Questões de Concurso
Para geologia
Foram encontradas 4.485 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Em áreas de relevo acidentado, a orientação das camadas sedimentares em relação à declividade do terreno é irrelevante para a análise de risco geotécnico, uma vez que a resistência do solo depende exclusivamente da composição mineralógica.
II. A presença de camadas rochosas inclinadas no sentido da encosta, com fraturas e falhas geológicas, aumenta significativamente o risco de deslizamento, especialmente em terrenos com alta declividade.
III. A análise topográfica, associada à identificação de zonas de cisalhamento e zonas de falhas geológicas, é essencial para a definição de áreas críticas de instabilidade em encostas.
IV. O mapeamento geológico-estrutural, em conjunto com a modelagem digital do terreno (MDT), permite prever com precisão a ocorrência de rupturas de taludes em áreas montanhosas, eliminando completamente a necessidade de monitoramento in loco.
Pode-se afirmar que:
Analise o mapa abaixo:
Pode-se afirmar as bacias do Parnaíba, Alto Uruguai e Alto Paraguai são representadas respectivamente pelos números:
Fonte: Carlos Leite Maciel Filho e AndréaValli Numer (2015)
Analise o gráfico sobre ciclos de descarga e carga das rochas, e assinale a alternativa incorreta.
Pode-se afirmar que a pedra o qual trecho faz alusão possui a seguinte fórmula química.
A separação entre a crosta e o manto superior é associada com significativa mudança química de uma composição crustal rica em silício e alumínio para uma composição mais pobre em sílica e mais rica em magnésio e ferro de manto. O gráfico abaixo mostra as mudanças na mineralogia em função da profundidade do manto.
Fonte: Klein Cornelis e Dutrow Barbara, 2012.
Relacionando a composição do manto com o gráfico acima, é correto afirmar que: