Questões de Concurso Para cistri

Foram encontradas 285 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3679689 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com as normas de segurança do trabalho vigentes no país, é obrigatório proceder, no trabalhador, a realização dos seguintes exames médicos: 
Alternativas
Q3679688 Segurança e Saúde no Trabalho
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir ações de
Alternativas
Q3679687 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-18 trata da Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, que prevê, no seu item 18.5, a adoção de áreas de vivência. Um dos cuidados que se deve ter é com a localização dos sanitários. Nesse caso, deve-se considerar o deslocamento do trabalhador do seu posto de trabalho até a instalação sanitária mais próxima como no máximo igual a
Alternativas
Q3679686 Segurança e Saúde no Trabalho

“Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador.” (NR-3)


O quadro abaixo apresenta, na coluna 1, a classe de probabilidade de ocorrência de um evento, enquanto que na coluna 2 apresenta a caracterização do estado de risco. Relacione a coluna 1 com a coluna 2.


q_42 st.png (400×378)


Assinale a alternativa que apresente a correta correspondência entre os elementos das colunas.

Alternativas
Q3679685 Segurança e Saúde no Trabalho
Quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), segundo a NR-6, além de usá-lo sempre que for indicado, cabe ao trabalhado
Alternativas
Q3679684 Segurança e Saúde no Trabalho

A NR-6 trata dos equipamentos de proteção individual (EPI). Além da procedência conhecida, e possuir o Certificado de Aprovação (CA), o EPI


I. deverá ser comercializado com o CA válido;


II. deverá apresentar em caracteres indeléveis o número do CA;


III. poderá ser adaptado, pelo chefe de seção, para uso por pessoa com deficiência; e


IV. poderá ser reutilizado por outro trabalhador desde que no mesmo setor.


Analise os itens acima e assinale

Alternativas
Q3679683 Segurança e Saúde no Trabalho

As medidas de prevenção contra incêndios são tratadas pela NR23, que estabelece as medidas a serem adotadas nos estabelecimentos e locais de trabalho em seus ambientes de trabalho.


Quanto às medidas de prevenção contra incêndios, à luz da NR23, analise as assertivas a seguir:


I. Toda organização deve adotar medidas de prevenção contra incêndios em conformidade com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais.


II. A organização deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e dispositivos de alarme existentes.


III. Os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança em caso de emergência.


IV. As aberturas, saídas e vias de passagem de emergência devem ser identificadas e sinalizadas de acordo com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais, indicando a direção da saída.


Assinale 

Alternativas
Q3679682 Segurança e Saúde no Trabalho

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) será constituída por estabelecimento e composta de representantes da organização e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR-5, ressalvadas as disposições para setores econômicos específicos.


Segundo o Quadro I, anexo da NR-5, a obrigatoriedade, independente do grau de risco, de constituir a CIPA é para estabelecimentos que possuam mais do que

Alternativas
Q3679681 Segurança e Saúde no Trabalho

Quanto à segurança em instalações elétricas, serão consideradas instalações desenergizadas e liberadas para o trabalho após seguida uma sequência de procedimentos apropriados.


Assinale a alternativa que não contenha nenhum dos procedimentos a serem adotados para a garantia da desenergização e liberação para o trabalho.

Alternativas
Q3679680 Segurança e Saúde no Trabalho

“...estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.”


O texto acima refere-se à NR-10. Como medida de controle, há o Prontuário de Instalações Elétricas, que deve ser constituído e mantido por estabelecimentos com carga instalada 

Alternativas
Q3679679 Segurança e Saúde no Trabalho

Segundo o item 15.2 da NR-15,


“O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região...”


A insalubridade é classificada em graus máximo, médio e mínimo. Para esses graus de insalubridade, o percentual adicional a ser percebido pelo trabalhador é, respectivamente, equivalente a

Alternativas
Q3679678 Segurança e Saúde no Trabalho

A NR-15 trata das atividades e operações insalubres. Quanto aos ruídos, pode-se dizer que a natureza física dos fenômenos acústicos é essencialmente mecânica: as unidades acústicas serão no Sistema Internacional (SI) as unidades mecânicas apropriadas. Há ainda a considerar as unidades relativas, adimensionais, não dependendo do sistema de unidades adotado. A sua importância prende-se ao fato de que o som se caracteriza não apenas por parâmetros físicos, mas também os psicofísicos. O ruído é, portanto, um som que incomoda e que a ele atribuem-se limites de tolerância, podendo ser o ruído contínuo, intermitente ou de impacto. Entende-se por ruído contínuo ou intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto.


Segundo o Anexo 1 da NR-15, para uma jornada de trabalho de 8h, o limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente é de

Alternativas
Q3679677 Segurança e Saúde no Trabalho

“Fonte com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.”


O texto destacado acima refere-se à definição de

Alternativas
Q3679676 Segurança e Saúde no Trabalho
Por definição, agente físico é qualquer forma de energia que, em função de sua natureza, intensidade e exposição, é capaz de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador.
Assinale a alternativa que só contenha agentes físicos.
Alternativas
Q3679675 Segurança e Saúde no Trabalho
É correto afirmar que, segundo a NR-1, as Normas Regulamentadoras (NR) são mandatórias em ambientes de trabalho; portanto, são de observância obrigatória 
Alternativas
Q3679519 Logística
O custo de transporte de cargas pode ser calculado com o apoio de planilhas diversas. Uma das mais empregadas pelas empresas de transporte de cargas brasileiras é o (a)
Alternativas
Q3679518 Logística
Em relação a movimentação, acondicionamento e embalagens, é correto afirmar que os paletes constituem exemplo de embalagem 
Alternativas
Q3679517 Mecânica de Autos
Assinale a alternativa que indique corretamente uma prática para realizar condução econômica de um veículo de carga.
Alternativas
Q3679516 Segurança e Transporte
Em relação aos tipos de tecnologia embarcada, estão listados alguns nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3679515 Segurança e Transporte
Em relação aos procedimentos operacionais do transporte de cargas, quando são levados em consideração diversos fatores, como, por exemplo, a embalagem e o carregamento das mercadorias no veículo de forma segura, a climatização para manter a qualidade do produto, o cuidado para seguir a rota sem atrasos e a constante supervisão de controle da carga, afirma-se corretamente que se trata da seguinte etapa: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: C
6: A
7: D
8: D
9: D
10: C
11: C
12: B
13: D
14: C
15: A
16: A
17: C
18: B
19: D
20: C