O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Concurso Para arquitetura e urbanismo

Foram encontradas 9.029 questões

Q1746612 Arquitetura
Considere uma edificação implantada em um terreno com medidas de 36x45m, cuja legislação municipal estabelece uma taxa de ocupação máxima de 50% e um coeficiente de aproveitamento máximo de 3,5. Assinale qual a quantidade de pavimentos essa edificação poderá ter de forma a atender o máximo permitido pela legislação:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1746611 Arquitetura
Em uma carta topográfica de um lote com dimensões de 20,0x50,0 metros, foi observado que a cota maior apresentada de 76,5 e a cota menor 67,9 podemos afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1746610 Arquitetura
A Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A outorga onerosa permite o exercício do direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico, em áreas fixadas pelo Plano Diretor do Município, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário. ( ) O objetivo do IPTU progressivo no tempo é estimular proprietários a manter seus imóveis fechados ou subutilizados. ( ) A concessão de uso especial para fins de moradia poderá autorizar o proprietário de imóvel urbano a exercer em outro local o direito de construir previsto no plano diretor ou em legislação urbanística dele decorrente. ( ) O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares, exercido, por exemplo, para fins de execução de programas e projetos habitacionais de interesse social.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1746609 Arquitetura
O escalímetro é um instrumento de desenho que traz cravada em seus dorsos as escalas de redução de maior uso, podendo ser as seguintes:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1746607 Arquitetura

Sobre o Parcelamento do Solo Urbano, analise as afirmativas a seguir.


I. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nessa Lei às peculiaridades regionais e locais.

II. Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes

III. Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

IV. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.

V. A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.


Marque a alternativa CORRETA sobre o parcelamento do solo urbano:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: B