para cada 1 g de metano. Ao introduzir um oxigênio na molécula, tem-se o metanol. Considere a equação e os dados de massas atômica e energias de ligação a seguir.
2CH3OH(g)+ 3O2(g) → 2CO2(g)+ 4H2Ol.jpg (19×19)
(Dados: Massas atômicas: C = 12 u, O = 16 u, H = 1 u Dados: Energia de ligação: C-H = 416 kJ/mol; C-O = 336 kJ/mol; O-H = 467 kJ/mol; O=O = 498 kJ/ mol; C=O = 803 kJ/mol)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a diferença, em KJ/g, entre a entalpia de combustão do metano e do metanol.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D