Questões de Vestibular Esamc 2014 para Vestibular

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352454 História
.O texto abaixo trata da fundação da França Antártica, no Rio de Janeiro, colônia francesa que durou de 1555 a 1567. Leia-o para responder a questão:

Em 1555, um senhor Villegagnon, cavaleiro da Ordem de Malta, também conhecida por Ordem de São João de Jerusalém, desgostoso da França e também da Bretanha onde residia então, manifestou a vários personagens notáveis do reino o desejo, que de há muito alimentava, não só de retirar-se para um país longínquo onde pudesse livremente servir a Deus, de acordo com o evangelho reformado, mas ainda preparar um refúgio para todos os que desejassem fugir às perseguições, que de fato eram tão terríveis nessa época que muitas pessoas de todos os sexos e condições viam por toda a parte seus bens confiscados por motivos religiosos e eram, mesmo, não raro, queimadas vivas em obediência a editos dos reis e decisões do Parlamento. (LÉRY, Jean de . Texto original publicado . Viagem à terra do Brasil na segunda metade do século XVI. MG: Itatiaia, 2007, p. 53-54.)

Tomando por base o texto e contexto nele expresso, assinale a alternativa correta sobre a instalação da colônia francesa no Rio de Janeiro:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352455 História
Na verdade, não havia mais como adiar o processo. Redigido de maneira simples, o texto da lei era curto e direto: “É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil. Revogam-se as disposições em contrário”. O Treze de Maio redimiu 700 mil escravos, que representavam, a essa altura, um número pequeno no total da população, estimada em 15 milhões de pessoas. Como se vê, a libertação tardou demais, e representava o fim do último apoio da monarquia: os fazendeiros cariocas da região do Vale do Paraíba, os quais se divorciavam de seu antigo aliado. Mais uma vez, d. Pedro estava ausente no momento da promulgação da lei e deixava a tarefa e a “autoria” a Isabel, sua herdeira presuntiva. (SCHWARCZ, Lilia Moritz. . As barbas do imperador SP: Companhia das Letras, 2008, p. 437-438.)

Sobre o período histórico retratado no fragmento, julgue as afirmativas: I. Mesmo com a abolição da escravidão, o apoio dos cafeicultores do Vale do Paraíba ao Império foi mantido, uma vez que eram contrários à manutenção dos privilégios do Oeste Paulista e contavam com o apoio do imperador. II. Considerada por alguns como 'redentora' dos escravos, a princesa Isabel foi quem assinou a Lei Áurea, principalmente pelo fato de seu pai não se encontrar no Brasil no momento de sua elaboração. III. A abolição da escravidão retirou a última base de sustentação do Império, já que o Vale do Paraíba mantinha seu apoio à monarquia exatamente pela manutenção da instituição escravista.

Está (ão) correta (s):
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352456 História
Leia o texto para responder a questão:

Se a tevê foi entrando aos poucos, outros produtos determinaram uma transformação imediata na vida diária dos brasileiros: a máquina de lavar, o aspirador de pó, o barbeador elétrico – em suma, todo o exército dos eletrodomésticos. [...] Nas rádios, programas como Ritmos de Tio Sam e Midnight Serenade compunham a trilha sonora de nossa adesão ao american way. [...] Toda essa excitação recebeu um superimpulso com o governo de Juscelino Kubitschek, a partir de 31 de janeiro de 1956, a começar pelo slogan: 50 anos em 5. E JK levou sua proposta tão a sério que estabeleceu o que deve ser certamente um recorde mundial: construiu uma nova capital em apenas três anos. [...] Além da Novacap, o Plano de Metas de JK implantou a indústria automobilística e consolidou a siderúrgica, entre várias outras.
(KUBRUSLY, Maurício. O Brasil de JK – mudanças em ritmo de Brasília. In____ o . RJ: Rio Gráfica, 1982, volume 1, p. 23.)


Da análise do conteúdo do fragmento e do período da história do Brasil por ele retratado, infere-se que:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352457 História

Leia as informações para responder a questão:

Imagem associada para resolução da questão

Após assinar no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o decreto da SUPRA, que seria o passo inicial para a reforma agrária no Brasil, e o decreto da encampação das refinarias particulares de petróleo, o então presidente João Goulart anunciou o tabelamento dos aluguéis, e prometeu lutar pela reforma da Constituição, em um comício na Central do Brasil que ficou conhecido como Comício da Central.

(MANO, Lucyanne. 13 de março de 1964 – João Goulart e o comício das reformas Disponível em: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26143. Acesso em: 17 ago. 2014, às 10h00.)


Em 31 de março de 1964, as tropas do general Olímpio Mourão Filho saíram de Juiz de Fora, em Minas Gerais, em direção à capital do estado da Guanabara, para depor o presidente em exercício, João Goulart, e destruir o “demônio comunista”. Uma reação dramática e precipitada ao discurso de Jango na Central do Brasil em favor das reformas de base.

(PRIMI, Lilian. . In____Revista , ano 17, nº 67. O dia do golpe Caros Amigos Especial “Golpe, 50 anos”, abril de 2014, p. 4.)


Sobre os acontecimentos retratados nas informações, julgue os itens:

I. As propostas de Reforma de Base, entre elas a de reforma agrária, podem ser apontadas como justificativas para o golpe que depôs o presidente João Goulart em 1964.

II. O apoio do presidente João Goulart a movimentos comunistas, notadamente aos movimentos camponeses, foi uma das maiores justificativas para sua deposição pelo Congresso, com o apoio dos militares, em 1964.

III. A nacionalização de todas as refinarias e bancos estrangeiros foi a grande responsável pelo rompimento da elite com o presidente Jango e pela sua consequente deposição em 1964.



Está (ão) correto (s):

Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352458 História

Leia atentamente as informações abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

(Tancredo Neves discursa como presidente eleito do Brasil em 1985 Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/eleicaode-tancredo-neves/ Acesso em: 21 ago. 2014, às 12h00.)


Imagem associada para resolução da questão

(Público do Rock in Rio, 1985 Disponível em: http://rockinrio.com/rio/rock-in-rio/historia/ Acesso em: 21 ago. 2014, às 12h00.)


O mês de janeiro de 1985 trouxe nas páginas dos jornais de circulação nacional notícias sobre as eleições que levariam o candidato Tancredo Neves a ser declarado o novo Presidente do país [...]. [Ao] lado de tais notícias, no entanto, era possível encontrar nos mesmos jornais notícias sobre um evento cultural que aconteceria também naquele mês na cidade do Rio de Janeiro [...]: o Rock in Rio. É interessante observar que os dois eventos tenham acontecido no mesmo período, mesmo que um não tenha ligação direta com o outro, pois ambos representavam uma ruptura, tanto política como cultural, numa sociedade que parecia sair de sua própria letargia, rompendo com as amarras impostas pelo regime de exceção que cerceava não apenas a participação política de seus cidadãos, mas também suas manifestações culturais [...]

(SEVILLANO, Daniel Cantinelli. . Aconteceu em janeiro: Rock e o fim da ditadura no Brasil Disponível em: http://www.congressodorock.com.br/evento/anais/2013/artigos/1/ [email protected]. Acesso em: 21 ago. 2014, às 10h00.)


Tomando por base o conteúdo das informações e o contexto histórico nelas retratado, julgue as afirmativas a seguir:


I. Pode se entender a eleição de Tancredo Neves e a realização do Rock in Rio no mesmo momento como parte do processo de ruptura com as estruturas mantidas pelos governos militares, promovendo, ao mesmo tempo, uma mudança política e cultural no país.

II. Durante a vigência do regime militar, havia um cerceamento de liberdades, fossem políticas ou de manifestações culturais. A realização do Rock in Rio no momento da transição para a democracia ilustra, em certa medida, a luta pelo direito de livre expressão cultural da juventutude.

III Por ter sido organizado por grupos culturais vinculados aos partidos apoiadores de Tancredo Neves, o Rock in Rio acabou por se tornar um dos movimentos mais significativos na luta pelo fim do regime limitar.


Está (ão) correta (s):

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: C