Foram encontradas 4.489 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3839629 Português
Assinale a alternativa cuja oração apresenta sujeito indeterminado. 
Alternativas
Q3839628 Português
Assinale a alternativa cuja palavra destacada faz referência a toda a sentença, e não apenas a uma parte dela. 
Alternativas
Q3839627 Português
Assinale a alternativa em que a palavra “roda” está sendo empregada em seu sentido próprio, real. 
Alternativas
Q3839626 Português

Leia o texto a seguir para responder à questão.


O cronista anuncia a primavera


        Chega a primavera, a estação preferida de muitos cronistas, mas não deste. Enquanto a maioria vê na primavera um símbolo de esperança, representada pelo renascimento das flores, a filosofia de vida pessimista e niilista deste escrevinhador faz com que ele não espere nada de bom nesta época florida.


        Distante que está dos grandes cronistas, não consegue ter para a natureza um olhar lírico e de uma simplicidade inatingível como o de Rubem Braga, que em “Recado da primavera” viu na varanda um “tico-tico com uma folhinha seca de capim no bico” como “o sinal mais humilde da chegada da Primavera”. Tampouco chega aos pés da Cecília Meireles, que escreveu que “só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz”. Sente inveja da ironia certeira de Luis Fernando Veríssimo, para quem a “primavera é um descontrole glandular da Natureza”, sendo que o “outono é a única estação civilizada”. (...)


        Leon Eliachar, em crônica que ironiza os temas dos cronistas, diz que “fazer crônica não é escrever palavras bonitas” e nem, entre outras coisas, “anunciar a primavera”, o que Rubem Braga fazia costumeiramente. Pois este cronista aqui iniciou justamente como tantos outros, mas para dizer que não vê nada de bom na primavera; afinal, não sabe que roupa usar nesta época, pois ora sente calor, ora sente frio. Também não gosta do pólen das flores que suja o vidro do carro. Além disso, prefere os dias mais cinzentos do outono e do inverno, e não o colorido primaveril.


        Sim, este cronista é um chato, que reclama do frio no inverno e do calor no verão, mas também não gosta de meia estação porque não faz nem frio nem calor. É um sujeito insuportável que não espera nada da vida, pois, quando entrou neste inferno que é a Terra, viu a mesma inscrição que se lê na Divina Comédia, de Dante: “Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!”


        O bom deste inferno é que você, leitor, pode discordar do cronista, e aproveitar a primavera que inicia.


PETRY, Cassionei Niches. O cronista anuncia a primavera. Gazeta do Sul, 22/09/2021 Disponível em <https://cassionei.blogspot.com/2021/09/o cronista-anuncia-primavera.html>

“O bom deste inferno é que você, leitor, pode discordar do cronista”


Em relação ao termo destacado no período acima, é correto afirmar que se trata de um: 

Alternativas
Q3839625 Português

Leia o texto a seguir para responder à questão.


O cronista anuncia a primavera


        Chega a primavera, a estação preferida de muitos cronistas, mas não deste. Enquanto a maioria vê na primavera um símbolo de esperança, representada pelo renascimento das flores, a filosofia de vida pessimista e niilista deste escrevinhador faz com que ele não espere nada de bom nesta época florida.


        Distante que está dos grandes cronistas, não consegue ter para a natureza um olhar lírico e de uma simplicidade inatingível como o de Rubem Braga, que em “Recado da primavera” viu na varanda um “tico-tico com uma folhinha seca de capim no bico” como “o sinal mais humilde da chegada da Primavera”. Tampouco chega aos pés da Cecília Meireles, que escreveu que “só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz”. Sente inveja da ironia certeira de Luis Fernando Veríssimo, para quem a “primavera é um descontrole glandular da Natureza”, sendo que o “outono é a única estação civilizada”. (...)


        Leon Eliachar, em crônica que ironiza os temas dos cronistas, diz que “fazer crônica não é escrever palavras bonitas” e nem, entre outras coisas, “anunciar a primavera”, o que Rubem Braga fazia costumeiramente. Pois este cronista aqui iniciou justamente como tantos outros, mas para dizer que não vê nada de bom na primavera; afinal, não sabe que roupa usar nesta época, pois ora sente calor, ora sente frio. Também não gosta do pólen das flores que suja o vidro do carro. Além disso, prefere os dias mais cinzentos do outono e do inverno, e não o colorido primaveril.


        Sim, este cronista é um chato, que reclama do frio no inverno e do calor no verão, mas também não gosta de meia estação porque não faz nem frio nem calor. É um sujeito insuportável que não espera nada da vida, pois, quando entrou neste inferno que é a Terra, viu a mesma inscrição que se lê na Divina Comédia, de Dante: “Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!”


        O bom deste inferno é que você, leitor, pode discordar do cronista, e aproveitar a primavera que inicia.


PETRY, Cassionei Niches. O cronista anuncia a primavera. Gazeta do Sul, 22/09/2021 Disponível em <https://cassionei.blogspot.com/2021/09/o cronista-anuncia-primavera.html>

“(...) chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz”


Referindo-se à estação da primavera, o trecho sublinhado acima apresenta-se sob a seguinte figura de linguagem:

Alternativas
Q3839624 Português

Leia o texto a seguir para responder à questão.


O cronista anuncia a primavera


        Chega a primavera, a estação preferida de muitos cronistas, mas não deste. Enquanto a maioria vê na primavera um símbolo de esperança, representada pelo renascimento das flores, a filosofia de vida pessimista e niilista deste escrevinhador faz com que ele não espere nada de bom nesta época florida.


        Distante que está dos grandes cronistas, não consegue ter para a natureza um olhar lírico e de uma simplicidade inatingível como o de Rubem Braga, que em “Recado da primavera” viu na varanda um “tico-tico com uma folhinha seca de capim no bico” como “o sinal mais humilde da chegada da Primavera”. Tampouco chega aos pés da Cecília Meireles, que escreveu que “só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz”. Sente inveja da ironia certeira de Luis Fernando Veríssimo, para quem a “primavera é um descontrole glandular da Natureza”, sendo que o “outono é a única estação civilizada”. (...)


        Leon Eliachar, em crônica que ironiza os temas dos cronistas, diz que “fazer crônica não é escrever palavras bonitas” e nem, entre outras coisas, “anunciar a primavera”, o que Rubem Braga fazia costumeiramente. Pois este cronista aqui iniciou justamente como tantos outros, mas para dizer que não vê nada de bom na primavera; afinal, não sabe que roupa usar nesta época, pois ora sente calor, ora sente frio. Também não gosta do pólen das flores que suja o vidro do carro. Além disso, prefere os dias mais cinzentos do outono e do inverno, e não o colorido primaveril.


        Sim, este cronista é um chato, que reclama do frio no inverno e do calor no verão, mas também não gosta de meia estação porque não faz nem frio nem calor. É um sujeito insuportável que não espera nada da vida, pois, quando entrou neste inferno que é a Terra, viu a mesma inscrição que se lê na Divina Comédia, de Dante: “Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!”


        O bom deste inferno é que você, leitor, pode discordar do cronista, e aproveitar a primavera que inicia.


PETRY, Cassionei Niches. O cronista anuncia a primavera. Gazeta do Sul, 22/09/2021 Disponível em <https://cassionei.blogspot.com/2021/09/o cronista-anuncia-primavera.html>

Assinale a alternativa que apresenta uma caracterização que se aplica corretamente ao narrador do texto “O cronista anuncia a primavera”. 
Alternativas
Q4100008 Pedagogia
Em “A formação social da mente”, Lev Vygotsky enfatiza que o desenvolvimento humano está diretamente relacionado ao contexto sociocultural. Nesse sentido, o autor apresenta como conceito de mediação: 
Alternativas
Q4100007 Pedagogia
Segundo Dermeval Saviani, em “Escola e Democracia”, o papel da escola em um sistema democrático está diretamente relacionado a: 
Alternativas
Q4100006 Pedagogia
Com base na obra “Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil” de Júlia Oliveira Formosinho, a documentação pedagógica tem como objetivo principal: 
Alternativas
Q4100005 Pedagogia
Na obra “Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer?”, de Maria Teresa Eglér Mantoan, a inclusão educacional é entendida como: 
Alternativas
Q4100004 Pedagogia
Emília Ferreiro, na obra “Reflexões sobre alfabetização”, defende que a criança aprende a ler e escrever por meio do(a): 
Alternativas
Q4100003 Pedagogia
Em “A formação social da mente” de Lev Vygotsky, o conceito que está relacionado à ideia de que as crianças aprendem melhor quando recebem ajuda de alguém mais experiente é: 
Alternativas
Q4100002 Pedagogia
Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”, afirma que a prática educativa deve:
Alternativas
Q4100001 Pedagogia
Conforme Smole et al., na obra “Resolução de Problemas”, a metodologia de resolução de problemas é compreendida na educação matemática como:
Alternativas
Q4100000 Pedagogia
Considerando a obra "Escola e Democracia", de Dermeval Saviani, assinale CORRETAMENTE como ele compreende o papel da escola em uma sociedade democrática.
Alternativas
Q4099999 Pedagogia
Sobre Lev Vygotsky e sua obra “A formação social da mente”, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
Alternativas
Q4099998 Pedagogia
De acordo com Júlia Oliveira Formosinho, na obra “Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil”, é CORRETO afirmar que a documentação pedagógica permite:
Alternativas
Q4099997 Pedagogia
Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan, em “Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer?”, o principal objetivo da inclusão escolar é:
Alternativas
Q4099996 Pedagogia
Conforme Paulo Fochi, em “Afinal, o que os bebês fazem no berçário?”, o principal foco do trabalho com bebês deve ser: 
Alternativas
Q4099995 Pedagogia
No livro “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire, um dos princípios essenciais para a prática educativa é:
Alternativas
Respostas
541: E
542: D
543: A
544: C
545: B
546: E
547: D
548: C
549: A
550: B
551: B
552: D
553: C
554: A
555: B
556: C
557: D
558: C
559: A
560: D