O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Aproveite a promoção do trabalhador estudando para ingressar na profissão que sempre sonhou. Assine agora com 20% de desconto

Questões PUC - RS - 2016 - PUC - RS - Vestibular - Segundo Semestre - 2º Dia

Foram encontradas 60 questões

Q809479 Química

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto a seguir.

A energia eólica é a energia dos ventos, mas sua origem é a energia solar. Estima-se que 1 a 2% da energia solar converta-se em energia eólica. Isso porque a terra é aquecida pelo sol de forma irregular, gerando diferentes pressões atmosféricas em lugares distintos. O vento é o movimento do ar dos lugares com pressão mais alta para os de pressão mais baixa.

O aproveitamento da energia eólica em aerogeradores é possível porque

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q809480 Química

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto a seguir.

O flúor-18 é um isótopo radioativo artificial muito usado em medicina nuclear. Uma das aplicações se dá no diagnóstico do câncer por meio da fluorodesoxiglicose (FDG) contendo 18F, que é uma versão modificada da molécula de glicose. Sabe-se que as células dos tumores cancerosos apresentam metabolismo mais rápido do que as células normais, por isso absorvem mais glicose do que as demais células. Administrando uma dose de FDG e monitorando onde há maior emissão radioativa, podem-se localizar os tumores no paciente. O flúor-18 apresenta meia-vida de 110 minutos e sofre decaimento radioativo, gerando oxigênio-18, que é estável.

A respeito desse assunto, é correto afirmar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q809481 Química
No carvão mineral do Rio Grande do Sul, é possível encontrar a pirita, um mineral de aparência metálica que forma belos cristais dourados, apesar de não ser constituída de ouro. Isso levou a pirita, que na realidade é um sulfeto de ferro, a ficar conhecida como ouro-de-tolo. Quando aquecemos pirita em contato com o ar, ela reage com o oxigênio e libera seu enxofre na forma de SO2 , um gás com odor desagradável. É interessante notar que a massa do SO2 liberado é maior que a massa inicial de pirita: por exemplo, a partir de 15 g de pirita, essa reação produz 16 g de SO2 . Isso porque a pirita é representada por
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q809482 Nutrição

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , analise as informações a seguir.

As bebidas guaraná, café expresso e leite integral são apresentadas, respectivamente, na sequência

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q809483 Química

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise a fórmula e o texto abaixo, que contém lacunas.

A lactose é um _________ encontrado em diversos tipos de leite e, junto com as gorduras, é uma das fontes de energia para filhotes de mamíferos. A estrutura dessa molécula apresenta numerosos grupos funcionais característicos dos _________, que conferem a ela boa solubilidade em água. A digestão da lactose exige uma enzima específica, a lactase, que normalmente os filhotes de mamíferos possuem, mas não os adultos. A lactase é uma proteína que age como _________, acelerando a reação de quebra da molécula da lactose. A falta dessa enzima no organismo origina a intolerância à lactose, que acomete parte da população.

Assinale a alternativa com as palavras que preenchem corretamente as lacunas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: A