O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 6.655 questões

Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018846 Não definido
Nos últimos anos, o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) vem sendo implantado e amplamente utilizado nas diversas obras da construção civil. Essa tecnologia veio revolucionar a forma de elaboração de projetos. Considere as afirmativas: I) Um projeto desenvolvido na plataforma BIM, trata-se apenas de um modelo 3D detalhado, sem atributos de objetos, tendo como objetivo somente a visualização gráfica do projeto. II) O modelo 3D gerado pelo software BIM é projetado diretamente em vez de ser gerado a partir de múltiplas vistas 2D. Ele pode ser usado para visualizar o projeto em qualquer etapa do processo com a expectativa que terá dimensões consistentes em todas as vistas. III) Não há ferramentas de projeto BIM que permitam aos projetistas extrair uma lista precisa de quantitativos de materiais e produtos, que pode ser utilizada para estimar o custo. IV) Tendo em vista que, na utilização do BIM, o modelo virtual 3D da construção é a fonte para todos os desenhos 2D e 3D, os erros de projetos causados por desenhos 2D inconsistentes são eliminados. V) Uma vez que o BIM fornece um modelo preciso de projeto e dos recursos materiais requeridos para cada segmento do trabalho, ele proporciona a base para uma melhoria no planejamento da obra e no cronograma e ajuda a garantir a chegada de pessoal, equipamentos e materiais, no momento exato da sua necessidade.
Estão corretas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Engenheiro Civil |
Q1018720 Não definido
Dificilmente os softwares voltados às tecnologias BIM (Building Information Modeling) conseguem suportar exclusivamente todas as tarefas associadas a um projeto e à produção de uma construção. Uma das maneiras de resolver isso é o intercâmbio consistente de informações entre os softwares. Para Eastman et al. (2014, p. 65) a interoperabilidade representa a necessidade de passar dados entre softwares, permitindo que múltiplos tipos de especialistas e softwares contribuam para o trabalho em questão.
A respeito da interoperabilidade analise as afirmações: I. A interoperabilidade elimina a necessidade de replicar a entrada de dados que já foram gerados e facilita fluxos de trabalho. II. Os intercâmbios de dados entre dois softwares são realizados de duas maneiras: (1) Ligações diretas e proprietárias entre ferramentas BIM específicas e (2) Formatos de intercâmbio baseados em XML. III. Ligações diretas proporcionam uma conexão integrada entre dois softwares, geralmente chamadas a partir de uma ou ambas as interfaces de usuários. IV. Os formatos de intercâmbio baseados em XML envolvem o uso de um padrão aberto para o modelo de construção, dos quais o IFC (Industry Foundation Classes) ou o CIS/ 2 para aço são as principais opções. V. Formatos para visualização de modelos, como PDF 3D e DWF, proporcionam capacidades que resolvam alguns tipos de problemas de interoperabilidade.
Assinale a opção CORRETA:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Engenheiro Civil |
Q1018719 Não definido
Para Eastman et al. (2014, p. 13) A modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modeling – BIM) é definido como uma tecnologia de modelagem e um conjunto associado de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção.
Acerca de modelos de construção analise as afirmações: I. São arquivos que consistem, principalmente, em vetores, tipos de linhas associados e identificados por camadas (layers). II. Possuem dados coordenados de forma que todas as visualizações de um modelo sejam representadas de maneira coordenada. III. São caracterizados por componentes de construção que “sabem” o que eles são, e que podem ser associados com atributos (gráficos e de dados) computáveis e regras paramétricas; IV. Apresentam componentes que incluem dados que descrevem como eles se comportam, permitindo análises e processos de trabalho. V. Possuem dados consistentes e não redundantes que permitem que as modificações de componentes sejam representadas em todas as visualizações.
Assinale a opção CORRETA:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1015687 Não definido

São sanções disciplinares previstas na Lei n° 12.378, de 31/12/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo:


I advertência;

II suspensão entre 30 (trinta) dias e 1 (um) ano do exercício da atividade de arquitetura e urbanismo em todo o território nacional;

III cancelamento do registro;

IV multa no valor entre 1 (uma) a 10 (dez) salários-mínimos.


Está CORRETO o que se afirma em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1015686 Não definido

A Resolução n° 52, de 06/07/2013, é o instrumento legal que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: D