Questões de Vestibular USP 2010 para Vestibular, Prova 1 - PASUSP

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2010 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2010 - USP - Vestibular - Prova 1 - PASUSP |
Q1264989 Biologia
Em A Origem das Espécies, num raciocínio que cabe em poucas linhas, mas expressa ideias de alcance gigantesco, Darwin produziu uma revolução que alteraria para sempre os rumos da ciência. Ele mostrou que todas as espécies descendem de um ancestral comum, uma forma de vida simples e primitiva. Darwin demonstrou também que, pelo processo que batizou de seleção natural, as espécies evoluem ao longo das eras, sofrendo mutações aleatórias que são transmitidas a seus descendentes. Essas mutações podem determinar a permanência da espécie na Terra ou sua extinção – dependendo da capacidade de adaptação ao ambiente. Gabriela Carelli, http://veja.abril.com.br/110209/p_072.shtml. Acessado em 15/06/2010.
Considere as seguintes afirmações, elaboradas com base na leitura do texto:
I. Os seres vivos tiveram origem a partir de um ancestral complexo. II. As espécies se transformam ao longo do tempo. III. A extinção de espécies é uma consequência da seleção natural. IV. O ambiente não interfere na seleção das espécies.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2010 - USP - Vestibular - Prova 1 - PASUSP |
Q1264990 Biologia
Como consequência do aquecimento global, criaram-se condições favoráveis para o aumento da incidência de um fungo que parasita anfíbios. Esse fungo causa a quitridiomicose, uma doença que já resultou no desaparecimento de muitas espécies de pererecas, sapos e rãs. A cadeia alimentar apresentada abaixo é a de um ecossistema aquático hipotético. 
alga inseto anfíbio peixe ave
Suponha que a população de anfíbios, dessa cadeia, tenha sido seriamente afetada pela quitridiomicose, e que parte de seus indivíduos tenha morrido. Como consequência desse fato, espera-se 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2010 - USP - Vestibular - Prova 1 - PASUSP |
Q1264991 Biologia
O sistema de classificação dos seres vivos, proposto por Whittaker em 1969, agrupa os organismos em cinco reinos, de acordo com as características apresentadas a seguir:
Monera procariontes Protista eucariontes unicelulares Plantae eucariontes multicelulares autótrofos fotossintetizantes Fungi eucariontes multicelulares com nutrição heterótrofa absortiva Animalia eucariontes multicelulares com nutrição heterótrofa ingestiva
De acordo com essa proposta, sapo, bactéria, pinheiro e cogumelo são classificados, respectivamente, em
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2010 - USP - Vestibular - Prova 1 - PASUSP |
Q1264992 Biologia
Entre as características de uma célula vegetal, que a distinguem de uma célula animal, podem ser citadas a presença de
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2010 - USP - Vestibular - Prova 1 - PASUSP |
Q1264993 Biologia
"Criada vida artificial” e “Ciência cria primeira célula sintética” foram algumas das manchetes que citaram o trabalho de Craig Venter, publicado na revista Science. Na realidade, foi uma bela obra de engenharia genética, mas não se criou vida. A equipe de cientistas utilizou vidas existentes, tanto de bactérias como de leveduras, para conseguir esse feito. Foram 15 anos de trabalho, envolvendo 24 cientistas, a um custo de US$ 40 milhões. (...) A estratégia para criar a bactéria de Craig Venter poderá permitir aprimorar as técnicas de engenharia genética, produzindo novos microrganismos úteis ao homem, como, por exemplo, bactérias mais eficientes em degradar a celulose ou o plástico, gerando novas formas de combustível biodegradável. Mayana Zatz, Pesquisa Fapesp, Edição impressa nº 172, Junho 2010. Adaptado.
Considere as seguintes afirmações, elaboradas com base na leitura do texto:
I. O cientista Craig Venter criou vida artificial ao empregar técnicas de engenharia genética. II. As bactérias sintetizadas pelos pesquisadores são capazes de degradar celulose e plástico. III. Leveduras e bactérias foram os organismos empregados nos experimentos de Craig Venter. IV. Novos microrganismos, úteis ao homem, poderão ser criados com o aprimoramento das técnicas de engenharia genética.
São corretas apenas as afirmações
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: E