O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Para biologia

Foram encontradas 9.126 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1962318 Biologia
Com relação ao núcleo celular e seus componentes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A cromatina é formada por DNA associado a proteínas ácidas, chamadas histonas. ( ) Como nem todos os radicais fosfato do DNA são neutralizados pelas histonas, a cromatina tem um caráter ácido, com grande capacidade de ser corada por corantes básicos. ( ) A membrana externa do envoltório nuclear apresenta ribossomos na sua face citoplasmática.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1962317 Biologia
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoário. Além de febre alta, o paciente pode apresentar sintomas como calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça e, em alguns casos, podem surgir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Com relação ao agente causador da malária e seu ciclo de vida, analise os itens a seguir.

I. O agente etiológico da malária é o protozoário do gênero Plasmodium, sendo que P. falciparum é responsável, em geral, por uma forma grave da doença. II. O Plasmodium, é um protozoário do grupo dos apicomplexos. Nesse grupo, a forma infectante, o gametócito, apresenta um complexo apical, formado por organelas especializadas para a penetração nas células hepáticas do hospedeiro. III. A febre e os calafrios surgem em intervalos regulares, de 48 a 72h, tempo necessário para que os esporozoítos sofram esquizogonia e tornem-se merozoítos, que passam à corrente sanguínea, após o rompimento dos hepatócitos.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1962316 Biologia
O hormônio de crescimento humano (hGH) tem entre suas tarefas 
Alternativas
Q1962315 Biologia
Um estudo da anatomia e morfologia de plântulas de Bertholletia excelsa (castanheira-do-Brasil) foi realizado para subsidiar sua propagação in vitro e compreender melhor o processo de estabelecimento desta espécie em condições naturais da floresta. Nesse estudo, constatou-se que a organização dos tecidos foliares obedece ao padrão descrito para a maioria das angiospermas dicotiledôneas.

Com relação aos tecidos foliares, analise os itens a seguir.

I. A epiderme é revestida por cutícula e apresenta estômatos, em geral na face abaxial. As células-guarda dos estômatos podem se distinguir das demais células epidérmicas em forma e tamanho, assim como pela presença de cloroplastos. II. O sistema vascular da folha é contínuo com o sistema vascular do caule. Traqueídes e elementos de vasos são células típicas do xilema e do floema, respectivamente. III. O mesófilo é composto, via de regra, por clorênquima, que pode ser do tipo paliçádico ou esponjoso. Suas células podem exercer funções metabólicas, como a síntese de produtos orgânicos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1962314 Biologia
Com relação ao sistema esquelético humano, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Em certos ossos, um tecido conjuntivo denominado medula óssea vermelha produz células sanguíneas pelo processo de hematopoiese. A medula óssea vermelha é encontrada em ossos como o esterno e as costelas. ( ) Em ossos longos típicos, a diáfise corresponde às extremidades do osso. ( ) O hormônio paratireoide (PTH) auxilia no controle de íons Ca2+ no sangue, garantindo os níveis normais do cátion no tecido sanguíneo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: C