Foram encontradas 5.102 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Servimo-nos do presente para solicitar a essa Secretaria de Estado que seja designada uma cadeira representativa na Comissão de Análise de Retorno às Aulas Presenciais a um membro indicado deste Sindicato, tendo em vista de que, a maneira pela qual será organizado o retorno às atividades presenciais nas escolas da rede pública de ensino impactará na saúde do trabalhador e daqueles que por eles são atendidos.

“É preciso reconhecer que há uma pandemia educacional que pode ser devastadora em médio e em longo prazo se nada for feito.” (linhas 28 e 29): É necessário reconhecer a existência de uma pandemia educacional, que pode ser devastadora no médio e longo prazos caso nada seja feito a esse respeito.

“não só no que diz respeito à aprendizagem, mas, também, no que se refere ao aumento da desigualdade e do abandono escolar” (linhas 2 e 3): tanto em relação a aprendizagem quanto o aumento da desigualdade e do abandono escolar

“apesar das” (linha 14) por não obstante às

“deve se agravar” (linha 11) por deve agravar-se

As orações “que pudesse chegar aos mais pobres” (linha 12) e “que a segunda onda de covid-19 está extremamente agressiva” (linhas 12 e 13) são adjetivas restritivas, por isso não se separam por vírgula da oração à qual se subordinam.

Na linha 19, haveria prejuízo para a coerência das ideias do texto caso o termo “maior” fosse deslocado para antes do substantivo “efeito” – O maior efeito.

Identifica-se, no texto, a principal causa da evasão escolar por estudantes latino-americanos dos últimos anos do ensino médio e primeiros anos da graduação.

De acordo com o texto, durante a pandemia de covid-19, acentuou-se, na América Latina, a desigualdade entre ensino público e privado no que se refere ao acesso ao conhecimento de estudantes de ensino fundamental e médio.

No texto, estruturado em forma dissertativa, são apresentados dados numéricos que refletem os danos causados pela pandemia de covid-19 à aprendizagem escolar de estudantes da rede pública de ensino no Brasil.
Recomenda-se o uso da técnica de neutralização em uma aula experimental cujo objetivo seja padronizar a concentração de soluções diluídas ácidas ou básicas.
Um roteiro experimental que tenha como objetivo explícito “avaliar a degradação de amostras de óleo de soja usados em processos de fritura por meio dos índices de peróxido, de iodo e de acidez” pode ser considerado uma atividade focada em demonstrar um fenômeno e ilustrar princípios teóricos.
Uma aula experimental de química é uma atividade potencialmente arriscada, por isso o professor deve exigir o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva quando houver manipulação de produtos químicos concentrados; todavia, em caso de manipulação de produtos químicos inofensivos ou diluídos, a utilização desses equipamentos é dispensável.
Uma atividade experimental orientada pelo problema “Por que não devemos aproveitar óleo usado para fritura?” é considerada adequada para o ensino por investigação, metodologia em que os alunos são colocados em situação de realizar pequenas pesquisas, problematizadas pelo professor.
Uma forma de contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental dos estudantes é colocá-los para tratar e dispor, de forma adequada e segura, os resíduos gerados durante a realização de atividades experimentais.

Adotar situações-problemas nas avaliações possibilita aos alunos desenvolverem certas habilidades como aplicar estratégias, elaborar, avaliar e testar hipóteses para resolução, articulando, além dos conteúdos conceituais, os procedimentais.

A formulação de problemas possibilita ao professor o uso de diferentes recursos, como reportagens de jornais ou revistas, visitas de estudos do meio, materiais de divulgação científica, propagandas etc.

Os exercícios podem ser utilizados para desenvolver conteúdos procedimentais e atitudinais e para proporcionar a complexificação dos conceitos e o desenvolvimento de raciocínio.

Os problemas podem ser usados para operacionalizar um conceito, treinar um algoritmo, exemplificar etc.
O processo avaliativo inclui o momento em que o professor informa a cada estudante o resultado da correção da atividade, pois, com base nisso, ambos podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem.