O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 195 questões

Q754845 Pedagogia
O Coordenador Pedagógico, como especialista em assuntos educacionais, tem atribuições que o distinguem de outros integrantes da comunidade escolar. São atribuições do Coordenador Pedagógico: 1. Garantir a realização do horário de trabalho pedagógico coletivo, planejando-o, de forma a garantir sua produtividade. 2. Fiscalizar a entrada e saída de alunos. 3. Conferir se as salas de aulas estão limpas e organizadas antes do início das aulas. 4. Fornecer bases teóricas para nortear a reflexão sobre as práticas. 5. Organizar encontros de docentes por área e por disciplinas. 6. Substituir professores que faltam. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q754844 Pedagogia
No documento Diretrizes para a Educação Infantil Nacional o MEC expressa deliberações relativas aos Fundamentos Norteadores da Educação Infantil. São eles: 1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do respeito ao Bem Comum. 2. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática. 3. Princípios Culturais de Preservação do Patrimônio Artístico e das Manifestações Folclóricas. 4. Princípios Conceituais de Desenvolvimento pleno das capacidades cognitivas e apropriação de conteúdos historicamente constituídos pela humanidade. 5. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais. Constituem princípios que devem fundamentar as práticas na Educação infantil:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q754843 Pedagogia
A Constituição Federal estabelece no artigo 206 os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado. Dentre eles, destaca-se a gestão democrática do ensino público, na forma da lei. Cabe, no entanto, aos sistemas de ensino, definirem as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: 1. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. 2. Participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. 3. Constituição de conselhos de bairros, responsáveis pela supervisão e controle de atos e ações no âmbito escolar. 4. Criação de conselhos escolares que fomentem os elementos indispensáveis à gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência. São princípios referentes à gestão democrática:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q754842 Pedagogia
Na tradição brasileira, a partir de diretrizes e normas gerais provenientes do governo federal, os Estados e Municípios devem elaborar e implementar orientações curriculares às suas redes de escolas. E, pela nova LDB, as próprias escolas devem também reelaborar especificamente essas orientações, mediante a construção coletiva de seu Projeto Político-Pedagógico. No que se refere a esse processo, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q754841 Pedagogia
Na atualidade alguns discursos ganham força na teoria da educação. Tais discursos e teorias, centrados na problemática educacional e na contradição existente entre teoria e prática, produzem explicações considerando certos aspectos no que se refere a sua função social. De acordo com a contribuição teórica que visa a explicar a função social da escola, relacione as colunas: Coluna 1 1. Antônio Gramsci 2. Demerval Saviani 3. Pérez Gómez 4. Pierre Bourdieu Coluna 2 ( ) A escola é o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos níveis. ( ) A escola é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural. ( ) A escola, como instituição socializadora das novas gerações, cumpre uma função puramente conservadora de garantir a reprodução social e cultural como requisito para a sobrevivência da sociedade. ( ) A escola é marcada pela tendência à conservação. Mas a superação dessa função puramente conservadora é possível pela retomada vigorosa da luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino para as camadas populares, garantindo aos trabalhadores o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pelos homens. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: E
5: B