Questões de Concurso
Para professor - ciências naturais
Foram encontradas 1.374 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
(__)Na avicultura de postura, a iluminação artificial controlada é uma prática essencial para estimular a produção de ovos, devendo ser ajustada conforme a idade e a fase produtiva das aves.
(__)Na bovinocultura de leite, a ordenha deve ser feita em horários irregulares para reduzir o estresse das vacas e aumentar a produção diária.
(__)Na suinocultura, o controle ambiental na maternidade é fundamental, pois os leitões recém-nascidos são muito sensíveis à variação de temperatura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.O planejamento do plantio deve considerar fatores como zoneamento agrícola de risco climático, escolha de cultivares adaptadas à região e análise de solo para recomendação de adubação.
II.A produção de sementes certificadas não exige controle rigoroso da origem genética ou isolamento das áreas de produção, pois todas as sementes comerciais possuem a mesma qualidade fisiológica e genética.
III.O monitoramento das lavouras deve incluir o acompanhamento de pragas, doenças e plantas daninhas, bem como registros das práticas culturais e condições climáticas durante o ciclo da cultura.
É correto o que se afirma em:
(__) A protocooperação é uma forma de mutualismo facultativo em que ambas as espécies são beneficiadas, e a associação não é estritamente necessária para a sobrevivência de nenhuma delas.
(__) A competição interespecífica é uma relação harmônica em que espécies diferentes disputam recursos limitados e ambas são prejudicadas, sendo um fator de seleção natural que leva à divergência.
(__) O comensalismo é a relação em que uma espécie obtém benefício (geralmente alimento ou abrigo), enquanto a outra espécie é prejudicada, o que a torna uma interação tipicamente desarmônica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) O ciclo do Carbono possui reservatórios de longa duração associados à geologia, como as rochas carbonáticas e os combustíveis fósseis, que são liberados para a atmosfera por vulcanismo ou por atividade humana.
(__) O ciclo do Fósforo é considerado um ciclo sedimentar por não possuir uma fase gasosa significativa, dependendo da lenta taxa de intemperismo das rochas e do soerguimento da crosta para sua renovação.
(__) O ciclo do Nitrogênio depende essencialmente da assimilação direta do N2 atmosférico pela maioria dos seres vivos, sendo a fixação desse gás realizada por plantas leguminosas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A Floresta Amazônica é caracterizada por solos naturalmente pobres em nutrientes (latossolos e argissolos) e pela manutenção de sua alta produtividade primária, dependente da ciclagem rápida e eficiente de matéria orgânica.
II. O Bioma Caatinga apresenta, como adaptação primária, árvores com casca espessa, raízes profundas e folhas decíduas, uma estratégia para resistir ao fogo e à acidez do solo durante os períodos chuvosos.
III. A Mata Atlântica é considerada um bioma de formação recente, com baixa diversidade de espécies endêmicas e menos de 20% de sua área original remanescente, concentrando-se principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
É correto o que se afirma em:
(__) A pirâmide de energia, diferentemente das pirâmides de biomassa e de número, é a única representação ecológica que nunca se inverte, refletindo a perda de energia em forma de calor a cada nível trófico.
(__) As teias alimentares conferem maior estabilidade aos ecossistemas do que as cadeias lineares, pois oferecem rotas alternativas de alimentação caso uma espécie seja drasticamente reduzida.
(__) A biomassa disponível no nível dos produtores terrestres é sempre superior à dos consumidores primários, com exceção de ecossistemas aquáticos onde o fitoplâncton se reproduz rapidamente, invertendo a pirâmide de biomassa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Órgãos homólogos, como a asa do morcego e o braço humano, são estruturas que possuem mesma origem embrionária, mas funções diferentes, sendo resultado da evolução divergente a partir de um ancestral comum.
II. Órgãos análogos, como a asa de uma ave e a asa de um inseto, surgiram por evolução convergente em ambientes com pressões seletivas similares, indicando ancestralidade comum mais recente do que as homologias.
III. As evidências moleculares demonstram que, quanto maior a semelhança entre as sequências de DNA ou aminoácidos de duas espécies, maior é o grau de parentesco evolutivo entre elas.
É correto o que se afirma em: