Questões de Vestibular UEPB 2011 para Vestibular, HISTÓRIA - 2º DIA

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356772 História
A Colônia e o Império brasileiros se desenvolveram sobre as patas e o lombo das mulas que escoavam a produção e abasteciam regiões produtoras. Analise as questões abaixo:

I - Nos séculos XVIII e XIX o comércio de animais de carga gerou prosperidade e fortaleceu a economia do Sul e Centro-Sul do país, onde se criavam bestas de carga a serem utilizadas até mesmo nas minas de Prata de Potosí.
II - O ouro e o açúcar não enfraqueceram o comércio de animais. Foi a disseminação das estradas de ferro, a partir de 1860, que fez com que os animais de carga perdessem a importância econômica tida desde o período colonial.
III - Por sua ampla possibilidade de ganhos, o negócio das mulas atraía interesses variados. Militares de alta patente, políticos, delegados, juízes de paz e membros do clero usavam a criação de animais para reinvestirem seus capitais.
IV - Durante o Império, o comércio de tropas de animais atingiu vastas áreas do território brasileiro. O sul de São Paulo e o Paraná se envolveram intensamente na condução, invernagem e comercialização das tropas.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356777 História
Considerando os conflitos sociais que ocorreram na segunda metade do século XVIII na América portuguesa, podemos afirmar:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356778 História
“Quando D. João partiu para o Brasil, a história de Portugal passou a ser escrita em dois cenários. Do Rio de Janeiro, o príncipe regente fazia o governo funcionar. Mas, na vida de quem ficou para trás, a ocupação pelas tropas napoleônicas gerou um período de instabilidade, resistência e violência”. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 5. nº 55. Abril/2010.
Como se sabe, a corte lusa veio para o Brasil após a entrada das tropas napoleônicas (1807) em Portugal. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em 1807, os franceses invadiram Portugal comandados pelo general Jean-Andoche Junot, que tomou o poder se valendo da fuga de D. João para o Brasil e da nomeação de uma regência que governaria na ausência do rei. Em 1808 levantes populares, apoiados pelo clero e pela nobreza, levaram os franceses a reprimirem os grupos revoltosos.
( ) Contrariando Napoleão, o general Junot não extinguiu a Casa de Bragança, não nomeou um Conselho para governar e não aboliu os brasões e as forças armadas de Portugal. Isso levou Napoleão a destituir Junot e chamá-lo de volta à França.
( ) Portugal contava com o apoio britânico para resistir aos franceses. Mas as tropas prometidas e a pressão diplomática sobre Napoleão eram só promessas. Os ingleses apenas municiaram as milícias que combatiam os franceses e se dedicaram a pressionar D. João a abrir os portos brasileiros para que enviassem suas mercadorias.
( ) Tendo a administração lusa como bizarra, os franceses reformaram o código civil português, introduziram o sistema representativo e a liberdade religiosa e investiram em uma coleta sistemática de impostos para enviar recursos ao Estado francês.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356780 História
Sobre as rebeliões regenciais é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356782 História
No século XIX, antes da abolição da escravidão, um escravo poderia ser livre pela alforria. Assim, saía da condição de cativo e adquiria o status de liberto. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Havia formas e momentos diversos para se alforriar um escravo. O batismo cristão, a morte do senhor e leis sobre a condição do cativo são exemplos de como obter a liberdade.
( ) A alforria, ou direito costumeiro, existiu desde a chegada dos primeiros escravos à colônia brasileira no século XVI. Era assim que o Estado mediava as conflitivas relações entre senhores e escravos.
( ) “Quartado” (ou coartado) era o escravo que pagava um valor, acordado com seu senhor, em prazo determinado e por meio de prestações para, então, obter sua alforria.
( ) A fim de obterem manumissões, os escravos lançavam mão de expedientes como a busca da liberdade nos tribunais ou estabelecendo relações próximas com seus senhores.


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356783 História
Sobre o movimento republicano no Brasil, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356784 História
Imagem associada para resolução da questão

Ideias e movimentos republcanos e federalistas pululavam pelo Brasil antes de 1889. Uma realeza incapaz delidarcom mudanças que o Brasil experimentava sucumbiu diante do primeiro golpe civilmilitar do país. Assinale a única alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356790 História
O Tenentismo, movimento de militares do Exército Brasileiro entre 1922 e 1935, tratava da insatisfação de oficiais acerca de questões específicas da caserna, mas propunha reformar a estrutura de poder do país. Assinale a única alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356795 História

Imagem associada para resolução da questão


Sobre a inauguração de Brasília assinale a única alternativa INCORRETA.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356796 História
Sobre a política econômica do primeiro governo do regime militar brasileiro, analise as seguintes proposições:

I - Castelo Branco reduziu o índice da inflação para menos de 10% ao ano e alavancou o PIB e a taxa de investimentos. Adotou uma política desenvolvimentista baseada no Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), elaborado pela Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL.
II - Castelo Branco diminuiu o ritmo das obras públicas, cortou subsídios, dificultou o crédito e aumentou o número de falências e concordatas. Estimulou o crescimento do Produto Nacional Bruto, dando incentivos fiscais, de crédito e cambiais aos setores exportadores e fez aprovar a lei de remessas de lucro.
III - Contrapondo-se ao governo João Goulart, deposto pelo golpe de 1964, Castelo Branco reeditou a estabilidade no emprego e extinguiu o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Assim, conseguiu diminuir a inflação e o custo de vida, já que o desemprego e a capacidade ociosa das indústrias diminuíram.
IV - A construção civil e a indústria de bens de consumo duráveis eram os setores mais dinâmicos da economia. A pecuária e a agricultura de exportação expandiram-se. Já os bens de consumo não-duráveis, destinados à população de baixa renda, tiveram crescimento reduzido ou negativo.

Estão corretas apenas as proposições:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: E
5: D
6: E
7: B
8: D
9: A
10: C