Questões de Concurso Para câmara de pilõezinhos - pb

Foram encontradas 17 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q991065 Redação Oficial
Sobre os pronomes de tratamento na redação oficial, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q991064 Redação Oficial

Acerca dos documentos enquadrados no denominado Padrão Ofício, leia com atenção as assertivas abaixo:


I- Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

II- Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial totalmente idênticas.

III- Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário.

IV- O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.

V- Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q991062 Redação Oficial

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que as palavras sejam acentuadas graficamente de acordo com os princípios normativos vigentes no Brasil.


Marque nos enunciados a seguir a alternativa que desrespeita essa recomendação.

Alternativas
Q991060 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem. Assinale a alternativa cuja concordância verbal está INADEQUADA conforme as orientações da norma culta.
Alternativas
Q991059 Redação Oficial

Leia as proposições sobre Redação Oficial e marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.


( ) A redação oficial deve ser redigida segundo fundamentos de ordem ética, legal, linguística e estética.

( ) Na elaboração e emissão de documentos oficiais ao lado da boa-vontade, a honestidade deve pautar a conduta funcional, e os documentos elaborados devem representar obrigatoriamente a verdade, sem nada acrescentar ou subtrair.

( ) Ao escrever textos oficiais, a linguagem deve ser adaptada a cada região para assim, haver melhor entendimento.

( ) A finalidade básica da redação oficial é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato.

( ) As comunicações oficiais não são necessariamente uniformes, pois há sempre vários receptores.


Está CORRETA a alternativa:

Alternativas
Q991058 Redação Oficial

Leia as proposições sobre os fechos para comunicações oficiais.


I- O fecho das comunicações oficiais fica a critério da cada redator, de acordo com a região em que o documento é expedido.

II- Com o intuito de simplificá-los e uniformizá-los, o manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.

III- Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, emprega-se: “Atenciosamente”.

IV- Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior emprega-se: “Atenciosamente.”


É VERDADE o que se afirma apenas em

Alternativas
Q991057 Redação Oficial

O(A) ______________ é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


A alternativa que completa a lacuna acima é:

Alternativas
Q991056 Redação Oficial

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza é requisito básico de todo texto oficial. Por isso a ambiguidade deve ser evitada nos textos oficiais.


Nos enunciados a seguir marque o que NÃO apresenta ambiguidade.

Alternativas
Q991054 Redação Oficial

Acerca do Correio Eletrônico (e-mail) nas correspondências oficiais, julgue cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, responda o que se pede.


I- O e-mail deve ser evitado em comunicações oficiais, pois não tem valor documental.

II- O campo assunto deve ser de fácil compreensão e de organização para ambos os envolvidos: remetente e destinatário.

III- Ainda que não haja definição de uma forma rígida para a estrutura das comunicações por e-mail, devem-se observar a impessoalidade e o uso do padrão culto da linguagem nesse tipo de comunicação.

IV- A mensagem do e-mail que encaminha algum arquivo deve trazer todas as informações relativas a seu conteúdo, para rápida e precisa identificação do assunto por quem o recebe.

V- O e-mail tornou-se um meio de comunicação barato, rápido e muito útil, sendo uma das principais ferramentas para a transmissão de documentos.


É VERDADE o que se afirma apenas em

Alternativas
Q991052 Redação Oficial
Sobre o uso de gírias nas correspondências oficiais, o Manual de Redação assim se posiciona:
Alternativas
Q991051 Redação Oficial

Considerando-se as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, são princípios essenciais que orientam a elaboração dos atos e comunicações oficiais:


I- Impessoalidade, uniformidade, concisão.

II- Marcas de pessoalidade, clareza de expressão, subjetividade.

III- Ambiguidade, concisão e clareza.


É VERDADE o que se afirma em:

Alternativas
Q991045 Noções de Informática
Uma possível definição de URL(Universal Resource Locator) é:
Alternativas
Q991034 Português

Identifique, dentre as proposições de I a III, aquela(s) cujo conteúdo é falso com relação ao conteúdo desenvolvido na resenha escrita pelo jornalista e professor de comunicação da UFRJ- Paulo Roberto Pires.


I- O texto traz uma análise de dois textos literários (contos) que, embora reproduzam situações diferentes, por retratarem épocas distintas, refletem sobre o mesmo tema – o distanciamento entre pobres e ricos causado pelo sentimento de medo e raiva.

II- Com base na afirmação que encerra o texto, de que “o outro” teria passado de exterminador nos anos 1970 a protagonista e narrador nos tempos atuais, o autor deixa clara a ideia de que já não há mais preconceito.

III- O autor do texto, além de dar detalhes das duas obras cotejadas, ressalta a relevância do tema, e, sobretudo, convida o leitor a conferir a obra mais recente, o que é próprio da resenha jornalística.


Assinale a alternativa que corresponde ao que se pede:

Alternativas
Q991029 Português

Advérbio é uma palavra ou expressão modificadora – relativamente a outro termo, ou mesmo uma oração – que acrescenta informações circunstancias de tempo, lugar, modo, intensidade, causa, condição, etc. Assim, considerando o contexto de ocorrência dos advérbios em destaque nos fragmentos textuais abaixo listados, relacione os sentidos expressos na coluna à esquerda com os advérbios correspondentes na coluna à direita.


I- De acordo com o Ministério da Saúde, dos 207,6 milhões de brasileiros, 53,8% estão acima do peso. Na década de 70, o índice no país era bem menor: 24%.

II- A popularização dos micro-ondas e dos freezers contribuiu bastante para isso.

III- Embora prático, esse cardápio é quase sempre pouco saudável, como a maioria das atrações das redes de fast-food. E o pior: muitas vezes, engorda.

IV- Os especialistas chamam a atenção para o fato de que frequentemente em supermercados os alimentos naturais ocupam menos espaço, e como menor destaque que os produtos industrializados.


1. Tempo

2. Lugar

3. Modo

4. Dúvida

5. Intensidade


( ) Bem

( ) Bastante

( ) Quase

( ) Sempre

( ) Frequentemente

( ) Menos


A sequência numérica CORRETA é:

Alternativas
Q991028 Português
Sob o aspecto da organização do texto, algumas palavras ou expressões retomam informações ou apontam para outras presentes no texto. Assim, sob o aspecto da coesão referencial, é FALSO o que se afirma em:
Alternativas
Q991027 Português

Analise a adequação das proposições abaixo enquanto paráfrases resumitivas dos tópicos temáticos desenvolvidos no texto base.


I- A oferta de alimentos semiprontos e congelados, aliada à facilidade para a aquisição de micro-ondas e freezers, concorre para o aumento da obesidade, embora não sejam os únicos responsáveis pelo quadro.

II- Em comparação aos Estados Unidos, a obesidade infantil no Brasil preocupa mais, devido ao acelerado crescimento no número de crianças atingidas pela doença, como demonstram os registros levantados no decorrer de 20 anos: crescimento de 239% no Brasil e 66% nos Estados Unidos.

III- O aumento de impostos sobre produtos açucarados e a proibição de produtos industrializados nas escolas são os únicos meios de frear os casos de obesidade infantil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.


Pode-se afirmar que NÃO corresponde totalmente com o conteúdo do texto o que se declara em:

Alternativas
Q991026 Português

Leia a charge abaixo com atenção para os elementos visuais e linguísticos que lhe conferem sentido.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ8C4Eeea M3KS6HMIju9aLvLxUlv555CzSaC2H_Qk_pyv37D0i2qA.


Pode-se afirmar que o tom crítico e humorístico do texto resulta da

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: D
6: C
7: D
8: A
9: E
10: E
11: A
12: B
13: D
14: X
15: C
16: D
17: C