Questões de Vestibular IF-PE 2018 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2018 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2018 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q912101 História

Leia o TEXTO 16 para responder à questão.


TEXTO 16


O Recife foi alçado à condição de vila após mais de uma década de tensões políticas entre comerciantes reinóis, desejosos de aceder ao poder local, e senhores de engenho da terra, ciosos de seus espaços de representação. A criação da nova vila por ordem régia de 19 de novembro de 1709, longe de resolver a questão, atiçou o conflito que se desdobrou em uma pequena guerra civil conhecida ao tempo como as “calamidades de Pernambuco” e, a partir do século XIX, como a “guerra dos mascates”. Apesar da resistência feroz da nobreza da terra, acabou prevalecendo o grupo de homens de negócio reinóis e a municipalidade recifense consolidou-se como órgão de poder local, superando a congênere quinhentista de Olinda.


SOUZA, George. Saciar para manter a ordem e o bem público: a Câmara Municipal do Recife e o problema do abastecimento da vila (século XVIII). Locus, Juiz de Fora/MG, v. 38, p. 103-120, 2014. p. 114. Disponível em: <https://locus.ufjf.emnuvens.com.br/locus/article/viewFile/2849/2168>. Acesso em: 15 maio 2018 (adaptado).


A narração do episódio ocorrido na Capitania de Pernambuco, contida no TEXTO 16, aborda, CORRETAMENTE,

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2018 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q912102 História
A escola de samba Paraíso do Tuiutí desfilou, no carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”. Em 2018, nos 130 anos da Lei Áurea, a agremiação realizou uma crítica a esse marco legal que, sem nenhuma indenização ou compensação para os recém-libertos, sem nenhuma política de emprego ou de acesso à terra, dificultou a integração dos ex-escravos na sociedade. Além daquele presente no título do enredo, o processo abolicionista vem suscitando outros questionamentos entre os estudiosos do tema. Uma dessas indagações é quanto à participação popular na luta pelo fim da escravidão, pressionando o governo por mudanças na lei escravista. Entre as estratégias colocadas em prática pelo movimento abolicionista estavam:
I. organizar eventos artísticos e passeatas. II. ingressar com processos na justiça e ações parlamentares. III.incentivar fugas e resistências armadas. IV.comprar passagens de retorno para a África. V. usar espaços cedidos pela Igreja Católica para mobilizações.
Estão CORRETAS, apenas, as estratégias contidas em
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2018 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q912104 História

Leia o TEXTO 18 para responder à questão 45.


TEXTO 18


Um país governado pelos proprietários está dentro da ordem social; o país onde os não proprietários governam acha-se em estado de natureza.


D’ANGLAS, Boissy apud SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 400.


O TEXTO 18 é um fragmento do discurso proferido por Boissy d’Anglas na apresentação do projeto de Constituição, em 23 de junho de 1795, no contexto da Revolução Francesa. O argumento sustentado pelo autor está, CORRETAMENTE, sintetizado na defesa

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2018 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q912108 História

Leia o TEXTO 20 para responder à questão.


TEXTO 20


QUASE 50 MIL PESSOAS FORAM RESGATADAS EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO DESDE 2000


Segundo especialistas, situação é um dos reflexos da exclusão social pós-Lei Áurea


Brasília – Cento e trinta anos se passaram desde a abolição da escravidão e continua a haver, no Brasil, relações raciais desequilibradas, com negros condenados à exclusão social. Depois da libertação, poucas medidas para inserir a população negra na sociedade foram implementadas. Logo, essa parcela da população ficou condenada a uma realidade socioeconômica que perpetuou a escravidão com uma roupagem diferente: a desigualdade social.

ESTADO DE MINAS. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/abolicao130anos/2018/05/13/noticia-abolicao130anos,958323/50- mil-pessoas-resgatadas-condicoes-analogas-escravidao-desde-2000.shtml.>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).


Em 2018, ano em que se completam 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, a sociedade brasileira se depara com novas formas de exclusão e degradação das condições sociais de grande parte da população afrodescendente. Identifique, entre as afirmativas a seguir, aquelas que retratam a condição atual da maioria da população negra no contexto socioeconômico brasileiro.


I. O período pós-abolição legou aos negros a privação dos bens e da riqueza produzida no país, tornando-os um segmento social isolado na periferia, nas favelas e nas áreas de risco das grandes cidades.

II. No período pós-abolição, a vida do negro no Brasil, efetivamente, melhorou, principalmente pela força das leis antirracismo que promoveram a eliminação desse mal em nossa sociedade.

III.A situação atual do negro no Brasil é fruto de um processo histórico pautado na exclusão social e cuidadosamente planejado para impedir que ele se tornasse cidadão.

IV.A precariedade socioeconômica da população negra é um entrave ao desenvolvimento do país que só será eliminado quando eles tiverem, de fato, o direito de manifestação para serem ouvidos como merecem.

V. Os negros constituem o segmento mais pobre da população, situação que não se relaciona com o processo histórico, mas com a ausência de ações afirmativas atuais para a inclusão social destes grupos.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: D