Questões de Vestibular de Conhecimentos Gerais - Política

Foram encontradas 486 questões

Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021213 Conhecimentos Gerais
     
        Ao levarmos em consideração que a ideologia é veiculada nos meios de comunicação - na escola, nas teorias de prática e pedagógica - vamos constatar o quê? Sabemos sempre que a escolha de um sistema de representação, de classificação, valoração e de significação nos remete sempre a uma cultura dominante.

Lélia Gonzalez. Discurso sobre a Constituinte. 1987 (com adaptações).  

Considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte. 


O conjunto de direitos e de deveres estabelecidos durante o processo da Constituinte, apesar de representar um marco do Brasil como estado-nação, ocupa um lugar de relevância menor que o da Independência do Brasil, ocorrida há 200 anos.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1985008 Conhecimentos Gerais
       Certa vez, uma mulher que havia sido piloto recusou-se a se encontrar comigo. Por telefone explicou: “Não posso... Não quero lembrar. Passei três anos na guerra... E, nesses três anos, não me senti mulher. Meu organismo perdeu a vida. Eu não menstruava, não tinha quase nenhum desejo feminino. Eu era bonita...”.
Svetlana Aleksiévtitch. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Cia das Letras, 2016, p.16.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item que se segue.
A Guerra Civil de Ruanda levou ao genocídio de mais de 800 mil pessoas da etnia tustsi.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961821 Conhecimentos Gerais
As intensas disputas geopolíticas entre a minoria dos países do bloco socialista e a ampla maioria dos países capitalistas que caracterizaram o período da Guerra Fria já não estão mais presentes no cenário mundial atual. Entretanto, essa dualidade de regimes políticos ainda é percebida na Península das Coreias, onde a Coreia do Norte, socialista, se opõe politicamente frente à Coreia do Sul, capitalista, gerando um clima de incerteza no que diz respeito à manutenção da paz entre os dois países do Oriente.

Considerando o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961815 Conhecimentos Gerais
A reforma da legislação trabalhista brasileira aprovada pelo Congresso Nacional em 2017

I. encerra um período iniciado nos anos 1930, caracterizado pela intervenção reguladora do Estado de proteção e de expansão dos direitos do trabalhador. II. propõe a negociação direta entre empregadores e trabalhadores dentro dos marcos da lei, pressupondo uma simetria da capacidade de negociação entre capital e trabalho sem o arbitramento do Estado. III. distancia o Brasil dos países com políticas públicas de “Bem-Estar Social” e o aproxima das economias de tendência neoliberal. IV. alterou o tempo de contribuição e a idade mínima para a aposentadoria do trabalhador.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Direito |
Q1910053 Conhecimentos Gerais
PIAUÍ ADERE AO PROTOCOLO DO CONSÓRCIO NORDESTE PARA AQUISIÇÃO DE VACINA CONTRA A COVID-19
O protocolo de adesão está em fase preliminar. A obtenção acontecerá após a aprovação e regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governador Wellington Dias anunciou nesta terça-feira (15) que o Piauí aderiu ao protocolo do Consórcio Nordeste para a futura aquisição de 50 milhões de ampolas da vacina russa contra a Covid-19. O acordo com o Governo da Rússia ainda está sendo feito pelo grupo formado pelos governadores do Nordeste. O protocolo de adesão está em fase preliminar. Fonte: G1. Acesso em. 15 set 2020.
O instituto jurídico do consórcio público tem previsão no artigo 241 da Constituição Federal de 1988 e foi regulamentado pela Lei nº 11.107/2005, e tem sido mais utilizado na esfera municipal, principalmente para a gestão associada de serviços.
Acerca de consórcios públicos, indique a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: D
5: E