Questões de Vestibular UECE 2019 para Vestibular - Língua Inglesa
Foram encontradas 4 questões
Q1280149
Sociologia
Na Sociologia de Max Weber (2016), a ação
social é o dado central para a compreensão dos
fenômenos de qualquer realidade social. Conforme a
perspectiva weberiana, uma ação é social quando é
orientada pelas ações de outras pessoas. Uma ação
social está referendada em ações passadas, presentes
ou esperadas como sendo futuras e essas “outras
pessoas” podem ser indivíduos conhecidos ou
desconhecidos daquele que pratica a ação. O
praticante da ação age referendado em ações de
outros e, assim, toda ação para ser social, não
importa se moralmente boa ou reprovável, não
importa se racional ou não, possui um sentido (uma
direção) na mente do indivíduo, o qual tem como
referência subjetiva (na mente dele ou dela que
pratica a ação) as ações de outros.
WEBER, Max. “II. O conceito de ação social” IN ______. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Ed Cortez; Campinas-SP: ED Unicamp, 2016.
Partindo dessa compreensão de Weber (2016), considere as seguintes afirmações:
I. Aquele que joga pedra em um ônibus, em tempos de paralisação grevista dos coletivos, realiza uma ação social desde que execute esta ação tendo como referência subjetiva esta forma de protestar.
II. A pessoa que aposta no Jogo do Bicho, nas periferias das cidades brasileiras, pratica um tipo de ação social, desde que aja em conformidade com o seu sonho de três noites anteriores.
III. Bater em torcedores rivais com excessiva força e raiva é um tipo de ação social a partir do momento em que o agente desta ação imagine que é “assim que se faz” quando nas brigas entre torcidas.
IV. Investir no Mercado de Ações e Derivativos é uma ação social, desde que o investidor vise, em sua mente, seus ganhos futuros de acordo com a movimentação dos agentes econômicos.
Corresponde a ação social, na perspectiva teórico-conceitual de Max Weber, somente o que consta em
WEBER, Max. “II. O conceito de ação social” IN ______. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Ed Cortez; Campinas-SP: ED Unicamp, 2016.
Partindo dessa compreensão de Weber (2016), considere as seguintes afirmações:
I. Aquele que joga pedra em um ônibus, em tempos de paralisação grevista dos coletivos, realiza uma ação social desde que execute esta ação tendo como referência subjetiva esta forma de protestar.
II. A pessoa que aposta no Jogo do Bicho, nas periferias das cidades brasileiras, pratica um tipo de ação social, desde que aja em conformidade com o seu sonho de três noites anteriores.
III. Bater em torcedores rivais com excessiva força e raiva é um tipo de ação social a partir do momento em que o agente desta ação imagine que é “assim que se faz” quando nas brigas entre torcidas.
IV. Investir no Mercado de Ações e Derivativos é uma ação social, desde que o investidor vise, em sua mente, seus ganhos futuros de acordo com a movimentação dos agentes econômicos.
Corresponde a ação social, na perspectiva teórico-conceitual de Max Weber, somente o que consta em
Q1280150
Sociologia
Atente para o seguinte excerto:
“A miscigenação que largamente se praticou aqui
corrigiu a distância social que de outro modo se teria
conservado enorme entre a casa-grande e a senzala.
O que a monocultura latifundiária e escravocrata
realizou no sentido de aristocratização, extremando a
sociedade brasileira em Senhores e escravos, com
uma rala e insignificante lambujem de gente livre
sanduichada entre esses dois extremos antagônicos,
foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais
da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio,
depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a
oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até
esposas legítimas dos senhores brancos, agiram
poderosamente no sentido de democratização social
do Brasil. Entre os filhos mestiços, legítimos e mesmo
ilegítimos, havidos delas pelos Senhores brancos,
subdividiu-se parte considerável das grandes
propriedades, quebrando-se assim a força das
sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de
reinos”.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52ª ed. São Paulo: Global, 2013.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre aponta, na citação acima, a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. Assim, mesmo que se possa criticar tal concepção, a perspectiva teórico-sociológica de Freyre afirma que
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52ª ed. São Paulo: Global, 2013.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre aponta, na citação acima, a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. Assim, mesmo que se possa criticar tal concepção, a perspectiva teórico-sociológica de Freyre afirma que
Q1280151
Sociologia
Segundo a teoria econômica de Karl Marx (apud
SELL, 2015) o lucro do capitalista se origina da
produção de Mais-Valia na exploração do seu
trabalhador. Em síntese, a Mais-Valia é o tempo de
trabalho não pago pelo capitalista ao trabalhador que
executa horas a mais sem receber por esse tempo
gasto. É o trabalho excedente não pago. Vamos
imaginar que em uma jornada diária de oito (8)
horas, o trabalhador receba o equivalente ao seu
salário ao final do mês nas duas (2) primeiras horas
deste dia. Assim, o restante das 6 horas que passa
trabalhando equivale às horas a mais (a Mais-Valia)
não pagas pelo patrão. E para Marx, existem dois
tipos de Mais-Valia no sistema capitalista: a Mais-Valia Absoluta, que é aquela obtida pelo aumento
da jornada de trabalho, sem reajuste real dos ganhos do trabalhador; e a Mais-Valia Relativa, obtida pelo
aumento da produtividade do trabalhador através do
uso de maquinários e tecnologias sem o acréscimo
das horas de trabalho.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
Assim, tendo como referência essa concepção teórica de Karl Marx sobre Mais-Valia, é correto afirmar que
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
Assim, tendo como referência essa concepção teórica de Karl Marx sobre Mais-Valia, é correto afirmar que
Q1280153
Sociologia
A divisão do trabalho produz a solidariedade,
não apenas por fazer de cada indivíduo um trocador,
como dizem os economistas, mas por criar entre os
homens um sistema completo de direitos e deveres
que os unem uns aos outros de modo durável. Da
mesma forma que as similitudes sociais dão origem a
um direito e a uma moral que os protegem, a divisão
do trabalho dá origem às regras que garantem o
concurso pacífico e regular das funções divididas
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008. p.429.
Considerando essa perspectiva teórica da divisão social do trabalho em Durkheim, assinale a afirmação verdadeira.
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008. p.429.
Considerando essa perspectiva teórica da divisão social do trabalho em Durkheim, assinale a afirmação verdadeira.