Questões de Concurso De 2018

Foram encontradas 153.027 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4349111 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
O Plano de Carreira do Magistério Municipal de Nova Candelária prevê, em seu artigo 16, a formação de uma Comissão de Avaliação da Promoção, constituída de acordo com a descrição da alternativa:
Alternativas
Q4349110 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
De acordo com o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Nova Candelária, acarreta(m) a suspensão da contagem do tempo para fins de promoção o disposto corretamente na alternativa:
Alternativas
Q4349109 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
A carreira do magistério público do município de Nova Candelária tem como princípios básicos, exceto a alternativa:
Alternativas
Q4349108 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Com base no artigo 43 da Lei Orgânica do município de Nova Candelária, extingue-se o mandato do Prefeito e do Vice-Prefeito, devendo ser declarado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, de acordo com as condições descritas a seguir, com exceção da alternativa:
Alternativas
Q4349107 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul

Assinale a alternativa correta.


A Lei Orgânica do município de Nova Candelária, nos artigos 56 e 57 (cinquenta e seis e cinquenta e sete), trata da Educação. O percentual anual mínimo da receita a ser aplicada na educação foi fixado em:

Alternativas
Q4349106 Pedagogia

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre a linguagem humana e sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.



( ) Toda criança, independentemente de condições sócio-econômicas e culturais, desde que esteja exposta a um input linguístico, adquire a linguagem de forma natural e espontânea, percorrendo fases distintas do processo de aquisição da linguagem, que são comuns a todas as crianças.


( ) Na proposta de ensino da Língua Portuguesa, a leitura deve ocupar um papel de grande relevância, visto que as atividades de leitura, desde as primeiras etapas escolares, apontam para o desenvolvimento de competências linguísticas que contribuem de forma decisiva para a formação integral da pessoa, atuando como fonte de informação, aquisição de cultura e conhecimento e, ainda, como fonte de lazer e entretenimento.


( ) A dislexia é um distúrbio específico da linguagem ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, resultante de um processo de má alfabetização, da desatenção costumeira em aula por parte de alguns alunos, da desmotivação, das condições sócio-econômicas da criança ou de sua baixa inteligência.


( ) Ao propor um trabalho com texto, o professor deve priorizar atividades de leitura, análise e interpretação textual, incluindo questões que abordem o gênero do texto, localizações espaciais e temporais, (quando o texto assim o permitir), o vocabulário e implícitos importantes. Pode também orientar o trabalho para produção textual, incluindo construção de frases, parágrafos, paráfrases, resumos, entre outros.


( ) Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é importante que o aluno inicie o estudo da gramática normativa, com abordagens precisas e conceituais acerca da Morfologia e da Sintaxe, com atividades e questões específicas para atender a essa finalidade, dissociadas do trabalho com textos.


( ) Ao trabalhar com uma obra de literatura infantil, cuja personagem seja usuária de uma variante linguística estigmatizada, como a que diz: “Arguém percisa trabaiá de sor a sor”, o professor deve propor atividades escritas na sequência, fazendo com que os alunos reescrevam as falas dessa personagem de acordo com a variante padrão e culta da linguagem. Não cabem, nesse caso, visto tratar-se de uma obra de ficção, as abordagens acerca da variação linguística e dos fatores extralinguísticos que incidem na produção da fala. 

Alternativas
Q4349104 Pedagogia

No planejamento das atividades, para que ocorra a construção do número pela criança, é importante que a professora considere os procedimentos descritos abaixo:



I. Proporcionar às crianças uma variedade de atividades lúdicas de classificação, seriação e inclusão.


II. Trabalhar com situações significativas para a criança, usando situações e representações diversas, propiciando a resolução de problemas.


III. Considerar que ensinar a leitura, a escrita dos números e pequenos cálculos é a maneira correta de desenvolver o raciocínio lógico e o gosto pela matemática.



Está(estão) correto(s) o(s) procedimentos(s):

Alternativas
Q4349103 Pedagogia
Para a efetivação da aprendizagem é indispensável a criação de um ambiente seguro e ordenado, que ofereça a todos os alunos a oportunidade de participar, num clima com multiplicidade de interações que promovam a cooperação e a coesão do grupo. Interações essas presididas pelo afeto, que contemplem a possibilidade de se enganar e realizar as modificações oportunas; onde convivam a exigência de trabalhar e a responsabilidade de trabalhar e de realizar o trabalho autonomamente, a emulação e o companheirismo, a solidariedade e o esforço; determinadas interações que gerem sentimentos de segurança e contribuam para formar no aluno uma percepção positiva e ajustada de si mesmo.
Diante dessa afirmação podemos chegar às seguintes conclusões:

A) Esse autoconceito não influi na maneira de se situar frente à aprendizagem.

B) As características das atividades propostas não são essenciais à aprendizagem.

C) A tarefa do professor consistirá em criar um ambiente motivador, que gere o autoconceito positivo dos alunos, a confiança em sua própria competência para enfrentar os desafios que se apresentam.

D) É assim, porque na aprendizagem intervêm numerosos aspectos do tipo afetivo e relacional, de maneira que o processo seguido e os resultados obtidos adquirem papel definitivo na construção do conceito de si mesmo.


Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4349102 Educação Física

A Educação Física é uma prática pedagógica que trata da Cultura Corporal de movimento. Nesse sentido, nossa preocupação central é com a prática pedagógica que caracteriza a Educação Física na Educação Básica. Pensamos que o objetivo principal é introduzir e integrar os alunos na cultura corporal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formando cidadãos que irão usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar nas manifestações que caracterizam essa área, como o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta e as práticas alternativas.


Nesse sentido, analise os itens abaixo, indicando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Após, marque a alternativa correta.



( ) O conjunto dessas manifestações perpassam os conteúdos trabalhados;


( ) Revelam-se, nos conceitos, procedimentos e atitudes.


( ) Os conteúdos são vivenciados e contextualizados.


( ) Não há necessidade de haver uma diversidade de vivências nas propostas de ensino.

Alternativas
Q4349101 Educação Artística

Pensar o ensino da Arte é pensar na leitura e produção na linguagem da arte, o que, por assim dizer, é um modo único de despertar a consciência e novos modos de sensibilidade. Isso pode nos tornar mais sábios, seja sobre nós mesmos, o mundo ou as coisas do mundo, seja sobre a própria linguagem da arte.


São campos conceituais de arte:



I. Criação /produção.


II. Percepção / análise.


III. Conhecimento e contextualização conceitual, histórico, cultural da produção artístico-estética da humanidade.



Está (estão) correto(s):

Alternativas
Q4349100 Pedagogia

Ensinar História requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços. Requer questionamento sobre a natureza, a origem e o lugar ocupado por esses diferentes saberes que norteiam e asseguram a prática em sala de aula. Para que isso aconteça, é necessário ao professor considerar:



a) Os saberes que intervêm no processo educativo são provenientes de diversas fontes.


b) O objetivo do ensino da História é reconstruir, explicar e compreender o seu objeto que é a história real.


c) Docentes e discentes são sujeitos da ação pedagógica.


d) É sempre um movimento permeado por contradições.



Assinale a alternativa correta

Alternativas
Q4349099 Pedagogia

O trabalho de orientação, localização e representação deve partir do espaço próximo para o distante, porém não de forma concêntrica, mas num cotejamento permanente entre essas duas instâncias. Diante disso, o ensino de Geografia precisa:



I. De um ponto de partida e de chegada que é a realidade.


II. Observar a realidade que não é uma mera identificação de elementos.


III. Entender que a localização e o mapeamento dos aspectos observados não encerram uma análise geográfica, mas que marcam seu início.


IV. Compreender que o mapa não traz mudança qualitativa na capacidade de o aluno pensar o espaço.



Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q4349098 Pedagogia

Em uma situação de produção de escrita espontânea, uma aluna fez uma lista de animais conhecidos, conforme transcrito abaixo:



Caxorino (CACHORRINHO)


uso (URSO)


ra (RÃ)


pasarino (PASSARINHO)



Com relação à escrita das palavras acima, pode-se afirmar que a escrita da aluna corresponde ao nível descrito corretamente na alternativa:

Alternativas
Q4349097 Pedagogia

O processo de popularização da língua escrita originou a preocupação com o “como alfabetizar”. Desde então, a busca pelo melhor método de alfabetização é uma constante. No que diz respeito aos métodos de alfabetização sintético e analítico (Moll, p. 60), pode-se afirmar que:



1) O método de marcha sintética é o mais antigo; usado na Grécia e Roma Antiga tem mais de 2.000 anos. Parte do elemento para o todo, isto é, da letra para a sílaba e da sílaba para a palavra; propõe partir dos elementos mais simples para chegar aos mais complexos.


2) Pelo método sintético, no processo fônico, a fase inicial da aprendizagem concentra-se no reconhecimento das sílabas prontas, assim como há uma maior preocupação em dar ênfase à articulação das consoantes com as vogais.


3) Os métodos sintéticos conduzem a uma decodificação automática, que pode provocar o desinteresse da criança pela leitura e o consequentemente afastamento da realidade social.


4) Os métodos sintéticos têm como pressuposto o conceito de que, para ensinar a ler, é preciso partir de unidades significativas da língua: palavras, sentenças ou textos. Buscam uma alfabetização mais significativa; entretanto centram a atenção em estratégias visuais, cristalizando o processo de alfabetização em etapas e procedimentos que desconsideram o processo de aprendizagem do aluno.


5) Os métodos sintéticos se desdobram em processos de palavração, sentenciação e contos, assim como os analíticos se desdobram em processos como o alfabético, o silábico e o fônico.



Está (estão) correta(s): 

Alternativas
Q4349096 Pedagogia

Considere as afirmações I e II acerca da proposição abaixo:



Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Câmara de Educação Básica (CEB), do CNE, explicita no Parecer 05/97 a importância atribuída às escolas dos sistemas do ensino brasileiro, a partir de suas próprias propostas pedagógicas, na definição de seus calendários e formas de funcionamento e, por consequência, nos seus regimentos escolares, tal como está disposto na LDB, atrs. 23 a 28. Cabe à CEB do CNE exercer a função deliberativa.



I. Os PCNs não propõem um norteamento educacional às escolas brasileiras, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas, que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseados nos princípios democráticos.


II. As propostas pedagógicas e os regimentos escolares das unidades escolares devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais e os demais dispositivos gerais.



Confirma(m) a proposição dada: 

Alternativas
Q4349095 Pedagogia
O problema da avaliação é de todo o sistema de ensino. No entanto, precisamos responder a uma questão fundamental: Como é que ocorre a mediação desse problema numa realidade específica, ou seja, como se concretiza essa determinação geral em cada caso particular, em cada escola, em cada sala de aula? Assinale a alternativa que melhor explica essa situação.
Alternativas
Q4349094 Pedagogia

A aprendizagem escolar é uma atividade planejada, intencional e dirigida, e não algo casual e espontâneo. Aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra. A atividade cognoscitiva do aluno é a base e o fundamento do ensino, e este dá a direção e perspectiva àquela atividade por meio dos conteúdos, problemas, métodos, procedimentos organizados pelo professor em situações didáticas específicas.


Considerando o disposto acima, analise as afirmações a seguir, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.



( ) Todo conhecimento se baseia nos dados da realidade, que são o seu conteúdo, mas a apreensão dos dados da realidade requer ações mentais.


( ) A ideia de progressividade no desenvolvimento escolar não se aplica à organização das aulas.


( ) Na aprendizagem escolar há influência de fatores afetivos e sociais.

Alternativas
Q4349093 Pedagogia
O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) delineia de forma coletiva a competência principal esperada do educador e de sua atuação na escola. Ao delinear essa competência, o P. P. P. consolida a escola como lugar central da educação básica, numa visão descentralizada do sistema. Ao ser discutido, elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia visível e sempre aperfeiçoável da qualidade esperada no processo educativo como construção e, assim, sinaliza o processo educativo como construção coletiva dos professores envolvidos. E ainda, ao se constituir como processo, indica e reforça a função precípua da direção da escola e da equipe diretiva ou coordenadora de cuidar da “política educativa”, do alcance e da globalidade do processo educativo na escola e de liderá-lo, administrando a consecução dos objetivos. Diante dessa colocação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q4349092 Pedagogia
Segundo Zabala, para facilitar a aprendizagem dos alunos, há necessidade de relações interativas. Deduz-se com isso uma série de funções dos professores, a partir do próprio planejamento. Podem ser caracterizadas, entre tantas funções, as ações descritas nos itens a seguir:

a) Planejar a ação docente de uma maneira suficientemente flexível, para permitir a adaptação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino aprendizagem.

b) Contar com as contribuições e conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

c) Ajudar os alunos a encontrar sentido no que estão fazendo, para que conheçam o que têm que fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

d) Oferecer ajudas adequadas no processo de construção do aluno, para os progressos que experimenta e para enfrentar os obstáculos com os quais se depara.

Diante disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4349091 Pedagogia

Vasconcellos fala sobre planejamento e, nesse sentido, diz que: “Há, então, esta questão mais elementar hoje colocada, que é a valorização do planejamento, o estar mobilizado para fazê-lo, entendê-lo realmente como uma necessidade. Trata-se de um problema filosófico-axiológico, de posicionamento valorativo, de ver sentido, acreditar. O planejamento é político, é hora de tomada de decisões, de resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica.


Mas para chegar a isso, é preciso atribuir-lhe valor, acreditar nele, sentir que planejar faz sentido, que é preciso.”


Para a efetivação disso, é preciso considerar as afirmativas abaixo:



I. Acreditar que o planejamento é uma necessidade do professor


II. Entender que são as ações que mudam a realidade.


III. Compreender que o professor, norteado pelo planejamento, age sobre si mesmo e sobre as condições reais de existência.


IV. Pensar que não é preciso direcionar a nossa ação pedagógica,



Está (estão) correta(s):

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: C
6: B
7: C
8: D
9: B
10: A
11: B
12: B
13: B
14: B
15: B
16: D
17: D
18: A
19: A
20: B