Questões de Concurso
Para prefeitura de candeias - ba
Foram encontradas 552 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analise os diversos aplicativos mencionados abaixo.
I. Outlook
II. Impress
III. Excel
IV. Firefox
Assinale a alternativa que os apresenta respectivamente.
Leia com atenção o fragmento adaptado do livro “O homem e seus símbolos” de Carl Gustav Jung para responder à questão a seguir.
O homem utiliza a palavra escrita ou falada para expressar o que deseja transmitir. Sua linguagem é cheia de símbolos, mas ele também, muitas vezes, faz uso de sinais ou imagens não estritamente descritivos. Alguns são simples abreviações ou uma série de iniciais como ONU, UNICEF ou UNESCO; outros são marcas comerciais conhecidas, nomes de remédios patenteados, divisas e insígnias. Apesar de não terem nenhum sentido intrínseco, alcançaram, pelo seu uso generalizado ou por intenção deliberada, significação reconhecida. Não são símbolos: são sinais e servem, apenas, para indicar os objetos a que estão ligados.
O que chamamos símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diária, embora possua conotações especiais além do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga, desconhecida ou oculta para nós. (...) Existem (...) objetos tais como a roda e a cruz, conhecidos no mundo inteiro, mas que possuem, sob certas condições, um significado simbólico.
O que simbolizam exatamente ainda é motivo de controversas suposições.
Assim, uma palavra ou uma imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato. Esta palavra ou esta imagem têm um aspecto “inconsciente” mais amplo, que nunca é precisamente definido ou de todo explicado. E nem podemos ter esperanças de defini-la ou explicá-la. Quando a mente explora um símbolo, é conduzida a ideias que estão fora do alcance da nossa razão. A imagem de uma roda pode levar nossos pensamentos ao conceito de um sol “divino’’ mas, neste ponto, nossa razão vai confessar a sua incompetência: o homem é incapaz de descrever um ser “divino”. Quando, com toda a nossa limitação intelectual, chamamos alguma coisa de “divina”, estamos dando-lhe apenas um nome, que poderá estar baseado em uma crença, mas nunca em uma evidência concreta.
Por existirem inúmeras coisas fora do alcance da
compreensão humana é que frequentemente utilizamos
termos simbólicos como representação de conceitos que não
podemos definir ou compreender integralmente. Esta é uma das
razões por que todas as religiões empregam uma linguagem
simbólica e se exprimem através de imagens. Mas este uso
consciente que fazemos de símbolos é apenas um aspecto de
um fato psicológico de grande importância: o homem também
produz símbolos, inconsciente e espontaneamente, na forma
de sonhos.
De acordo com a leitura atenta do texto acima e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O trecho a seguir “mas ele também (...) faz uso de sinais ou imagens” é classificado como Oração Coordenada Sindética Adversativa.
II. O trecho a seguir “Apesar de não terem nenhum sentido intrínseco” é classificado como Oração Subordinada Adverbial Concessiva.
III. O trecho a seguir “Por existirem inúmeras coisas fora do alcance da compreensão humana” é classificado como Oração Subordinada Adverbial Consecutiva.
IV. No trecho “como representação de conceitos que não podemos definir”, a expressão destacada é uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Leia com atenção o fragmento adaptado do livro “O homem e seus símbolos” de Carl Gustav Jung para responder à questão a seguir.
O homem utiliza a palavra escrita ou falada para expressar o que deseja transmitir. Sua linguagem é cheia de símbolos, mas ele também, muitas vezes, faz uso de sinais ou imagens não estritamente descritivos. Alguns são simples abreviações ou uma série de iniciais como ONU, UNICEF ou UNESCO; outros são marcas comerciais conhecidas, nomes de remédios patenteados, divisas e insígnias. Apesar de não terem nenhum sentido intrínseco, alcançaram, pelo seu uso generalizado ou por intenção deliberada, significação reconhecida. Não são símbolos: são sinais e servem, apenas, para indicar os objetos a que estão ligados.
O que chamamos símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diária, embora possua conotações especiais além do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga, desconhecida ou oculta para nós. (...) Existem (...) objetos tais como a roda e a cruz, conhecidos no mundo inteiro, mas que possuem, sob certas condições, um significado simbólico.
O que simbolizam exatamente ainda é motivo de controversas suposições.
Assim, uma palavra ou uma imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato. Esta palavra ou esta imagem têm um aspecto “inconsciente” mais amplo, que nunca é precisamente definido ou de todo explicado. E nem podemos ter esperanças de defini-la ou explicá-la. Quando a mente explora um símbolo, é conduzida a ideias que estão fora do alcance da nossa razão. A imagem de uma roda pode levar nossos pensamentos ao conceito de um sol “divino’’ mas, neste ponto, nossa razão vai confessar a sua incompetência: o homem é incapaz de descrever um ser “divino”. Quando, com toda a nossa limitação intelectual, chamamos alguma coisa de “divina”, estamos dando-lhe apenas um nome, que poderá estar baseado em uma crença, mas nunca em uma evidência concreta.
Por existirem inúmeras coisas fora do alcance da
compreensão humana é que frequentemente utilizamos
termos simbólicos como representação de conceitos que não
podemos definir ou compreender integralmente. Esta é uma das
razões por que todas as religiões empregam uma linguagem
simbólica e se exprimem através de imagens. Mas este uso
consciente que fazemos de símbolos é apenas um aspecto de
um fato psicológico de grande importância: o homem também
produz símbolos, inconsciente e espontaneamente, na forma
de sonhos.
Leia o trecho abaixo extraído do texto lido e assinale a alternativa que preenche respectivamente as lacunas, preservando o seu sentido original e respeitando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa.
“__________ a mente explora um símbolo, é conduzida __________estão fora do alcance da nossa razão. A imagem de uma roda pode levar nossos pensamentos ___________ um sol ‘divino’ mas, neste ponto, nossa razão vai a sua incompetência: o homem é incapaz de descrever um ser “divino”.
Leia atentamente a notícia a seguir para responder à questão.
Depressão deve ser prevenida a partir da infância, dizem especialistas (ALISSON, Elton - Revista Exame).
(texto adaptado)
Considerada o mal do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo.
A fim de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental nessa fase da vida é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes, desde cedo, de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro. (...)
“Se desde crianças as pessoas forem capazes de processar, entender e compreender melhor emoções, como tristeza, raiva e medo, elas terão muito mais clareza e condições para lidar com elas e, provavelmente, serão menos afetadas pelo estresse e outros sentimentos”, disse Adriana Fóz, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. (...)
Em adolescentes, os sintomas de depressão mais comuns são alteração de humor, caracterizada por predomínio de tristeza, melancolia e irritabilidade, juntamente com a perda de entusiasmo por atividades que despertavam interesse e prazer, além de mudanças nos padrões de sono e de apetite, maior sensação de cansaço e a persistência de pensamentos negativos sobre si e em relação ao futuro. (...)
O desconhecimento sobre saúde mental, a fantasia de que adolescência e juventude são períodos excelentes da vida e, portanto, não é possível estar deprimido nelas, além da opinião deturpada de que a depressão é sinônimo de fraqueza, dificultam o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento da doença, apontaram os participantes.(...)
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de depressão e outros transtornos mentais em adolescentes são a exposição ao bullying – atos reiterados de intimidação e violência física ou psicológica –, a exposição a maus-tratos e situações de violência na comunidade, além do uso de drogas.
Um dos fatores mais importantes, contudo, é a sensação
de rejeição ou exclusão social, ressaltaram os pesquisadores.
(...)
Leia atentamente a notícia a seguir para responder à questão.
Depressão deve ser prevenida a partir da infância, dizem especialistas (ALISSON, Elton - Revista Exame).
(texto adaptado)
Considerada o mal do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo.
A fim de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental nessa fase da vida é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes, desde cedo, de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro. (...)
“Se desde crianças as pessoas forem capazes de processar, entender e compreender melhor emoções, como tristeza, raiva e medo, elas terão muito mais clareza e condições para lidar com elas e, provavelmente, serão menos afetadas pelo estresse e outros sentimentos”, disse Adriana Fóz, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. (...)
Em adolescentes, os sintomas de depressão mais comuns são alteração de humor, caracterizada por predomínio de tristeza, melancolia e irritabilidade, juntamente com a perda de entusiasmo por atividades que despertavam interesse e prazer, além de mudanças nos padrões de sono e de apetite, maior sensação de cansaço e a persistência de pensamentos negativos sobre si e em relação ao futuro. (...)
O desconhecimento sobre saúde mental, a fantasia de que adolescência e juventude são períodos excelentes da vida e, portanto, não é possível estar deprimido nelas, além da opinião deturpada de que a depressão é sinônimo de fraqueza, dificultam o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento da doença, apontaram os participantes.(...)
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de depressão e outros transtornos mentais em adolescentes são a exposição ao bullying – atos reiterados de intimidação e violência física ou psicológica –, a exposição a maus-tratos e situações de violência na comunidade, além do uso de drogas.
Um dos fatores mais importantes, contudo, é a sensação
de rejeição ou exclusão social, ressaltaram os pesquisadores.
(...)
Leia atentamente a notícia a seguir para responder à questão.
Depressão deve ser prevenida a partir da infância, dizem especialistas (ALISSON, Elton - Revista Exame).
(texto adaptado)
Considerada o mal do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo.
A fim de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental nessa fase da vida é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes, desde cedo, de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro. (...)
“Se desde crianças as pessoas forem capazes de processar, entender e compreender melhor emoções, como tristeza, raiva e medo, elas terão muito mais clareza e condições para lidar com elas e, provavelmente, serão menos afetadas pelo estresse e outros sentimentos”, disse Adriana Fóz, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. (...)
Em adolescentes, os sintomas de depressão mais comuns são alteração de humor, caracterizada por predomínio de tristeza, melancolia e irritabilidade, juntamente com a perda de entusiasmo por atividades que despertavam interesse e prazer, além de mudanças nos padrões de sono e de apetite, maior sensação de cansaço e a persistência de pensamentos negativos sobre si e em relação ao futuro. (...)
O desconhecimento sobre saúde mental, a fantasia de que adolescência e juventude são períodos excelentes da vida e, portanto, não é possível estar deprimido nelas, além da opinião deturpada de que a depressão é sinônimo de fraqueza, dificultam o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento da doença, apontaram os participantes.(...)
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de depressão e outros transtornos mentais em adolescentes são a exposição ao bullying – atos reiterados de intimidação e violência física ou psicológica –, a exposição a maus-tratos e situações de violência na comunidade, além do uso de drogas.
Um dos fatores mais importantes, contudo, é a sensação
de rejeição ou exclusão social, ressaltaram os pesquisadores.
(...)
Preserve o sentido original do trecho extraído, respeite a Gramática Normativa da Língua Portuguesa e assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
“Alguns fatores _______________ outros transtornos mentais em adolescentes são a exposição ______________, a exposição ______________ na comunidade, além do uso de drogas”.
Leia com atenção a tira de “Garfeld”, criada pelo cartunista Jim Davis, para responder à questão a seguir.

De acordo com a leitura atenta da tira e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No primeiro quadrinho, a palavra “Garfield” é classificada sintaticamente como um Vocativo, pois refere-se diretamente ao interlocutor, chamando-o para o diálogo.
II. No primeiro quadrinho, a grafa da palavra “porque” está em desacordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, já que no contexto em que está inserida ela tem o mesmo valor semântico da expressão “por qual razão”.
III. O verbo “seríamos”, no último quadrinho, indica uma possibilidade, uma incerteza, o que explica sua conjugação no Modo Subjuntivo.
IV. A expressão “alvos fáceis” é um Objeto Direto, já que complementa o sentido do verbo “ser” sem o auxílio de nenhuma preposição.
Leia com atenção a tira de “Garfeld”, criada pelo cartunista Jim Davis, para responder à questão a seguir.

Na fisiologia pulmonar, o volume corrente é o volume de ar inspirado ou expirado em cada respiração normal. Assinale a alternativa que apresenta o valor que corresponde a esse volume em um indivíduo adulto.
A triagem de Manchester é muito utilizada nos prontos socorros brasileiros. Ela classifica os pacientes em cores e tempo de atendimento. Quando um paciente é classificado em amarelo, há um tempo máximo de espera para ser atendido, de acordo com o protocolo Manchester. Sobre isto, assinale a alternativa correta.
O processo de enfermagem é operacionalizado em etapas, propiciando ordem e direção ao cuidado de enfermagem ajudando o profissional enfermeiro a tomar decisões além de prever e avaliar consequências. O quadro abaixo descreve as etapas do processo de enfermagem e suas ações. Assinale a alternativa que relaciona a sequência correta de cada etapa com sua respectiva ação.
|
Etapas do processo de Enfermagem |
Ações |
(1) Primeira etapa |
( ) Avaliação |
(2) Segunda etapa |
( ) Implementação |
(3) Terceira etapa |
( ) Planejamento |
(4) Quarta etapa |
( ) Diagnóstico de Enfermagem |
(5) Quinta etapa |
( ) Investigação |
O jogo é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança. Com ele, a criança consegue desenvolver inteligências múltiplas, que conduzem a um maior contato com o seu dia a dia. Piaget , Vigotsky e Wallon trazem diferentes concepções para o jogo.
Figura 6
Fonte: Google Imagens (2016)
Considerando essas concepções e de acordo com a figura 6, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Vigotsky
( 2 ) Wallon
( 3 ) Piaget
( ) O jogo acompanha o desenvolvimento da inteligência, vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.
( ) O jogo é uma atividade voluntária da criança e é pelo corpo e pela sua projeção motora que a criança estabelece a primeira comunicação com o meio.
( ) O brincar é a imaginação em ação. O brinquedo que comporta uma situação imaginária também comporta uma regra relacionada com o que está sendo representado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
No ensino e aprendizagem da matemática, um dos aspectos relevantes a se considerar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), diz respeito à organização dos conteúdos.
Em relação à organização dos conteúdos, é correto afirmar que
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – Geografia estabelecem em sua organização curricular um conjunto de conhecimentos considerados temas transversais: saúde, meio ambiente, ética, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho e consumo.
Considerando as razões que justificam a organização desses temas transversais como parte da proposta curricular, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Um país tão complexo como o Brasil requer, na elaboração de uma proposta curricular nacional, atenção específica para as diferenças regionais afirmando a primazia do local sobre o global.
( ) Uma sociedade complexa como a brasileira torna fundamental que se promova uma educação atenta para a pluralidade de referências étnicas e que se afirme o princípio da convivência democrática.
( ) A transversalidade resulta do reconhecimento de que há problemas que não podem ser explicados pelos conteúdos de uma disciplina ou área de conhecimento em particular, mas na articulação de saberes de diferentes campos.
( ) A saúde, como componente transversal, não deve ser entendida como ausência de uma patologia específica, mas no estudo acerca da qualidade da interação dos indivíduos com o meio físico e sociocultural onde habitam, o que requer referências diversas do conhecimento.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“A avaliação, enquanto relação dialógica, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão.” (HOFFMANN, 1996, p. 148).
Sobre o processo avaliativo, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A avaliação se confunde, ou equivale, à possibilidade de aferir quantitativamente os conteúdos conceituais que os alunos foram capazes de reproduzir.
( ) A avaliação deve servir tanto para os estudantes reconhecerem sua aprendizagem como para os professores reordenarem suas estratégias de trabalho.
( ) A avaliação da aprendizagem implica a reorientação da relação didática em situação escolar, de tal forma que professores e estudantes precisam estar atentos aos processos e resultados.
( ) A avaliação é um processo contínuo, que deve contribuir para o trabalho formativo, e que se realiza a partir de instrumentos diversos que se adequam aos objetivos propostos para a aprendizagem.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
O letramento é o “desenvolvimento de habilidades de uso do sistema alfabético em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita” (SOARES, 2003, p. 18).“Como se trata de uma prática social complexa, se a escola pretende converter a leitura em objeto de aprendizagem deve preservar sua natureza e sua complexidade, sem descaracterizá-la. Isso significa trabalhar com a diversidade de textos e de combinações entre eles” (BRASIL, 1997, p. 41).
Para alcançar as orientações dadas no texto acima, será necessário considerar a centralidade do ensino na
Fundamentando-se nas novas teorias sobre gêneros textuais, leitura e escrita, o ensino de Língua Portuguesa vem se modificando muito nos últimos anos, entretanto ainda permanecem em sala de aula práticas cristalizadas como as que separam as aulas de língua portuguesa em aulas de leitura, escrita e análise linguística, poucas vezes se preocupando com a oralidade. Também ainda é comum o ensino da língua centrar-se na exploração dos gêneros escolarizados, ou seja, aqueles que só circulam na escola, considerados mais adequados ao ensino da disciplina, como pode ser observado na figura 5.
Figura 5 – Tirinha de Mafalda
Fonte: Google Imagens (2016)
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que a tirinha apresentada na figura 5
“A educação em artes visuais requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e experiências relacionados aos materiais, às técnicas e às formas visuais de diversos momentos da história, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal.” (BRASIL, 1997, p.45).
Sobre o processo de ensino e aprendizagem de artes, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Artes no Fundamental I, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A escola tem o papel de preservar e impulsionar a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem, preservando a autonomia do aluno e favorecendo o contato sistemático com os conteúdos, temas e atividades.
( ) O conjunto de conteúdos de artes no Ensino Fundamental está articulado em três eixos: produção (fazer artístico), fruição (apreciação significativa de arte) e reflexão (construção do conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal e do grupo/história das culturas humanas).
( ) As modalidades artísticas a serem trabalhadas em cada ciclo do Ensino Fundamental estão claramente definidas nos PCN. Assim, no Ensino Fundamental I, o ensino de artes deve se limitar às artes visuais (pintura, colagem e escultura), dança e música. Outras formas de expressão artística são reservadas ao Fundamental II.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“Para o ensino de Ciências Naturais é necessária a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade. Portanto, é necessário considerar as estruturas de conhecimento envolvidas no processo de ensino e aprendizagem — do aluno, do professor, da Ciência.” (BRASIL, 1997, p.27).
Sobre o ensino e aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental, analise as assertiva e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O processo de ensino e aprendizagem pode ficar mais dinâmico, a partir da orientação de trabalhos escolares sobre fenômenos da natureza.
( ) O estabelecimento de relações entre o comum e o diferente, entre o geral e o particular, são processo essenciais para a estruturação do pensamento científico.
( ) O grau de amadurecimento intelectual e emocional do aluno e sua formação escolar não são relevantes na elaboração de conhecimentos prévios sobre o conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.
( ) O ensino de ciência se resume à apresentação de definições científicas. As definições são o ponto de chegada do processo de ensino, ou seja, aquilo que se pretende que o aluno compreenda através das suas investigações.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“Pensar pedagogicamente os saberes geográficos numa perspectiva metodológica e significativa para os alunos implica desenvolver ações que reestruturem os conteúdos, inovem os procedimentos e estabeleçam com clareza os objetivos. Desse modo, considera-se que a prática educativa da construção de conceitos, atitudes e procedimentos, socialmente, no grupo familiar ou na escola, se faz considerando o conhecimento prévio do aluno, participando do processo de aprendizagem ao possibilitar conflitos cognitivos durante o trabalho dos alunos com o material escolar e mesmo fornecendo informações com o propósito de suscitar a reorganização das ideias prévias das crianças na direção do saber a ser ensinado” (CASTELLAR, 2006, p. 11).
O ensino de geografia conheceu, desde o final da década de 80, um processo importante de redefinição em seus objetivos, conteúdos e procedimentos, fruto dos debates no interior da geografia e nas ciências da educação.
Baseado no texto acima e nos debates em torno da geografia escolar, é correto afirmar que