O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Vestibular de Química - Surfactantes

Foram encontradas 12 questões

Ano: 2020 Banca: IMT - SP Órgão: IMT - SP Prova: IMT - SP - 2020 - IMT - SP - 1ª Aplicação - 20/11/2020 |
Q1692628 Química
Moléculas de detergente possuem regiões de polaridade distintas em suas estruturas, que conferem a propriedade de “limpar” superfícies engorduradas quando lavadas com água. Considerando a polaridade da água e de moléculas de óleo ou gordura, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Física e Química |
Q1406100 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO


O ácido esteárico tem o nome sistemático de ácido octadecanoico. Assinale a opção que corresponde à estrutura do sabão de sódio que contém o ânion desse ácido.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1401678 Química

Em certas regiões, a água é rica em íons Ca2+ e/ou Mg2+. Esse tipo de água é chamado de água dura. Nela, os sabões não atuam de modo satisfatório, o que pode diminuir ou até mesmo anular completamente a eficiência da limpeza. Para resolver esse problema, os fabricantes de sabões adicionam ao produto o composto tripolifosfato de sódio, Na5 P3 O10, cuja função é se ligar aos íons Ca2+ e Mg2+. No entanto, como os sabões usados nas residências atingem o sistema de esgotos, o tripolifosfato acaba indo para rios e lagos, o que se torna prejudicial ao ambiente.

VILELLA, G. Reação de saponificação. Disponível em: http://quimicasemsegredos.com. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).


Os sabões que contêm esse composto, ao serem lançados nos rios e lagos, causam danos ao ambiente, pois eles

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336787 Química
    Os produtos cosméticos e de higiene pessoal são utilizados há milhares de anos em todas as partes do mundo. O aperfeiçoamento e a inovação das embalagens, como a fabricação de tubos descartáveis, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais menos tóxicos para o tingimento, alisamento ou ondulação dos cabelos, xampus, cremes dentais com flúor e maquiagens, entre outros, contribuíram para o crescimento das grandes indústrias de cosméticos e de produtos para a higiene pessoal conhecidas atualmente.
Com base nessas informações associadas aos conhecimentos sobre as propriedades dos sistemas e das substâncias químicas, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 - Medicina - 1ª Fase |
Q1334871 Química

O sabão é constituído por sais de ácidos graxos superiores, como o estearato de sódio, um sal orgânico representado por C17H35COONa. Como a estrutura química do ânion originário do ácido carboxílico possui uma cadeia carbônica longa e apolar, que permite a interação com óleos e gorduras, ligada a uma extremidade polar, o COO, que interage com a água, as gotículas de lipídios envolvidas por moléculas do sabão, as micelas, podem ser removidas ao enxaguar o material com água. A principal desvantagem do uso do sabão é a reação com cátions bivalentes que forma sais insolúveis, na maioria das vezes, constituídos por cálcio ou magnésio, que não têm eficiência como agente de limpeza.
Com base nessas informações e nos conhecimentos de Química, é correto afirmar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: E