Questões de Concurso
Para profissional de comunicação social júnior
Foram encontradas 130 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) É composta pela missão, valores e princípios organizacionais.
( ) Influencia grupos externos na percepção da organização.
( ) É a projeção pública da organização.
( ) Corresponde à personalidade da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. Os infratores das normas estarão sujeitos à proibição de veiculação de seus anúncios.
2. O Código veta o uso de gírias e expressões estrangeiras. 3. O Código veta o uso de qualquer espécie de superstição. 4. O uso de modelos como objetos sexuais na publicidade de bebidas alcoólicas é alvo de restrição no Código. Com relação aos preceitos básicos que definem a ética publicitária, assinale a alternativa correta.
1. Ambos contribuem para criar valor e gerar lucro para a organização.
2. O marketing faz uso de estratégias de comunicação para criar necessidades de mercado.
3. A publicidade faz uso de uma comunicação dirigida em nível interno e externo, objetivando informar, persuadir e lembrar.
4. A publicidade está inserida no composto de marketing.
Assinale a alternativa correta.
1. Faltam conceitos, parâmetros e referências para a comunicação nesse contexto.
2. O conceito se confunde com outros tipos de comunicação, como a governamental e a política.
3. Tem como premissa o interesse público e a cidadania.
4. Envolve democratização, atribuindo mais poder aos governos no processo de gestão pública.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o Plano de Mídia, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O plano de mídia está dividido em quatro partes: briefing de mídia, objetivo de mídia, estratégia de mídia e táticas de mídia.
( ) O GRP (Gross Rating Points) é uma unidade padrão de medida resultante da soma da audiência bruta pela audiência objetivada (público-alvo).
( ) O briefing de mídia contém informações sobre o produto e o mercado.
( ) A estrutura de um plano de mídia deve conter: formulação e análise de programação, análise de custos e visibilidade, forma de utilização dos veículos, distribuição de verba e avaliação de desempenho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. As comunidades virtuais são construídas através da interação mediada por computador.
2. Podem ser cooperativas, competitivas ou geradoras de conflito.
3. Podem ser de dois tipos: comunitárias e não comunitárias.
Assinale a alternativa correta.
A seleção dos veículos de comunicação que melhor se enquadram para a divulgação de uma propaganda deve levar em consideração as características de cada mídia, além do público que se quer atingir. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Jornal
2 - Rádio
3 - Televisão
4 - Outdoor
5 - Internet
( ) Além de ser um meio de grande impacto e prestígio para o anunciante, permite o alcance de uma audiência em amplas áreas com penetração em todas as camadas sociais, porém com maior investimento do anunciante.
( ) Tem forte atuação como formador de opinião pela alta credibilidade que passa nas informações divulgadas, além de possuir um público seleto.
( ) É um meio ágil que permite rapidez na inserção de anúncios, além de atingir amplas camadas da população com uma mensagem de impacto.
( ) Caracteriza-se pela velocidade de disseminação de mensagens de forma integrada e difusa, destacando a recepção ativa do usuário.
( ) É uma mídia muito flexível que permite o uso localizado e de grande impacto visual, muito utilizado para anúncios de lançamentos.
Assinale a sequência correta.
O anúncio abaixo da Veja Rio foi feito para mostrar que a revista está presente em todos os momentos do cotidiano do leitor. A campanha convida seu público a se tornar também um fã de carteirinha da cidade, como a garota Brenda, que participa do projeto Solar Meninos de Luz.

A figura dada é um exemplo de anúncio da categoria
O termo ‘marketing social’ apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores, desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.
(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.)
Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.