Uma mulher de 52 anos de idade, diagnosticada com diabetes
tipo 2 há dois anos e está com sobrepeso (IMC= 26,2
Kg/m²). Em fevereiro, ela foi a uma consulta na Unidade de
Atenção Primária de seu bairro levar seus últimos exames
para acompanhamento. Visto que em consulta anterior, 4
meses antes, foram observadas alterações em seus níveis de
glicose e triglicerídeos, a paciente foi, então, encaminhada a
um nutricionista e aconselhada a frequentar o Programa
Academia da Saúde.
Em junho, ela voltou à Unidade e, durante a consulta, disse
que praticava atividades físicas conforme recomendação do
Guia de Atividade Física Para a População Brasileira (2021)
e seguia a dieta prescrita por nutricionista, desde a consulta
anterior.
Durante a consulta, a paciente relatou que, dois dias antes,
sentiu dor de cabeça, cansaço, suor excessivo e mau humor.
Seus exames, realizados no dia anterior à consulta,
continham os seguintes resultados: glicemia em jejum = 96
mg/dL*; hemoglobina glicada = 6,3%* e triglicérides
162mg/dL*.