Questões de Concurso

Foram encontradas 2.145.852 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3333404 Geografia

Observe o mapa a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


 (Aziz Nacib Ab’Saber. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades

paisagísticas, 2003. Adaptado)



Os números 1, 2 e 3 indicados no mapa representam, respectivamente, os domínios morfoclimáticos denominados de

Alternativas
Q3333402 Geografia
Consiste em um instrumento da dominação burguesa e num aparato do Estado capitalista. Seus fundamentos, enquanto um saber de classe, estão indissoluvelmente ligados ao desenvolvimento do capitalismo monopolista. Assim, são interesses claros os que ela defende: a maximização dos lucros, a ampliação da acumulação de capital, enfim, a manutenção da exploração do trabalho. Nesse sentido, mascara as contradições sociais, legitima a ação do capital sobre o espaço terrestre.

(Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica,1985. Adaptado)

O texto faz menção ao conceito de uma geografia 
Alternativas
Q3333401 Geografia
É um conceito que atribui direta ou indiretamente à atividade humana as alterações na composição da atmosfera global e que é adicional à variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis de tempo. É resultado de ajustes internos dentro do sistema climático ou na interação de seus componentes, ou por causa de mudanças no forçamento externo por razões naturais, ou ainda devido às atividades humanas.
(Letícia Klug;Jose A. Marengo;Gustavo Luedemann. Mudanças climáticas e os desafios brasileiros para a implementação da Nova Agenda Urbana, 2016. Adaptado)

O texto apresenta o conceito de
Alternativas
Q3333400 Meio Ambiente
O planejamento urbano e suas ações são de vital importância no contexto das mudanças climáticas e dos eventos extremos.
(Letícia Klug;Jose A. Marengo, Gustavo Luedemann, Mudanças climáticas e os desafios brasileiros para a implementação da Nova Agenda Urbana, 2016. Adaptado)

Dentre as ações enfatizadas como essenciais para enfrentar os desafios climáticos nas cidades brasileiras, tem-se:
Alternativas
Q3333399 Geografia
Consiste em uma área ecológica típica de zona temperada cálida, subúmida, sujeita a uma certa estiagem de fim de ano. As largas calhas fluviais de seus rios tendem para o padrão meândrico, incluindo sucessivas coroas arenosas.
(Aziz Nacib Ab’Saber, Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003. Adaptado)

As características do meio físico indicadas no texto representam aspectos do domínio morfoclimático
Alternativas
Q3333398 Geografia
Aziz Nacib Ab’Saber propõe uma classificação dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos brasileiros. Esses domínios são grandes conjuntos do espaço geográfico identificados através do resultado das inter-relações entre os elementos da paisagem.
(Aziz Nacib Ab’Saber, Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003. Adaptado)

Essa classificação baseia-se, primeiramente,
Alternativas
Q3333397 Geografia
A referência bibliográfica, em seu conjunto, discute as transformações territoriais e sociais do Brasil no contexto da globalização.
(Milton Santos; Maria Laura Silveira, O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2021. Adaptado)

Os autores se servem de conceitos centrais para compreender as mudanças no território brasileiro. O conceito mencionado no trecho descrito é
Alternativas
Q3333396 Geografia
Foi o estágio inicial da prática das atividades humanas no espaço geográfico. Nesse período, a sociedade ainda estava intimamente ligada aos objetos naturais da paisagem, logo, desempenhava atividades estritamente ligadas ao extrativismo e à agropecuária, por exemplo. Evidenciou a diminuta ação do ser humano no espaço geográfico e, por consequência, a pequena transformação dessa unidade espacial pelas sociedades humanas.
(Milton Santos; Maria Laura Silveira, O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2021. Adaptado)

O texto apresenta elementos da constituição
Alternativas
Q3333395 Geografia
É aquela que obedece cegamente ao desígnio globalitário, enquanto o resto acaba por constituir, desse ponto de vista, outro perfil de nação. A fazer valer tais postulados, esse conceito seria daqueles que aceitam, pregam e conduzem uma modernização que dá preeminência aos ajustes que interessam ao dinheiro.
(Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2021. Adaptado)

O texto apresenta o conceito de nação 
Alternativas
Q3333394 Geografia
Os países subdesenvolvidos conheceram pelo menos três formas de pobreza e, paralelamente, três formas de dívida social, no último meio século.
(Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2021. Adaptado)

Segundo o autor, essas três formas de pobreza são 
Alternativas
Q3333393 Geografia
Trata-se de um conceito que é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-lo, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política. Há uma tendência a separar uma coisa da outra. Daí muitas interpretações da história a partir das técnicas. E, por outro lado, interpretações da história a partir da política.
(Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2021. Adaptado)

O texto remete ao conceito de
Alternativas
Q3333390 Pedagogia
A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio está garantida na observação e realização das dez competências da Educação Básica. Essas competências orientam para uma educação envolvida com o seu tempo e com os desafios do mundo contemporâneo. Dessa forma, a articulação do Ensino Médio com o Ensino Fundamental está ancorada no desenvolvimento de competências e habilidades a partir da aprendizagem contextualizada, integrada e articulada de conteúdos, conceitos e processos.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Adaptado)

Nesse contexto, torna-se importante qualificar o conceito de habilidades, entendido como
Alternativas
Q3333389 Pedagogia
As cinco unidades temáticas para o Ensino Fundamental foram organizadas visando à construção progressiva dos conhecimentos geográficos, segundo um processo pautado na investigação e na resolução de problemas, com ênfase na aprendizagem dos conceitos e princípios geográficos a partir de diferentes linguagens.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

A unidade temática “O sujeito e seu lugar no mundo” tem como foco
Alternativas
Q3333388 Geografia
Um dos caminhos para trabalhar com os temas contemporâneos da Geografia e atender à legislação vigente, que tem como foco a incorporação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas que consiste em um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

Essas ações indicadas no texto referem-se 
Alternativas
Q3333387 Geografia
Consiste em um princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

O texto apresenta do conceito de
Alternativas
Q3333385 Geografia
Consiste em uma definição cada vez mais complexa, global e dinâmica e pode ser entendido como o espaço que se torna próximo do indivíduo, constituindo-se como local do pertencimento, encontros, experiência, dimensão afetiva, identidade e subjetividade. No contexto atual, a sociedade depara-se com um conjunto de acontecimentos que ultrapassam as fronteiras, pois são eventos globais, mas sua repercussão se materializa nas proximidades.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

O texto apresenta o conceito de
Alternativas
Q3333384 Geografia
Nesse movimento de evolução da Geografia, desenvolve-se, na década de 70, um forte movimento em torno do uso de modelos, técnicas estatísticas e quantificação em geral. Era a New Geography, em contraposição à “velha” geografia clássica. Na França, por exemplo, esse movimento de “modernização epistemológica” também nasceria de uma estreita relação da geografia com a economia, da qual resultariam as tão famosas teorias e técnicas voltadas para o planejamento territorial.
(Wanderley Messias da Costa, Geografia política e geopolítica. Discursos sobre o território e o poder, 2010. Adaptado)

Esse contexto gerou condições para o uso de novas teorias da Geografia, dentre elas: 
Alternativas
Q3333383 Geografia
Serão examinadas em diversas escalas, pois elas são os contornos de conjuntos de natureza e tipo mais diversos: construções geopolíticas datadas, multiescalares, multifuncionais – limites políticos, fiscais, muitas vezes linguísticos e militares. Podem também distinguir-se as questões externas – relações internacionais de proximidade entre estados, relações entre etnias – e as questões internas – efeitos internos dos traçados, processos de construção nacional ou regional.
(Wanderley Messias da Costa. Geografia política e geopolítica. Discursos sobre o território e o poder, 2010. Adaptado)

O texto apresenta elementos que permitem problematizar o conceito de
Alternativas
Q3333382 Geografia
Derrotados o nazismo, o fascismo e o império japonês, emergia um mundo dividido sob as esferas de influência das duas superpotências, uma capitalista, no Oeste, e uma socialista, no Leste. Nascia, assim, o mundo bipolar. Os EUA tornavam-se os guardiães do “Ocidente livre”, dos valores do liberalismo e do sistema capitalista internacional. Sua nova posição estratégica, consolidava-se e passava a definir todos os seus objetivos e ações no plano externo.
(Wanderley Messias da Costa, Geografia política e geopolítica. Discursos sobre o território e o poder, 2010. Adaptado)

Esse cenário descrito no texto ocorreu
Alternativas
Q3333381 Geografia
Com Vidal de La Blache, e de forma progressiva a partir dele, o conceito foi humanizado; cada vez mais, buscava-se sua individualidade nos dados humanos, logo, na história. Apesar de muitos autores terem associado os processos históricos de povoamento e organização às condições naturais aí existentes. O conceito foi sendo compreendido como um produto histórico, que expressaria a relação dos homens com a natureza. Este processo de historicização desse conceito expressou o próprio fortalecimento da Geografia Humana, tal como proposta por La Blache.
(Antonio Carlos Robert Moraes, Geografia: pequena história crítica,1985. Adaptado)

O texto apresenta elementos da conceituação de
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: D
6: D
7: E
8: B
9: A
10: D
11: C
12: B
13: A
14: E
15: D
16: A
17: C
18: E
19: D
20: A