Foram encontradas 298 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considerando os fundamentos da alfabetização em contexto bilíngue, é correto afirmar que:
I.O modelo de imersão parcial proporciona exposição significativa à L2 enquanto mantém o desenvolvimento da L1, favorecendo o bilinguismo aditivo em que ambas as línguas se fortalecem mutuamente sem prejuízo ao repertório linguístico do estudante.
II.O modelo de submersão, no qual estudantes falantes de línguas minoritárias são inseridos em classes regulares sem suporte linguístico específico, é considerado a abordagem mais eficaz para o desenvolvimento do bilinguismo equilibrado.
III.A hipótese da interdependência linguística de Cummins sustenta que habilidades cognitivo-acadêmicas desenvolvidas em uma língua podem ser transferidas para outra, desde que haja exposição adequada e motivação para aprender a segunda língua.
É correto o que se afirma em:
Primeira coluna: teoria
1.Hipótese do Input (Krashen)
2.Hipótese da Interação (Long)
3.Hipótese do Output (Swain)
Segunda coluna: conceito central
(__)A produção linguística desempenha papel fundamental na aquisição, pois força o aprendiz a processar sintaticamente a língua, testar hipóteses e desenvolver consciência metalinguística.
(__)A aquisição ocorre quando o aprendiz é exposto a input compreensível ligeiramente acima de seu nível atual de competência (i+1), em ambiente afetivamente favorável.
(__)As modificações conversacionais que ocorrem durante a negociação de significado facilitam a aquisição ao tornar o input mais compreensível e direcionar a atenção para formas linguísticas problemáticas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
(__)O conceito de bilinguismo equilibrado, que pressupõe competência idêntica em ambas as línguas e em todos os domínios de uso, é considerado atualmente um ideal teórico raramente alcançado, sendo mais adequado compreender o bilinguismo como um continuum de competências.
(__)A perspectiva do translinguismo (translanguaging) reconhece que falantes bilíngues e multilíngues possuem um repertório linguístico integrado e fluido, utilizando estrategicamente recursos de diferentes línguas conforme o contexto comunicativo.
(__)O bilinguismo simultâneo, caracterizado pela exposição a duas línguas desde o nascimento, e o bilinguismo sequencial, com introdução da L2 após estabelecimento da L1, produzem resultados idênticos em termos de proficiência e organização cerebral das línguas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__)A Educação Bilíngue de Surdos tem como pilares a língua, o pertencimento ao povo surdo e a cultura surda, reconhecendo a experiência visual como parte da constituição identitária das pessoas surdas.
(__)Na modalidade bilíngue, a Libras é tratada apenas como apoio comunicativo nas práticas escolares, sem ocupar papel central no currículo.
(__)O português escrito é ensinado como segunda língua, complementando o processo de alfabetização em Libras, de modo a favorecer o acesso pleno aos conteúdos escolares.
(__)A formação de professores e profissionais que atuam na modalidade deve contemplar tanto os conhecimentos específicos das disciplinas quanto a perspectiva do povo surdo.
(__)A política de Educação Bilíngue de Surdos tem foco restrito à educação básica, não abrangendo etapas posteriores de ensino nem a formação continuada de profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com base no Art. 1º, da Resolução CEE/SC 100/2016, analise as afirmativas a seguir:
I.Entende-se por Educação Especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, destinada ao atendimento das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.
II.O Serviço de Estimulação Essencial é voltado para crianças de 0 a 6 anos e visa favorecer o desenvolvimento global e a estimulação precoce.
III.O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Serviço Pedagógico Específico são destinados a estudantes de 6 a 17 anos, podendo ser ofertados por instituições conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
IV.A Educação Especial é uma modalidade de ensino substitutiva à educação regular, destinada aos alunos com deficiência severa que não se beneficiam da inclusão escolar.
É correto o que se afirma em:
I.Na Interlíngua I, a estrutura das frases é muito semelhante à da Libras (L1), apresentando poucas características do Português (L2).
II.Na Interlíngua II, há uma justaposição intensa de elementos da Libras e do Português, com estruturas ora típicas da L1, ora da L2.
III.Na Interlíngua III, as frases apresentam estrutura mais próxima do Português, com uso adequado de flexões nominais e verbais, preposições e palavras funcionais.
É correto o que se afirma em:
(__)Tomar conhecimento antecipado do planejamento do(s) professor(es) regente(s), para organizar e/ou propor adequações curriculares e procedimentos metodológicos diferenciados nas atividades pedagógicas.
(__)Participar do conselho de classe e da elaboração e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
(__)Cumprir a carga horária de trabalho, permanecendo em sala de aula apenas quando o estudante surdo estiver presente.
(__)Participar com o(s) professor(es) regente(s) das orientações prestadas pelo professor do AEE e pelos profissionais que atuam em atendimentos especializados de caráter reabilitatório e/ou habilitatório.
(__)Elaborar e inserir o relatório pedagógico descritivo do(s) estudante(s) no "Professor On-line", informando o nível linguístico e o uso da Libras ou de outro sistema de comunicação, em articulação com o AEE e o instrutor de Libras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: