Foram encontradas 30 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2523569 Engenharia Eletrônica
Um software de desenvolvimento para a configuração de um FPGA requer um arquivo de restrições. Uma das principais funções desse arquivo, necessária para compatibilizar a configuração ao projeto do layout da placa de circuito, é 
Alternativas
Q2523565 Eletrônica

O circuito a seguir é composto por um buffer tri-state, um inversor com saída em coletor aberto e um resistor.  



Imagem associada para resolução da questão



A combinação de sinais que gera conflito em S é

Alternativas
Q2523563 Eletrônica
Imagem associada para resolução da questão


A lógica da saída Y do multiplexador do circuito acima é 
Alternativas
Q2523562 Engenharia Eletrônica
Como requisito de um projeto com um microcontrolador alimentado com 5V, deve ser utilizada uma única porta de 8 bits para ler uma matriz de 8 teclas e acionar uma matriz com 8 LEDs, de forma que cada vez que uma tecla for acionada o respectivo LED deve mudar de estado (ON/OFF). 

Com relação a esse requisito, supondo que as portas suportem a corrente dos LEDs e subentendendo a utilização de resistores, caso necessário, analise as afirmativas a seguir. 

I. Não é possível, pois o acionamento das teclas vai interferir com os LEDs. 
II. As portas devem atuar como saída para acionar os LEDs e como entrada para ler o estado das chaves. 
III. Não é possível utilizar uma única porta como entrada e saída na mesma aplicação. 

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2523560 Eletrônica

Dois flip-flops D devem implementar a sequência de estados QBQA do diagrama da figura a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



A lógica de menor soma de produtos a ser usada para acionar  DB é 

Alternativas
Q2523558 Eletrônica
Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica o produto de somas que minimiza o mapa acima. 
Alternativas
Q2523556 Eletrônica
Imagem associada para resolução da questão


As lógicas das saídas A<B e A=B do comparador unsigned do circuito acima são, respectivamente, 
Alternativas
Q2523555 Redes de Computadores
Com relação à interface GPIB, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma interface paralela, utilizada em equipamentos de teste e que possibilita a interconexão de apenas dois equipamentos, um controlador (master) e um subordinado (slave).
II. Foi uma interface bastante utilizada, porém, mais recentemente, acabou sendo substituída por outras interfaces com melhor desempenho como a USB.
III. Também conhecida como IEEE-488, essa interface permite a conexão de vários equipamentos a um mesmo barramento.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2523554 Engenharia Eletrônica
Com o auxílio de conversores A/D e D/A, um filtro digital é programado com o auxílio da sub-rotina de interrupção a seguir, que é invocada após cada aquisição de dado analógico.

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta a equação implementada pelo filtro digital.  
Alternativas
Q2523553 Engenharia Eletrônica
Em um sistema de controle, é importante saber a faixa possível de valores de uma variável para evitar-se o indesejado overflow no armazenamento do resultado final de uma operação. Seja o código C de um compilador que trabalha com inteiros de 16 bits. 

Imagem associada para resolução da questão

Após a execução desse trecho de código, o valor de b é 
Alternativas
Q2523552 Algoritmos e Estrutura de Dados
Um sistema gera um vetor fixo de dados para efetuar o controle de um processo usando o código C abaixo, em um compilador que trabalha com inteiros de 32 bits. 

Imagem associada para resolução da questão


Após a execução desse trecho de código, o valor de final é 
Alternativas
Q2523551 Engenharia de Telecomunicações
Um módulo WiFi, operando como servidor, comunica-se pela rede com um PC e um telefone celular, usando uma rede SSID local, conforme a figura a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão


O módulo WiFi, o PC e o telefone celular operam, respectivamente, como 
Alternativas
Q2523550 Engenharia Elétrica
A figura a seguir ilustra uma bola metálica de 300 g levitando sob o controle de um sistema composto por um ímã alimentado por corrente elétrica e um sensor de intensidade de luz. 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: “Eletrônica Digital: Curso Prático e Exercícios.” Edição dos Autores.


Sejam as afirmativas a seguir:

I. O sistema deve aumentar a corrente elétrica quando a saída do sensor fornecer uma tensão maior.
II. O equilíbrio da bola sem o uso do sensor nunca poderá ser estável.
III. O ímã funciona como atuador no sistema de controle.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2523549 Engenharia Elétrica
Uma Ponte H recebe como entrada dois sinais digitais PWM, denominados, A e B, que alimentam os terminais de um motor DC, sendo que um deles sempre está em nível lógico 0. Em uma determinada configuração, o sinal A está 40% do tempo em nível lógico 1 e o motor gira no sentido horário. 

Em outra configuração, o sinal B está 40% do tempo em nível lógico 0 e, portanto, girando 
Alternativas
Q2523548 Engenharia Eletrônica
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: “Módulos e Sensores: Guia de Interface com o Arduino.” Editora Interciência.


O módulo codificador de rotação da figura de cima possui dois sinais de interface (CLK e DR). O princípio de funcionamento segue a ideia da figura de baixo, onde dois cursores se movem solidários por trilhos alimentados com trechos em 0 e trechos em 1. A variável CONT vale 54 em determinado instante. Se DR = 0, deve-se incrementar CONT na borda de subida de CLK e, se DR = 1, deve-se decrementar.  

Uma interrupção por variação de CLK é invocada 6 vezes ao se girar o bastão do codificador no sentido da esquerda para a direita e mais 2 vezes ao se girar o bastão do codificador no sentido da direita para a esquerda. 

Com o procedimento descrito, o novo valor de CONT é  
Alternativas
Q2523547 Programação
Seja o dicionário e o código em Python listados a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão


Ao final da execução, valor é 
Alternativas
Q2523546 Programação

Seja o código em Python a seguir. 



Imagem associada para resolução da questão



Ao final da execução, o valor da variável d é 

Alternativas
Q2523545 Programação
O código a seguir refere-se à rotina de interrupção invocada em um microcontrolador toda vez que é finalizada uma conversão analógica-digital de 16 bits. As duas últimas linhas programam nos registradores OCR1B e ADMUX o instante do início da conversão. 

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica o número de canais analógicos utilizados no rodízio de aquisições. 
Alternativas
Q2523544 Programação
O código a seguir é parte de um protocolo para a leitura dos dados do acelerômetro MPU6050. 

Imagem associada para resolução da questão


Após uma análise preliminar do código acima, é correto concluir que a leitura das informações foi realizada, sequencialmente, em
Alternativas
Q2523543 Engenharia Eletrônica
O principal objetivo durante o projeto de amplificadores de RF é alcançar o máximo ganho de potência dentro de uma margem calculável de estabilidade.

Sobre a estabilidade de amplificadores de RF, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(   ) Um amplificador estável é aquele que é livre de oscilações indesejáveis, isto é, não produzirá sinais por si só, exceto no caso de ruídos.
(   ) O fator de estabilidade de Linvill é um importante indicador de estabilidade do amplificador, tomado com ambas portas de entrada e saída do amplificador em circuito aberto.
(   ) Amplificadores de RF são menos sujeitos a oscilações indesejáveis do que amplificadores de áudio, devido a frequências de operação maiores.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: E
6: D
7: C
8: C
9: B
10: E
11: B
12: E
13: E
14: C
15: A
16: D
17: B
18: C
19: C
20: A