Questões de Vestibular UNC 2012 para Vestibular, Inverno
Foram encontradas 8 questões
Baseado no texto acima e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.
I Os açúcares também são conhecidos como carboidrato.
II Tanto a glicose quanto o etanol possuem o grupo hidroxila em suas moléculas.
III A sacarose é constituída por uma molécula de glicose ligada a uma molécula de frutose através de uma ligação glicosídica.
IV A bactéria citada no texto (E. coli) produz enzimas que aumentam a velocidade da reação de produção do etanol.
Assinale a alternativa correta.
Os 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) devem estar presentes na Rio+20, discutindo temas como a preservação da biodiversidade. A partir da Rio 92 o termo biodiversidade popularizou-se, tendo como significado a “variabilidade de organismos vivos”.
Em ecologia, o termo usado para designar o conjunto do ambiente físico e os organismos vivos que nele vivem é conhecido como:
A respeito dos diferentes grupos vegetais, analise as afirmações a seguir.
I Briófitas são avasculares e precisam da água para completar seu ciclo de vida.
II Pteridófitas apresentam um sistema condutor.
III As gimnospermas apresentam sementes protegidas pelo mesocarpo.
IV As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas, sendo que monocotiledôneas apresentam feixes liberianos e lenhosos reunidos em grupo no estelo.
Todas as afirmações corretas estão em:
Leia o texto a seguir.


De acordo com as regras da nomenclatura científica e a posição na cadeia alimentar, observe o quadro abaixo, marcando a única alternativa correta.
“O Brasil é detentor de grande diversidade de plantas nativas cultivadas para alimentação, como o milho, feijão, amendoim e mandioca. Atualmente, estudos estão sendo realizados para conhecermos as sementes ditas crioulas, aquelas conservadas por povos indígenas ou agricultores locais. Tais sementes, constituem-se em material genético adaptado a regiões específicas e são essenciais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, sem a dependência da compra de cultivares de multinacionais.”MMA. Agrobiodiversidade e diversidade cultural. Brasí-lia: MMA/SBF, 2006. 82p.
Um desses estudos foi desenvolvido com sementes de milho nativo. Dois alelos atuam na determinação da cor da semente: A, dominante, determina a cor rubi; e a, recessivo, a cor amarela. A tabela a seguir apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Assim, apresentam genótipo heterozigoto as linhagens: