O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 16.103 questões

Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018851 Engenharia Civil
Com relação a projetos e execução de obras de construção civil, considere:
I) As fundações denominadas indiretas ou profundas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida ao solo de suporte diretamente pela fundação, onde em seu dimensionamento o centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor de carga. II) As estacas são utilizadas essencialmente para transmissão de cargas a camadas profundas do terreno. É preferido o uso de estacas, quando a taxa admissível do terreno for inferior ao carregamento pela estrutura e quando a fundação direta ficar sujeita a recalque incompatível com a estrutura a ser construída. Quanto aos esforços a que estão sujeitas podemos classificá-las em estacas de compressão, de tração e de flexão. Normalmente, as estacas são cravadas verticalmente e trabalham à compressão, entretanto as estacas pranchas trabalham à flexão. III) Para grandes estruturas, requer-se um planejamento para o lançamento do concreto, levando-se em consideração o projeto de escoramento e as deformações que nele são provocadas pelo peso próprio do concreto fresco e pelas eventuais cargas de serviço. Para limitar ou prevenir tensões desenvolvidas pelas variações sofridas, as estruturas de concreto devem ser providas de juntas originárias de projeto que têm por fim permitir os deslocamentos da estruturas como retrações, expansões e contrações devidas às variações de umidade e temperatura, bem como escorregamentos e empenamentos devidos às mesmas causas, e também de flexões causadas pelo carregamento ou condição do solo da fundação. Também há a necessidade de juntas de construção feitas de acordo com as interrupções da execução. IV) O adensamento do concreto lançado tem por objeto deslocar com esforço os elementos que o compõem e orientá-los para se obter maior capacidade, obrigando as partículas a ocupar os vazios e desalojar o ar do material. O processo de adensamento por meio da vibração permite ao concreto, além da desaeração, uma maior fluidez, sem aumentar a quantidade de água, e determinar a ascensão à superfície do excesso da água de amassamento e da pasta de cimento. Com isso, são melhoradas sensivelmente todas as características do concreto: compacidade, resistência à compressão, impermeabilidade, aderência, retração e durabilidade. V) As superfícies do concreto, expostas a condições que acarretem a secagem (perda da água de amassamento) prematura, deverão ser protegidas por meios adequados, de modo a conservarem-se úmidas, durante pelo menos sete dias contados a partir do dia do lançamento.
Estão corretas apenas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018850 Engenharia Civil
A Norma de Desempenho das Edificações – ABNT NBR 15.575/2013 tem como objetivo atender as exigências dos usuários em relação aos sistemas que compõem edificações habitacionais, independente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo utilizado. Com relação à ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho das Edificações, é correto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018849 Engenharia Civil
Com relação à Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, sobre Medidas e Proteção Contra Queda em Altura e utilização de Andaimes, considere:
I) A proteção contra queda, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda corpo e rodapé, deve ter altura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário; ter rodapé na altura de 0,20m (vinte centímetros); e ter vão entre travessas, preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da sua abertura. II) O dimensionamento de andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Os projetos de andaime do tipo fachadeiro, suspensos e em balanço devem ser acompanhados da sua respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Somente empresas habilitadas no CREA, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais. III) O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. IV) Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteção com tela de arame galvanizado ou material de resistência e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho até pelo menos 2,00 m (dois metros) acima da última plataforma de trabalho. V) Em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje, que esteja, no mínimo, um pé direito do nível do terreno. Essa plataforma deve ter, no mínimo, 2,50 m de projeção horizontal da face externa da construção e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45 graus (quarenta e cinco graus), a partir da sua extremidade.
Estão corretas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018848 Engenharia Civil
De acordo com a Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, é INCORRETO afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018847 Engenharia Civil
Com relação à execução de obras de construção civil em concreto armado, assinale a alternativa INCORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: E
5: B