O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Questões de Concurso Para cirurgião-dentista

Foram encontradas 5.542 questões

Q1367380 Odontologia
Tribologia é a ciência que estuda os processos fundamentais e os mecanismos responsáveis pelo desgaste de superfícies. Associe a Coluna 1 (tipo de desgaste) à Coluna 2 (seu conceito).
Coluna 1 1. Abrasão. 2. Fadiga. 3. Erosão.
Coluna 2 ( ) A superfície é desgastada pela ação e contato direto com partículas ásperas ou quando duas superfícies mantêm contato entre si, porém separadas por uma suspensão dessas partículas ásperas. ( ) Desgaste da superfície decorrente do impacto com partículas ou fluidos sob pressão. ( ) O desgaste se dá como resultado da formação e propagação de microfraturas subsuperfíciais, que ocorrem quando duas superfícies estão sob movimento dinâmico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1367379 Direito Sanitário
O financiamento da Atenção Básica deve ser tripartite e com detalhamento apresentado pelo Plano Municipal de Saúde garantido nos instrumentos conforme especificado no Plano Nacional, Estadual e Municipal de gestão do SUS. No âmbito federal, o montante de recursos financeiros destinados à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde compõe o bloco de financiamento de Atenção Básica (Bloco AB). Analise as assertivas abaixo que compõem o financiamento federal da AB:
I. Recurso per capita. II. Recursos condicionados à implantação de equipes de Saúde da Família. III. Recursos condicionados à abrangência da oferta de ações e serviços. IV. Recursos destinados à compra de equipamentos e medicamentos.
Quais estão corretas?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1367378 Odontologia
Analise as assertivas abaixo sobre as atribuições específicas do cirurgião-dentista segundo a Portaria nº 2.436/2017:
I. Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde com os demais membros da equipe, buscando aproximar saúde bucal e integrar ações de forma multidisciplinar. II. Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe. III. Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético. IV. Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.
Quais estão corretas?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1367377 Odontologia
Sobre a terapia medicamentosa na periodontia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em casos de dor após procedimentos de raspagem e alisamento subgengival, está indicada a prescrição de ibuprofeno 600 mg, em intervalos de 8 horas. ( ) Nos casos de hipersensibilidade dentinária após raspagem, considerar primariamente que ela é sujeita a efeito placebo. Recomenda-se aplicação profissional de flúor gel acidulado a 1,23% (mínimo em quatro sessões, de acordo com o caso clínico). ( ) Na ocorrência de infecção pós-operatória, recomenda-se antissepsia da ferida e cobertura antibiótica com amoxicilina 500 mg, de 8 em 8 horas, por sete dias. ( ) No casos de infecção em pessoas alérgicas à penicilina, recomenda-se clindamicina 300 mg, de 6 em 6 horas, por sete dias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1367376 Odontologia
A peça obtida por biópsia ______________, por ser um procedimento amostral, quanto mais seca e visualizável for a região operada, melhores serão as possibilidades de amostras que facilitem o trabalho do patologista. Após a obtenção da peça cirúrgica, seja por biópsia incisional ou excisional, o material deverá ser fixado em formol a _______ num volume de líquido de pelo menos dez vezes maior que a peça obtida para não sofrer deterioração.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A