Foram encontradas 28.395 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Estudos comprovam que o excesso de peso tem aumentado com o decorrer dos anos em crianças e adolescentes, e que este agravante alimentar tem se estendido em diferentes classes sociais, que abrangem as mais diversas regiões do mundo. Sobre a obesidade analise as afirmativas se assinale a alternativa correta:
I - Pesquisas relatam que o estilo de vida das crianças pode influenciar ou até mesmo determinar no desenvolvimento de seu corpo e dependendo do modo em que vivem, podem estimular a falta de nutrientes e vitaminas necessárias para o corpo, ficando mais vulneráveis a contrair doenças, excesso de gordura e até mesmo uma obesidade crônica.
II - Os avanços tecnológicos ou a falta de atividades físicas fazem com o que as crianças não se esforcem muito, causando sedentarismo, o qual pode ser um fator determinante para o desenvolvimento da obesidade infantil.
III - A obesidade interfere na qualidade de vida, tendo consequências na aceitação social das pessoas quando fora do padrão da sociedade.
IV - O sobrepeso e obesidade são condições consideradas sérias e relevantes, apontadas como um dos maiores problemas de saúde no mundo, responsável pelo aumento na morbidade e mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis, segundo a OMS (2002).
No final da década de 70, com o aumento de titulações de doutores e mestres, a educação física passou a ter contato com teorias contrárias ao modelo esportivista com foco na aptidão física até então vigente. São elaborados, então, os primeiros pressupostos teóricos que tentavam romper com o modelo hegemônico vigente. Assim, surgem as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Tais Abordagens, modelos ou teorias podem ser definidas como movimentos que buscam a renovação da teoria e da prática, com foco na reestruturação do campo de conhecimento específico da Educação Física. Estas abordagens para a Educação Física têm primeiramente duas funções: legitimar a Educação Física no ambiente escolar e apresentar uma proposta metodológica, orientando o professor a planejar suas aulas demonstrando o que está embasando o fazer. Assim, analise as afirmativas sobre as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar e assinale a alternativa correta:
I - O envolvimento da Educação Física baseado na Abordagem da Psicomotricidade é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir uma formação integral da criança.
II - A Abordagem Crítico-Emancipatória tenta romper com o modelo esportivista e aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, são elaboradas teorias com base num referencial crítico. Baseado em uma concepção crítica, o ensino escolar necessita buscar possibilidades de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica, contribuindo para uma reflexão crítica e emancipatória das crianças e jovens.
III - A Abordagem Construtivista-Interacionista tem como principal autor o professor Go Tani e colaboradores, este introduziu esta Abordagem através do livro “Educação de corpo inteiro”, tendo como principais características o jogo simbólico e de regras, e as brincadeiras populares que procuram utilizar-se de inúmeros materiais alternativos (bola de meia, bastões, garrafas plásticas, lata, corda, entre outros), permitindo assim um maior número e diferenciadas vivências a relação aluno/objeto.
IV - O modelo Desenvolvimentista é representado pelo professor João Batista Freire, as obras de 1988 no livro “Educação Física Escolar”. Suas principais características são associativas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, propondo uma taxionomia para o desenvolvimento motor, ou seja, uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.
O esporte e a atividade física chegaram ao século XIX acompanhando as transformações políticas e sociais que começaram nos séculos anteriores, demonstrando, desde então, uma tendência a servir como uma tela de projeção da dinâmica social. O exercício físico é uma forma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos nocivos que a rotina estressante do trabalho e do estudo traz. Assim, sobre atividade física, exercício físico e qualidade de vida analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - O exercício é uma atividade usualmente agradável e que traz inúmeros benefícios ao praticante como melhora da autoestima.
II - A prática sistemática do exercício físico está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos ou de ansiedade.
III - Estudos apontam que homens tem mais benefícios da prática de exercícios físicos do que mulheres, a prática de atividade física acarreta melhoras em maior proporção nos homens do que mulheres relacionado a qualidade de vida em todos os aspectos.
IV - O exercício físico é uma intervenção de baixo custo, que pode promover saúde em vários aspectos quando conscientemente realizado.
I - O aumento do nível de atividade física poderá contribuir para prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis.
II - Os exercícios aeróbicos quando realizados adequadamente podem contribuir para prevenção das doenças crônicas nãotransmissíveis.
III - Uma alimentação saudável pode contribuir para prevenção das doenças crônicas nãotransmissíveis.
IV - As atividades sedentárias, atividades com pouco gasto calórico podem contribuir para prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, pois permitem que o indivíduo possa repousar e descansar.
O lazer é o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertirse e entreter-se ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. Para Dumazedier (1979) existe um grupo de características que são fundamentais para caracterização do lazer, assim analise as afirmativas sobre a caracterização do lazer propostas pelo autor e assinale a alternativa correta:
I - O lazer deve apresentar um Caráter libertário, o lazer é compreendido como a liberação das obrigações profissionais, familiares, socioespirituais e sociopolíticas, resultando de uma livre escolha do sujeito.
II - O lazer deve apresentar um Caráter desinteressado, o lazer não precisa estar vinculado a algum fim especifico, seja de ordem profissional, utilitário, lucrativo, material, social e político.
III - O lazer deve apresentar um Caráter hedonístico, a vivência do lazer é marcada pela busca do prazer e por isso o hedonismo representa o seu motivo principal.
IV - O lazer deve apresentar um Caráter pessoal, as funções de descanso, divertimento e desenvolvimento pessoal e social do lazer respondem às necessidades do indivíduo perante a gama de rígidas obrigações impostas pela sociedade.
O yoga é uma tradição indiana que utiliza um conjunto de práticas psicofísicas e seu uso é aconselhado para os sistemas nacionais de saúde em todos os países membros da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o yoga foi inserido recentemente no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Portaria 719, de 7 de abril de 2011, que criou o Programa da Academia de Saúde. Dessa forma, analise as afirmativas sobre os benefícios da yoga e assinale a alternativa correta:
I - O yoga pode proporcionar contribuições físicas: como o encorajamento de dietas mais saudáveis e a consciência corporal, especialmente para o envelhecimento e as doenças crônicas.
II - O yoga pode proporcionar contribuições filosóficas: desenvolvimento da capacidade contemplativa e expansão da percepção da totalidade.
III - O yoga pode proporcionar contribuições sociais: associadas à construção de uma nova sociabilidade.
IV - O yoga pode proporcionar desenvolvimento de cultura de paz, prática da não violência, e estilos de vida e valores que promovem uma maior tolerância entre grupos étnicos, gêneros e classes sociais.
O crescente processo de urbanização, o excesso de veículos motorizados nas vias públicas, o crescimento da violência, têm determinado intensas restrições à atividade física na infância. Uma criança hoje gasta em média 600Kcal diárias a menos do que há 50 anos atrás. As atividades passaram a ser dentro de quatro paredes; uma criança assiste hoje, em média, a 27 horas de TV por semana - isso corresponde a sua principal atividade só sendo ultrapassada pelas horas de sono. Essas mudanças, de imediato, já se refletem na elevação dos índices de obesidade na infância em todo o mundo. Assim, aumentar o nível de atividade física das crianças é proporcionar melhora da saúde da criança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz algumas recomendações a respeito da prática de atividades físicas e indica alguns desfechos positivos para a saúde. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta sobre os benefícios da atividade física em crianças segundo a OMS:
I - Em crianças e adolescentes, a atividade física proporciona benefícios como melhora da aptidão física, aptidão cardiorrespiratória e muscular.
II - Em crianças e adolescentes, a atividade física proporciona benefícios na saúde cardiometabólica e pressão arterial.
III - Em crianças e adolescentes, a atividade física proporciona benefícios na cognição, desempenho acadêmico, função executiva, saúde mental e redução dos sintomas de depressão.
IV - Em crianças e adolescentes, a atividade física proporciona benefícios na redução da adiposidade, dislipidemias, glicose e resistência à insulina.
(https://www.questoesestrategicas.com.br/resumos/ver/esportes-coletivos#)
Marque a alternativa que apresenta o foco principal dos “Jogos Coletivos”.
(MURCIA, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.130/1.)
Nesse contexto, marque a alternativa com exemplo de “aspecto estratégico”.
I – A importância da Educação Física na formação dos brasileiros se consolida somente em 1882, com o parecer de Rui Barbosa sobre a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, no qual relatava o valor do desenvolvimento físico aliado ao mental nos países mais desenvolvidos e sugeria a obrigatoriedade da prática em todas as escolas e para ambos os gêneros, incluindo a Educação Física como matéria de estudo.
II – A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar.
III – Em 1920, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
IV – A Educação Física obrigatória em todos os níveis escolares foi uma das formas de o governo promover hábitos higiênicos e de saúde entre a população.
(J ACOBS, A.G. Regras de Basquetebol com táticas e técnicas. Editora Tecnoprint Ltda p.48 – Rio de Janeiro).
De acordo com o enunciado, marque a alternativa que não apresenta exemplo de falta técnica.