Questões de Vestibular UEFS 2011 para Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2
Foram encontradas 13 questões
Ano: 2011
Banca:
UEFS
Órgão:
UEFS
Prova:
UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2 |
Q1364567
História
Os iluministas adotaram o princípio de que a
natureza fez com que todos os homens nasçam
iguais. Isso quer dizer que a lei deve ser universal,
ou seja, todos os homens, exatamente por terem
nascidos humanos, têm os mesmos direitos.
Portanto, o regime político só seria justo se
estabelecesse a igualdade jurídica. [...] não se
trata da igualdade social e econômica. Os
iluministas não aceitavam as leis e tribunais
especiais para os nobres, nem que principais
cargos do Estado fossem reservados para as
famílias nobres. (SCHMIDT, 2005, p. 250).
A concepção iluminista relativa à universalidade da lei, como indicada no texto, opunha-se à antiga concepção do Direito Romano, segundo a qual
A concepção iluminista relativa à universalidade da lei, como indicada no texto, opunha-se à antiga concepção do Direito Romano, segundo a qual
Ano: 2011
Banca:
UEFS
Órgão:
UEFS
Prova:
UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2 |
Q1364568
História
A conquista militar macedônica sobre o Oriente Médio levou
ao fenômeno denominado de “helenização do Oriente”.
Em contrapartida, as culturas orientais também influenciaram a cultura grega, podendo, nesse sentido, ser destacada a presença
Em contrapartida, as culturas orientais também influenciaram a cultura grega, podendo, nesse sentido, ser destacada a presença
Ano: 2011
Banca:
UEFS
Órgão:
UEFS
Prova:
UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2 |
Q1364569
História
Um escritor saxão, Aelferic, o Gramático, no seu
Colloquium, deixa-nos entrever um pouco da vida
do servo:
— Que dizes tu, lavrador, como fazes o teu
trabalho? — pergunta o professor.
— Eu, senhor, trabalho arduamente. De
madrugada vou levar os bois para o campo e os
atrelo ao arado; por mais rigoroso que seja o
inverno, não me atrevo a ficar em casa, com receio
do meu senhor; e depois de amarrar a relha e a
sega ao arado, tenho de lavrar um acre de terra
ou mais diariamente. — E que fazes mais durante o dia?
— Muita coisa mais: encher os cochos, dar água
aos bois e levar o esterco fora.
— É trabalho pesado?
— É, sim, é pesado porque não sou livre.
(MORTON. In: AQUINO et al., 1980, p. 390).
O papel do servo, na sociedade medieval, descrito no texto, diferia do papel do homem livre, o vilão, porque este tinha direito
O papel do servo, na sociedade medieval, descrito no texto, diferia do papel do homem livre, o vilão, porque este tinha direito
Ano: 2011
Banca:
UEFS
Órgão:
UEFS
Prova:
UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2 |
Q1364570
História
A proximidade temporal entre a instauração da
Inquisição no reino e o processo efetivo de
colonização da América portuguesa, a partir da
década de 1530, contribuiu para que muitos
cristãos-novos que se sentiam ameaçados em
Portugal decidissem atravessar o Atlântico em
direção ao Brasil, onde participavam da
organização política e social existente. (ASSIS,
2010, p. 19).
A ameaça sistemática da Inquisição, contra judeus e cristãos-novos, em Portugal e na Colônia, decorria, no aspecto religioso,
A ameaça sistemática da Inquisição, contra judeus e cristãos-novos, em Portugal e na Colônia, decorria, no aspecto religioso,
Ano: 2011
Banca:
UEFS
Órgão:
UEFS
Prova:
UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Primeiro Semestre - Dia 2 |
Q1364571
História
Calvino [...] introduziu a noção de progresso e
sucesso. Para o reformador genebrês, o indivíduo
era responsável perante Deus. De acordo com
suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios
que Deus lhe dera para se aperfeiçoar, dar a seus
filhos chances de sucesso (principalmente por
meio da educação) e trabalhar de maneira a se
tornar um exemplo para seus próximos, seus
vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d,
p. 60)
A concepção calvinista quanto à relação entre o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a
A concepção calvinista quanto à relação entre o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a