Questões de Concurso Para médico generalista

Foram encontradas 419 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2420494 Medicina

Em um genograma, o traçado em zigue-zague entre duas pessoas corresponde a uma relação

Alternativas
Q2420493 Medicina

Em uma consulta de um idoso de 85 anos de idade, a esposa relata que o marido está diferente nas duas últimas semanas, um pouco mais lento, esquecendo algumas coisas que antes não esquecia, desanimado e não gostando mais de fazer caminhadas, ouvir música e conversar com os amigos, o que antes gostava muito.


A conduta mais adequada para esse caso é:

Alternativas
Q2420492 Medicina

Em relação à febre e convulsões febris em crianças, analise as afirmativas a seguir.


I. Mais de uma convulsão febril em menos de 24 horas é indicador de convulsão febril complexa.

II. As convulsões febris são mais comuns em lactentes menores de seis meses de idade.

III. As convulsões febris ocorrem em temperaturas acima de 37,9 ºC.

IV. Deve-se tentar abaixar a temperatura das crianças com banhos e compressas frias e, caso necessário, com o uso de antitérmicos.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2420491 Medicina

Mulher, 72 anos de idade, queixa-se de dificuldade para bordar (o que adora fazer) por tremor nas mãos. Ao examiná-la, o médico pede que a paciente pegue, com as duas mãos, um copo que está sobre a mesa, mantenha-o suspenso por 30 segundos, coloque-o de novo sobre a mesa e depois repouse as mãos sobre os próprios joelhos.


Em caso de uma síndrome parkinsoniana, é esperado que o tremor

Alternativas
Q2420490 Medicina

Orientação da atividade física para a pessoa com Diabetes mellitus: Antes de iniciar a prática de atividade física, é necessário avaliar as condições atuais do paciente, o controle metabólico, o potencial para o autocuidado e avaliar complicações. A esse respeito, analise os aspectos a seguir.


I. Retinopatia: a retinopatia diabética moderada não proliferativa e a retinopatia diabética proliferativa requerem a utilização de cargas mais baixas. Deve-se evitar exercícios que aumentem a pressão intra-abdominal ou que englobem movimentos rápidos da cabeça ou envolvam risco de traumatismo ocular.

II. Neuropatia periférica: deve-se avaliar a presença de pés com perda de sensibilidade, caso exista, a caminhada de moderada intensidade aumenta o risco de desenvolver úlcera em membros inferiores.

III. Neuropatia autonômica: a atividade intensa pode aumentar o risco de diminuição da resposta cardíaca ao exercício, hipotensão postural, termorregulação inadequada, e, quando existe gastroparesia, pode haver aumento do risco de hipoglicemia.

IV. Albuminúria e nefropatia: a atividade física pode agudamente aumentar a excreção urinária de proteínas, por isso o exercício físico intenso é contraindicado para evitar a progressão da doença renal.


Ao avaliar as complicações, é importante que o profissional esteja atento aos aspectos

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: A