Questões de Concurso
Para químico
Foram encontradas 4.889 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
INSTRUÇÃO: As questões de 1 a 10 devem ser respondidas com base no texto 1 Leia-o atentamente, antes de respondê-las.
TEXTO 1
Fazer o que se gosta
A escolha de uma profissão é o primeiro calvário de todo adolescente. Muitos tios, pais e orientadores vocacionais acabam recomendando "fazer o que se gosta", um conselho confuso e equivocado.
Empresas pagam profissionais para fazer o que a comunidade acha importante ser feito, não aquilo que os funcionários gostariam de fazer, que, normalmente, é jogar futebol, ler um livro ou tomar chope na praia.
Seria um mundo perfeito se as coisas que queremos fazer coincidissem exatamente com o que a sociedade acha importante ser feito. Mas, aí, quem tiraria o lixo, algo necessário, mas que ninguém quer fazer?
Muitos jovens sonham trabalhar no terceiro setor, porque é o que gostariam de fazer. Toda semana recebo jovens que querem trabalhar em minha consultoria num projeto social. "Quero ajudar os outros, não quero participar desse capitalismo selvagem." Nesses casos, peço que deixem comigo os sapatos e as meias e voltem para conversar em uma semana.
É uma arrogância intelectual que se ensina nas universidades brasileiras e um insulto aos sapateiros e aos trabalhadores dizer que eles não ajudam os outros. A maioria das pessoas que ajudam os outros o faz de graça.
As coisas que realmente gosto de fazer, como jogar tênis, velejar e organizar o Prêmio Bem Eficiente, eu faço de graça. O "ócio criativo", o sonho brasileiro de receber um salário para "fazer o que se gosta", somente é alcançado por alguns professores felizardos de filosofia que podem ler o que gostam em tempo integral.
O que seria de nós se ninguém produzisse sapatos e meias, só porque alguns membros da sociedade só querem "fazer o que gostam"? Pediatras e obstetras atendem às 2 da manhã. Médicos e enfermeiras atendem aos sábados e domingos não porque gostam, mas porque isso tem de ser feito.
Empresas, hospitais, entidades beneficentes estão aí para fazer o que é preciso ser feito, aos sábados, domingos e feriados. Eu respeito muito mais os altruístas que fazem aquilo que tem de ser feito do que os egoístas que só querem "fazer o que gostam".
Então teremos de trabalhar em algo que odiamos, condenados a uma vida profissional chata e opressiva? Existe um final feliz. A saída para esse dilema é aprender a gostar do que você faz. E isso é mais fácil do que se pensa. Basta fazer seu trabalho com esmero. Curta o prazer da excelência, o prazer estético da qualidade e da perfeição.
Aliás, isso não é um conselho simplesmente profissional, é um conselho de vida. Se algo vale a pena ser feito na vida, vale a pena ser bem feito. Viva com esse objetivo. Você poderá não ficar rico, mas será feliz. Provavelmente, nada lhe faltará, porque se paga melhor àqueles que fazem o trabalho bem feito do que àqueles que fazem o mínimo necessário.
Se quiser procurar algo, descubra suas habilidades naturais, que permitirão que realize seu trabalho com distinção e o colocarão à frente dos demais. Muitos profissionais odeiam o que fazem porque não se prepararam adequadamente, não 4 estudaram o suficiente, não sabem fazer aquilo que gostam, e aí odeiam o que fazem mal feito.
Sempre fui um perfeccionista. Fiz muitas coisas chatas na vida, mas sempre fiz questão de fazê-las bem feitas. Sou até criticado por isso, porque demoro demais, vivo brigando com quem é incompetente, reescrevo estes artigos umas quarenta vezes para o desespero de meus editores, sou superexigente comigo e com os outros.
Hoje, percebo que foi esse perfeccionismo que me permitiu sobreviver à chatice da vida, que me fez gostar das coisas chatas que tenho de fazer.
Se você não gosta de seu trabalho, tente fazê-lo bem feito. Seja o melhor em sua área, destaque-se pela precisão. Você será aplaudido, valorizado, procurado, e outras portas se abrirão. Começará a ser criativo, inventando coisa nova, e isso é um raro prazer. Faça seu trabalho mal feito e você odiará o que faz, odiando a sua empresa, seu patrão, seus colegas, seu país e a si mesmo.
KANITZ, Stephen. Disponível em < http://veja.abril.com.br/241104/ponto_de_vista.htm>. Acesso em: 9 maio 2014. (fragmento adaptado)
O autor desse texto defende que, se alguém supera a dificuldade de gostar de seu trabalho,
Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4308/2834
O texto defende a ideia de que os divulgadores da nova pedagogia são ________________ da ideia de um mundo globalizado e em conexões permanentes.
A palavra que preenche coerentemente a lacuna, de acordo com o texto, é
Qual será a equação matemática que representa a velocidade de transformação da seguinte reação? (Considere todos os compostos como gasosos.)
CO + NO2 → CO2 + NO
Quantos estereoisômeros ópticos são possíveis para o composto apresentado?

Assinale a alternativa que apresenta um produto da seguinte reação orgânica.

Atualmente, veículos automotores brasileiros podem ser abastecidos tanto com etanol, quanto com gasolina. Considere que:
1. essas substâncias estão puras na bomba de combustível;
2. a gasolina é constituída apenas de octano;
3. a densidade dessas substâncias são: etanol = 805 g/L e octano = 756 g/L;
4. os ΔH das seguintes reações são:
• C(graf) + O2 (g) → CO2(g) ΔH = –400 kJ/mol
• H2(g) + ½O2 (g) → H2O(l) ΔH = –300 kJ/mol
• 8C(graf) + 9H2(g) → C8H18 (l) ΔH = –200kJ/mol
• 2C(graf) + 3H2(g) + ½O2 (g) → C2H5OH(l) ΔH = –300KJ/mol;
5. a massa molar do octano é 216 g/mol e do etanol, 46 g/mol; e,
6. todas as condições de temperatura e pressão são constantes.
É correto afirmar que a relação aproximada de energia liberada, quando comparada à queima de 40 L de gasolina e 40
L de etanol (ΔHgasolina/ΔHetanol), é
A água pura a 25°C em equilíbrio com o ar contendo 390 ppm CO2 possui uma concentração de CO2 dissolvido próximo a 1 x 10–5 mol/L, conforme reação a seguir.
CO2 + H2O
HCO3–
+ H+
Considerando que a constante de equilíbrio da reação anterior é igual a 4 x 10–7, qual será o pH da água?
Quantos carbonos estão com seus orbitais hibridizados no tipo sp3 no composto apresentado?

Analise os compostos.

Os compostos que podem atuar como ligantes são apenas os das alternativas
Observe a seguinte reação:
B(CH3)3 + NH3 → B(CH3)3NH3
O composto B(CH3)3 classifica-se como um(a)
Analise a reação química a seguir.
HSO4– + OH– → H2O + SO4–2
Com base na reação apresentada, o ácido de Brønsted e sua base conjugada são, respectivamente,
Numa análise espectral de alcanos na ressonância magnética nuclear 1H típica pode aparecer três grupos diferentes de hidrogênios – metila, metileno e metina –, cada um aparecendo em sua própria região do espectro. Com base no exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os grupos metila (R–CH3) frequentemente são reconhecidos como um pico isolado e agudo, um dubleto ou um tripleto, mesmo quando sobrepõem outras absorções de CH.
( ) Em cadeias longas, todas as absorções de metileno (R–CH2–R) podem se sobrepor em um único pico sem resolução.
( ) Os hidrogênios de grupos metino (R3–CH) possuem deslocamento químico menor do que os de grupos metileno ou metila.
( ) Em cadeias de hidrocarbonetos, hidrogênios adjacentes nunca irão se acoplar com a separação spin-spin que siga a regra do n + 1.
A sequência está correta em
Na análise espectroscópica no infravermelho existem valores de absorção típicos para as diferentes ligações interatômicas. Relacione adequadamente o valor de absorção base aos respectivos pares atômicos.
1. 3.400 cm–1 .
2. 3.000 cm–1 .
3. 1.715 cm–1 .
4. 1.100 cm–1 .
( ) C – O
( ) C – H
( ) C = O
( ) O – H
A sequência está correta em