Questões de Vestibular UEFS 2011 para Vestibular, Prova 2

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular - Prova 2 |
Q1269522 Geografia
A maioria dos habitantes de Feira de Santana, que aí chegara depois de 1872, era de origem africana. A maior parte dessa gente provinha das zonas pioneiras da escravatura do Recôncavo. Nenhuma imigração significativa de negros ocorrera para a Bahia, depois da extinção do tráfico de escravos, em 1850. Quase 100% de todos os imigrantes para a Bahia, durante esse período, constituíam-se de europeus, que fixaram residência na cidade ou no Recôncavo. À medida que negros e mulatos trocavam o interior pela costa, eram parcialmente substituídos por indivíduos de origem europeia. Poucos elementos deste grupo haviam migrado para o interior. (POPPINO, 1968, p. 252).
Componente da região econômica do Paraguaçu, Feira de Santana caracteriza-se, atualmente, por apresentar
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular - Prova 2 |
Q1269540 Geografia

Imagem associada para resolução da questão

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobre o espaço urbano brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular - Prova 2 |
Q1269542 Geografia

Os transportes assumiram um papel muito grande, não só pela utilização de vários meios, como também pela sua importância econômica e pela mobilidade humana. O planejamento e a construção de instalações que possibilitem meios de transportes eficientes são essenciais para atrair investimentos, uma vez que contribuem, e muito, para a redução dos custos de produção. Ao mesmo tempo os governantes devem dar prioridade aos investimentos do transporte coletivo urbano (metrô, trem, corredores de ônibus, construção de ciclovias), para desafogar e humanizar as cidades, hoje tão poluídas e estressantes, pelo uso individualizado dos carros. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2009, p. 492).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a circulação no espaço, a delimitação da geografia dos transportes e seu papel social, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A