Questões de Vestibular Esamc 2016 para Vestibular - Primeiro Semestre

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2016 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2016 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1369207 História

Atente para as informações:


Imagem associada para resolução da questão


Enfatizando a rejeição violenta a tudo que não integra as “comunidades imaginadas” por seus militantes, o hate rock é um gênero musical que defende ideias neofascistas. [...] Na música “Guerreiros da terceira posição”, de 2015, [a banda curitibana Estandarte Patriótico] diz: “Nossa luta é direcionada contra os reais inimigos da nação / Não iremos recuar / A vitória é nossa obrigação / Nossa soberania está sendo roubada por vermelhos e liberais”. [...] Os políticos das duas vertentes [esquerda e liberalismo] teriam se mostrado incapazes de conduzir a nação brasileira da forma que a banda e seus pares idealizam. [...] Se os neofascismos, ao mesmo tempo que rompem com o passado, dão continuidade a discursos clássicos dos fascismos, o ódio aos dois sistemas políticos permanece. O fascismo, que surgiu como uma “terceira posição”, buscava substituí-los.


(OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Neofascismos e crise política no Brasil. In____jornal Le Monde Diplomatique Brasil, ano 10, nº 109, agosto de 2016, p. 34.)

Tomando por base as informações contidas no fragmento e as características das ideologias fascistas, surgidas na primeira metade do século XX, julgue as afirmativas:
I. A alegação da incapacidade dos governos, de direita ou de esquerda, em resolverem os problemas enfrentados pelo país, seja a Alemanha nazista ou o Brasil atual, contribuiu para o surgimento de pensamentos extremistas, auto intitulados “terceira posição”. II. Tanto os “fascismos clássicos”, como a postura expressa na letra da música apresentada no fragmento, podem ser caracterizados como defensores de um nacionalismo exacerbado, utilizado em nome da “salvação da nação”. III.Apesar do termo “hate rock” (rock de ódio) ser utilizado para descrever o estilo musical apresentado no texto, sua postura, diferentemente dos fascismos alemão e italiano, não tende a estimular o ódio em seus seguidores, já que seu discurso é apenas em defesa da soberania nacional.

Está (ão) correta (s):
Alternativas
Ano: 2016 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2016 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1369226 História

Leia as informações:


Imagem associada para resolução da questão


(Imagem disponível em: http://professorlindomar.blogspot.com.br/ 2010/03/lisistrata-guerra-do-sexo.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 17h30.)


    Atenas e uma coalisão de cidades-Estado gregas, lideradas por Esparta, estavam em guerra havia anos, e as mulheres estavam cansadas daquilo. Elas queriam seus maridos e filhos de volta. Então, a ateniense Lisístrata bolou um plano: as mulheres se negariam a fazer sexo com seus maridos até eles acabarem com a guerra.


(KICK, Russ (org.). Cânone gráfico – volume 1. SP: Barricada, 2014, p. 62.)


A peça do dramaturgo grego Aristófanes, Lisístrata, tem como pano de fundo a série de guerras que opuseram as coalisões lideradas por Atenas e Esparta, durante o chamado Período Clássico da história grega, entre os anos de 431 e 404 a.C. Assinale a alternativa na qual aparecem, respectivamente, o nome do conjunto de guerras e uma de suas principais motivações.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2016 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1369227 História
A letra da canção abaixo retrata a chegada dos europeus à América, durante a Expansão Marítima Europeia. Analise-a para responder a questão.

Imagem associada para resolução da questão
(Conquistadores. Música da banda alemã de heavy metal Running Wild, lançada em 1988 no álbum Port Royal. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ running-wild/140554/traducao.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h00.)
Assinale a alternativa na qual podem ser identificadas, no excerto, motivações para a exploração e conquista do Continente Americano pelos europeus.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2016 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1369228 História

Leia atentamente as informações para responder à questão:


Imagem associada para resolução da questão


(Primeira etapa da crueldade. Gravura de William Hogarth, 1751, retratando o Grande Massacre de Gatos em Paris no final dos anos de 1730. Disponível em: http://pt.wahooart.com/@@/8XZ73ZWilliam-Hogarth-Primeira-etapa-da-crueldade. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.)


    A vida de aprendiz nas Corporações de Ofícios era dura [...]. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro [...] dava aos rapazes comida de gato

[...]. Uma paixão pelos gatos parecia ter tomado conta das gráficas, pelo menos entre os patrões, ou burgueses que os tratavam melhor do que aos aprendizes. Os gatos uivavam a noite toda, no telhado do sujo quarto de dormir dos aprendizes, impossibilitando uma noite inteira de sono.

[...] Certa noite um aprendiz rastejou pelo telhado até chegar a uma área próxima ao quarto de dormir do patrão e então começou a uivar e miar, de maneira tão terrível que o burguês e sua mulher não pregaram o olho. Depois de várias noites com esse tratamento [...] mandaram os aprendizes livrarem-se dos gatos.


(DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. SP: Graal, 2006, p. 103-106.)


Imagem associada para resolução da questão


(Desenho representando os quebradores de máquinas. Autor desconhecido, início do século XIX. Disponível em: http://www.historiadigital.org/

curiosidades/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/.

Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.


    [...] nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores de máquinas demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.



(DECCA, Edgar de. O nascimento das fábricas. SP: Brasiliense, 1984, p. 30.)
Tomando por base as informações acima, julgue as afirmativas:
I. Os dois movimentos apresentados nos excertos podem ser entendidos como reações dos trabalhadores às condições de trabalho impostas pelo sistema produtivo de sua época.
II. Apesar da reação dos aprendizes, na fase pré-fabril as condições de trabalho eram mais dignas do que as da fase industrial, não ocorrendo uma ação efetiva contra o sistema, como a vista no movimento dos quebradores de máquinas.
III.A ação dos aprendizes, apesar de ter ocorrido na fase anterior à Revolução Industrial, pode ser entendida como reação dos trabalhadores contra o modo de produção burguês, concretizado com o surgimento do sistema de fábrica.

Está (ão) correta (s):

Alternativas
Ano: 2016 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2016 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1369229 História

Analise as informações para responder ao que se pede.


Imagem associada para resolução da questão

(A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio 1508-1511)



[No afresco] A Escola de Atenas, filósofos, matemáticos, astrônomos e cientistas da Antiguidade conversam sob uma imponente basílica, aparentemente baseada nos antigos projetos de Bramante para a nova igreja de São Pedro. No centro da imagem estão Platão e Aristóteles, claramente identificados pelos títulos de seus livros: Platão aponta para cima [...], enquanto Aristóteles estende a mão aberta entre o céu e a terra.


(FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. RJ: Sextante, 2010, p. 175.)


Tomando por base o contexto europeu no qual se enquadra o Renascimento Cultural e o Científico, bem como as informações acima, julgue os itens.


I. A presença de personagens importantes da Antiguidade Clássica, bem como o destaque dado a Platão e Aristóteles no quadro, demonstra a influência da cultura clássica sobre os renascentistas.

II. A representação de Platão e Aristóteles, um apontando para cima e o outro para o chão, determina uma das diferenças fundamentais em sua filosofia: enquanto aquele defende a supremacia do mundo das ideias, este aponta para o mundo real, concreto e palpável.

III.Na obra podemos identificar vários elementos científicos, como as noções de profundidade e de movimento na imagem, bem como a valorização dos elementos humanos, tão caras aos humanistas do Renascimento.



Está (ão) correto (s):

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: E