Questões de Vestibular UECE 2010 para Vestibular, Segunda Fase - Redação e Biologia

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2010 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2010 - UECE - Vestibular - Segunda Fase - Redação e Biologia |
Q1273291 Biologia
A variedade de biomas existentes no Brasil reflete a riqueza de espécies vegetais e animais e, por este motivo, o nosso país é o principal dentre os chamados países megadiversos. Muitas das espécies encontradas aqui são endêmicas e muitas plantas, economicamente importantes, são brasileiras. Com relação à biodiversidade, coloque V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Atualmente, em virtude da conscientização ecológica, a diversidade biológica se constitui como base das atividades agrícolas no Brasil.
( ) Quanto maior o número de espécies menor a estabilidade dos ecossistemas devido às tensões resultantes da competição nesses ambientes.
( ) A diversidade biológica é mais elevada em áreas quentes e úmidas como acontece em regiões tropicais.
( ) Apesar de ser tipicamente brasileira, a caatinga é um ecossistema pobre em diversidade e, por isso, um dos menos degradados do país.
( ) A introdução de espécies exóticas em um ambiente pode levar à extinção de outras espécies que nele ocorrem naturalmente.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima pra baixo.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2010 - UECE - Vestibular - Segunda Fase - Redação e Biologia |
Q1273296 Biologia

Vazamento de petróleo desafia a tecnologia no Golfo do México - Robôs, drenos e dispersantes são usados para tentar evitar desastre. Quase um milhão de litros de óleo se espalha no mar por dia nos EUA.


(Disponível em:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/vazamento-

depetroleo-desafia-tecnologia-no-golfo-do-mexico.html)




A manchete acima relata um dos maiores acidentes ecológicos da história, que irá desencadear sérios problemas ambientais. Como consequências de uma catástrofe dessa natureza são apontadas:


I - A diminuição da quantidade de oxigênio na água o que leva à morte por asfixia de animais como as baleias.

II - A diminuição da taxa fotossintética e consequentemente alterações no equilíbrio das cadeias alimentares, assim como a diminuição da concentração de O2 na água.


III - A proliferação de bactérias oportunistas e o aumento de doenças próprias do sistema nervoso central de aves que perdem o sentido migratório.


IV - A morte de muitas aves por hipotermia devido ao óleo que fica impregnado no corpo e as impede de voar.


Realmente, são consequências as apontadas em

Alternativas
Respostas
1: B
2: B