Questões de Concurso Para prefeitura de gado bravo - pb

Foram encontradas 109 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2776258 Medicina

Um estudo realizado em São Paulo, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, investigou 671 vítimas de abuso sexual. No grupo de crianças, em 84,5% dos casos, o agressor era conhecido, sendo que em 60% dos casos este era do núcleo familiar (pai, padrasto, tio e avô) e em 40% o vizinho ou outro conhecido. Entre os adolescentes, 27,7% conheciam o agressor, sendo que em 38,5% dos casos o agressor era do núcleo familiar e em 61,5% eram pessoas próximas da família (vizinho ou outro conhecido). Estes resultados indicam a predominância do abuso sexual no próprio ambiente doméstico. Acerca desse tema, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso):


( ) O abuso sexual acomete jovens e mulheres, é repetitivo e com determinantes desconhecidos.

( ) O abuso sexual extrafamiliar é qualquer forma de prática sexual envolvendo uma criança /adolescente e alguém que não faça parte da família.

( ) Abuso psicológico é toda forma de rejeição, discriminação, depreciação ou desrespeito em relação à criança ou adolescente.

( ) O abuso sexual pode envolver comportamentos como punir, humilhar ou aterrorizar com graves agressões verbais e cobranças exageradas, baseadas em expectativas irreais em relação ao bom comportamento ou ao desempenho escolar.

( ) O abuso psicológico é o tipo de violência dos mais difíceis de ser identificado, pela sutileza e pela falta de materialidade dos atos, embora tenha impacto negativo profundo sobre o desenvolvimento biopsicossocial.


Portanto, está CORRETA a sequência:

Alternativas
Q2776251 Medicina

Segundo dados do INCA, o número de casos novos diagnosticados de câncer de próstata no mundo é de aproximadamente 543 mil casos por ano, representando 15,3% de todos os casos incidentes de câncer em países desenvolvidos e 4,3 % dos casos em países em desenvolvimento. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais prevalente em homens, com estimativa de 1,5 milhão com diagnóstico nos últimos anos. É, também, considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Acerca desse tema, pode-se afirmar que:


I- Até o momento, não são conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata.

II- De um modo geral, observa-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer.

III- Recomenda-se: praticar atividades físicas, no mínimo, durante trinta minutos por dia; ter uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, leguminosas; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; evitar o uso abusivo do álcool; não fumar; manter o peso na medida certa.

IV- O toque retal e o PSAnão são suficientes para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.


Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Alternativas
Q2776246 Medicina

Considerando o diagnóstico de Apendicite Aguda em gestante, pode-se afirmar que:


I- Quando ocorre durante gravidez inicial, o quadro clínico não difere de uma apendicite em mulher não-grávida.

II- A dor abdominal é localizada no mesogástrio ou no quadrante abdominal inferior direito e reação de parede, acompanhada de náuseas e vômitos.

III- À medida que a gravidez evolui a dor aparece com uma localização mais imprecisa e difusa, sempre mais intensa na fossa ilíaca direita ou no flanco direito.

IV- Chama-se a atenção para o fato de o útero em crescimento deslocar o apêndice para cima e para o lado, posicionando-o por trás do útero e do ligamento largo. O ponto de maior sensibilidade desloca-se para cima e para o lado, sendo encoberto pelo ligamento largo, dificultando o diagnóstico.

V- A dor à descompressão brusca é mais generalizada e o sinal de Rovsing apresenta uma frequência maior de positividade (provavelmente pela diminuição do espaço entre o ceco e o útero gravídico).


Portanto, está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2776244 Medicina

A senhora I.M.S, de 70 anos, é atendida em Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência com escoriações pelo corpo e ferimento cortocontuso no couro cabeludo. Relata acompanhante que a senhora sofreu agressões praticadas por um filho, conhecidamente usuário de drogas. Considerando a violência doméstica no Brasil, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso) diante das proposições:


( ) A absoluta maioria das agressões é praticada no interior da residência.

( ) Há uma prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.

( ) O marido é o agressor na grande maioria dos casos.

( ) A relação conjugal, tem sido responsável pela esmagadora maioria dos agressores.

( ) Trata-se de uma questão eminentemente de gênero, para tanto há uma Lei específica para tratar dos casos.


Portanto, está CORRETA a sequência:

Alternativas
Q2776241 Medicina

São consideradas doenças do trabalho, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: E