Foram encontradas 360 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1810157 Português
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO

Paulo Freire, apresenta-se como o educador que ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador.
Para Paulo Freire, a educação é um ato de amor e de coragem, sustentada no diálogo, na discussão, no debate. O que requer o olhar para os saberes dos homens e mulheres, já que não ignoramos tudo, da mesma forma que não dominamos tudo. Cabe a nós a compreensão de que a história é um processo de participação de todos, e neste sentido é na escola que encontramos mais um lugar privilegiado para o ensino e a aprendizagem. Local que deve ser constituído pela sua natureza e especificidade.
Segundo Paulo Freire, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer sua palavra, o que significa sua iniciação quanto a compreender-se e aos demais, homens no mundo, e seu papel no processo de transformação. Compreender que o homem é um ser histórico e, portanto, é capaz de construir sua história participando ativamente com os outros no mundo, lembrando sempre que Paulo Freire se reporta ao mundo imediato dos sujeitos, isto é, o local onde vivem, criam, produzem e sonham.
Em todo o seu trabalho, Paulo Freire busca a coerência entre a razão humana e a consciência, pela qual o homem pode transformar-se e transformar o seu contexto social. Para o que é necessário a formação do homem realmente livre. Por ser livre, vai a origem das coisas, não deixando manipular-se, já que submete sua ação à reflexão, não permitindo massificar-se, ou seja, pela formação da consciência crítica, em que o ato de educar conduz a liberdade, combatendo a alienação dos homens através da compreensão do indivíduo como ser ele mesmo, desenvolvendo suas potencialidades, humanizando-se no exercício da responsabilidade que tem frente as mudanças sociais.
Para Paulo Freire, exercer a consciência é ter clareza sobre o aspecto dialético da educação, onde a conscientização implica, pois, que ultrapassemos a esfera espontânea de apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica na qual a realidade se dá como objeto cognoscível e na qual o homem assume uma posição epistemológica.
Nesse sentido, o homem passa a reconhecer suas tarefas fundamentais, o que só é possível quando deixa de ser dominado pelos mitos, onde a razão passa a predominar sobre a emoção. Pois, quanto mais o homem for capaz de refletir sua realidade, maiores condições ele terá de agir sobre ela, comprometendo-se assim em mudá-la, pelo fato de sentir-se inserido, partícipe, produtivo nela. Assim, o trabalho educativo será expressão da consciência crítica, quando os homens que o fazem, manifestam a capacidade de diálogo orientada para a práxis.
Evidentemente o conceito de práxis aqui utilizado não é aquele que evoca a pura e simples prática, antes, porém, constitui-se em atividade pensada, organizada. Ao que Paulo Freire afirma, a práxis é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SuTsfD.
Com base no texto 'PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:
I. Para Paulo Freire, o homem passa a reconhecer suas tarefas fundamentais quando é dominado pelos mitos e permite que a razão seja dominada pela emoção, afirma o texto. II. O conceito de práxis utilizado no texto é aquele que evoca a pura e simples prática, distanciando-se da atividade pensada e organizada. No texto, esse conceito aproxima-se daquele defendido por Paulo Freire, o qual afirma que a práxis é a reflexão e a ação dos homens sobre o mundo para mantê-lo inalterado.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810156 Pedagogia
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO

Paulo Freire, apresenta-se como o educador que ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador.
Para Paulo Freire, a educação é um ato de amor e de coragem, sustentada no diálogo, na discussão, no debate. O que requer o olhar para os saberes dos homens e mulheres, já que não ignoramos tudo, da mesma forma que não dominamos tudo. Cabe a nós a compreensão de que a história é um processo de participação de todos, e neste sentido é na escola que encontramos mais um lugar privilegiado para o ensino e a aprendizagem. Local que deve ser constituído pela sua natureza e especificidade.
Segundo Paulo Freire, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer sua palavra, o que significa sua iniciação quanto a compreender-se e aos demais, homens no mundo, e seu papel no processo de transformação. Compreender que o homem é um ser histórico e, portanto, é capaz de construir sua história participando ativamente com os outros no mundo, lembrando sempre que Paulo Freire se reporta ao mundo imediato dos sujeitos, isto é, o local onde vivem, criam, produzem e sonham.
Em todo o seu trabalho, Paulo Freire busca a coerência entre a razão humana e a consciência, pela qual o homem pode transformar-se e transformar o seu contexto social. Para o que é necessário a formação do homem realmente livre. Por ser livre, vai a origem das coisas, não deixando manipular-se, já que submete sua ação à reflexão, não permitindo massificar-se, ou seja, pela formação da consciência crítica, em que o ato de educar conduz a liberdade, combatendo a alienação dos homens através da compreensão do indivíduo como ser ele mesmo, desenvolvendo suas potencialidades, humanizando-se no exercício da responsabilidade que tem frente as mudanças sociais.
Para Paulo Freire, exercer a consciência é ter clareza sobre o aspecto dialético da educação, onde a conscientização implica, pois, que ultrapassemos a esfera espontânea de apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica na qual a realidade se dá como objeto cognoscível e na qual o homem assume uma posição epistemológica.
Nesse sentido, o homem passa a reconhecer suas tarefas fundamentais, o que só é possível quando deixa de ser dominado pelos mitos, onde a razão passa a predominar sobre a emoção. Pois, quanto mais o homem for capaz de refletir sua realidade, maiores condições ele terá de agir sobre ela, comprometendo-se assim em mudá-la, pelo fato de sentir-se inserido, partícipe, produtivo nela. Assim, o trabalho educativo será expressão da consciência crítica, quando os homens que o fazem, manifestam a capacidade de diálogo orientada para a práxis.
Evidentemente o conceito de práxis aqui utilizado não é aquele que evoca a pura e simples prática, antes, porém, constitui-se em atividade pensada, organizada. Ao que Paulo Freire afirma, a práxis é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SuTsfD.
Com base no texto 'PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire apresenta-se como o educador que, ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando se torne sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador, afirma o texto. II. Segundo Paulo Freire, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer sua palavra, o que significa sua iniciação quanto a compreender-se e aos demais, homens no mundo, e seu papel no processo de transformação, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810155 Pedagogia
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO

Paulo Freire, apresenta-se como o educador que ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador.
Para Paulo Freire, a educação é um ato de amor e de coragem, sustentada no diálogo, na discussão, no debate. O que requer o olhar para os saberes dos homens e mulheres, já que não ignoramos tudo, da mesma forma que não dominamos tudo. Cabe a nós a compreensão de que a história é um processo de participação de todos, e neste sentido é na escola que encontramos mais um lugar privilegiado para o ensino e a aprendizagem. Local que deve ser constituído pela sua natureza e especificidade.
Segundo Paulo Freire, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer sua palavra, o que significa sua iniciação quanto a compreender-se e aos demais, homens no mundo, e seu papel no processo de transformação. Compreender que o homem é um ser histórico e, portanto, é capaz de construir sua história participando ativamente com os outros no mundo, lembrando sempre que Paulo Freire se reporta ao mundo imediato dos sujeitos, isto é, o local onde vivem, criam, produzem e sonham.
Em todo o seu trabalho, Paulo Freire busca a coerência entre a razão humana e a consciência, pela qual o homem pode transformar-se e transformar o seu contexto social. Para o que é necessário a formação do homem realmente livre. Por ser livre, vai a origem das coisas, não deixando manipular-se, já que submete sua ação à reflexão, não permitindo massificar-se, ou seja, pela formação da consciência crítica, em que o ato de educar conduz a liberdade, combatendo a alienação dos homens através da compreensão do indivíduo como ser ele mesmo, desenvolvendo suas potencialidades, humanizando-se no exercício da responsabilidade que tem frente as mudanças sociais.
Para Paulo Freire, exercer a consciência é ter clareza sobre o aspecto dialético da educação, onde a conscientização implica, pois, que ultrapassemos a esfera espontânea de apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica na qual a realidade se dá como objeto cognoscível e na qual o homem assume uma posição epistemológica.
Nesse sentido, o homem passa a reconhecer suas tarefas fundamentais, o que só é possível quando deixa de ser dominado pelos mitos, onde a razão passa a predominar sobre a emoção. Pois, quanto mais o homem for capaz de refletir sua realidade, maiores condições ele terá de agir sobre ela, comprometendo-se assim em mudá-la, pelo fato de sentir-se inserido, partícipe, produtivo nela. Assim, o trabalho educativo será expressão da consciência crítica, quando os homens que o fazem, manifestam a capacidade de diálogo orientada para a práxis.
Evidentemente o conceito de práxis aqui utilizado não é aquele que evoca a pura e simples prática, antes, porém, constitui-se em atividade pensada, organizada. Ao que Paulo Freire afirma, a práxis é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SuTsfD.
Com base no texto 'PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire apresenta-se como o educador que, ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando se torne sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador, afirma o texto. II. Segundo Paulo Freire, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer sua palavra, o que significa sua iniciação quanto a compreender-se e aos demais, homens no mundo, e seu papel no processo de transformação, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810154 Pedagogia
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO

Paulo Freire, apresenta-se como o educador que ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador.
Para Paulo Freire, a educação é um ato de amor e de coragem, sustentada no diálogo, na discussão, no debate. O que requer o olhar para os saberes dos homens e mulheres, já que não ignoramos tudo, da mesma forma que não dominamos tudo. Cabe a nós a compreensão de que a história é um processo de participação de todos, e neste sentido é na escola que encontramos mais um lugar privilegiado para o ensino e a aprendizagem. Local que deve ser constituído pela sua natureza e especificidade.
Segundo Paulo Freire, é preciso que seja conferido ao homem o direito de dizer sua palavra, o que significa sua iniciação quanto a compreender-se e aos demais, homens no mundo, e seu papel no processo de transformação. Compreender que o homem é um ser histórico e, portanto, é capaz de construir sua história participando ativamente com os outros no mundo, lembrando sempre que Paulo Freire se reporta ao mundo imediato dos sujeitos, isto é, o local onde vivem, criam, produzem e sonham.
Em todo o seu trabalho, Paulo Freire busca a coerência entre a razão humana e a consciência, pela qual o homem pode transformar-se e transformar o seu contexto social. Para o que é necessário a formação do homem realmente livre. Por ser livre, vai a origem das coisas, não deixando manipular-se, já que submete sua ação à reflexão, não permitindo massificar-se, ou seja, pela formação da consciência crítica, em que o ato de educar conduz a liberdade, combatendo a alienação dos homens através da compreensão do indivíduo como ser ele mesmo, desenvolvendo suas potencialidades, humanizando-se no exercício da responsabilidade que tem frente as mudanças sociais.
Para Paulo Freire, exercer a consciência é ter clareza sobre o aspecto dialético da educação, onde a conscientização implica, pois, que ultrapassemos a esfera espontânea de apreensão da realidade, para chegarmos a uma esfera crítica na qual a realidade se dá como objeto cognoscível e na qual o homem assume uma posição epistemológica.
Nesse sentido, o homem passa a reconhecer suas tarefas fundamentais, o que só é possível quando deixa de ser dominado pelos mitos, onde a razão passa a predominar sobre a emoção. Pois, quanto mais o homem for capaz de refletir sua realidade, maiores condições ele terá de agir sobre ela, comprometendo-se assim em mudá-la, pelo fato de sentir-se inserido, partícipe, produtivo nela. Assim, o trabalho educativo será expressão da consciência crítica, quando os homens que o fazem, manifestam a capacidade de diálogo orientada para a práxis.
Evidentemente o conceito de práxis aqui utilizado não é aquele que evoca a pura e simples prática, antes, porém, constitui-se em atividade pensada, organizada. Ao que Paulo Freire afirma, a práxis é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SuTsfD.
Com base no texto 'PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto afirma que, para Paulo Freire, o trabalho educativo deve ser uma expressão da consciência crítica, sem relação com a prática ou com a realidade do educando. Para Freire, afirma o texto, quando os homens manifestam a capacidade de diálogo orientada para a práxis, o trabalho educativo torna-se eminentemente teórico. II. Para Paulo Freire, a educação impede o homem de buscar a origem das coisas, dos problemas sociais, de investigar novas possibilidades de melhorar a própria vida e as relações sociais, afirma o texto. Assim, Freire defende que o trabalho no ambiente escolar deve ser orientado pelos ensinamentos dos grandes teóricos de cada área de conhecimento, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810151 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. A mãe e o pai têm direitos e deveres iguais, assim como responsabilidades compartilhadas no cuidado e na educação da criança.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810150 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. É assegurado à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. II. É assegurado à criança e ao adolescente o direito de organização e participação em entidades estudantis.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810149 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. O planejamento é um processo em que se estabelece ‘para onde ir’ e quais as maneiras adequadas de se ‘chegar lá’, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, de modo que a educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo. II. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica não lançam um olhar crítico sobre a questão do currículo escolar. III. O trabalho em grupo valoriza a interação e favorece o desenvolvimento da autonomia.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810148 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação escolar deve ser processual, participativa, formativa, cumulativa, diagnóstica e, portanto, redimensionadora da ação pedagógica. II. A avaliação escolar não pode ser adotada como mera verificação de conhecimentos, visando ao caráter classificatório. III. O planejamento no contexto escolar compreende as atividades que supõem o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições externas que codeterminam a sua efetivação. O planejamento prevê a articulação com a avaliação porque, além de previsão e de organização, ele também é pesquisa e reflexão.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810147 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. O brincar é uma forma através da qual a criança tolhe sua interação com o mundo do adulto. II. O currículo tecnicista tem ênfase no planejamento e nos elementos técnicos do processo curricular, especialmente na metodologia e nos recursos técnicos. É uma concepção curricular de natureza instrumental, voltada para a racionalização do ensino e para o uso de meios e técnicas consideradas eficazes. III. A aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes é o instrumento para a construção da autonomia.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810146 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I.
Planejar, organizando a ação educativa, é oferecer um clima que favoreça o processo de construção do conhecimento, olhando para os objetivos que se pretendem alcançar, o potencial didático da equipe escolar, as estratégias utilizadas, os recursos e etapas a serem percorridas. II. O trabalho em grupo permite ao aluno propor novas regras e desenvolver atitudes que elevam a autonomia. III. Para Jean Piaget, o conhecimento é construído através da não interação entre o sujeito e os objetos e situações.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810145 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais e respeitem regras estabelecidas. II. O processo de aprendizagem compreende a interação dos alunos entre si, essencial à socialização. III. Os métodos não possuem relação com os objetivos e conteúdos no processo de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810144 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A autonomia, no ambiente escolar, envolve aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos. II. A avaliação é um momento necessário à construção de conhecimentos pelas crianças no processo de alfabetização. III. No processo de aprendizagem, o professor é o mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1810143 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. É assegurado à criança o direito de ser respeitada por seus educadores na escola. II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ser formulados a partir da base nacional comum, sem necessidade de complementação.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809764 Português
EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL

O atual sistema educacional brasileiro, e assim parece ser o de todos os demais países, gira em torno de uma demanda social sustentada pelo cenário político, social e econômico ao qual estamos todos submetidos. O sistema de valoração, ou seja, os valores que norteiam a forma como separamos as coisas com as quais entramos em contato em função de atributos que consideramos desejáveis ou repulsivos, assim como toda a hierarquia social, parece estar enviesado por esse mesmo caminho. Logo, não é de se espantar que os métodos educacionais estejam, em sua maior parte, direcionados para suprir essa demanda explícita da aquisição do poder imediato que a condição monetária nos proporciona. Mas assim como todo modelo hierárquico e linear, a demanda pela ascensão excede as possibilidades disponíveis, o que torna a escalada social exaustiva e exponencialmente custosa.
Aqui há um fator de diferenciação explícito: aqueles que possuem meios (econômicos), disposição, tempo e maior afinidade com aquilo que é mais valorizado conseguem ascender dentro da hierarquia estabelecida, enquanto os demais passam a ter de sacrificar o próprio bem-estar em nome da promessa de uma melhor posição econômica e social. Nesse contexto, o ensino institucional acaba sendo uma das ferramentas mais eficazes de manutenção dessa realidade.
Autores como Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, em sua obra “A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino”, buscaram evidências para mostrar que a escola e todo o sistema de ensino moderno existem como ferramenta de manutenção dos paradigmas sociais estabelecidos, passando por cima ou excluindo os diferentes e neutralizando as diferenças. Os autores baseiam-se no conceito de “violência simbólica”, isto é, o ato de imposição arbitrária do sistema simbólico da cultura dominante sobre os demais sujeitos.
Para Bourdieu e Passeron, o processo educativo baseia-se na ação pedagógica, que seria a manifestação integral da violência simbólica. Isso quer dizer que a ação pedagógica seria o meio pelo qual as instituições de ensino subjugam o sujeito e sua individualidade, obrigando-o a se posicionar no mundo social em conformidade com as noções preestabelecidas pelo pensamento ou cultura dominante.
Esse processo, no entanto, só é possível mediante a ação de uma autoridade pedagógica, que, no caso da educação institucional, está representada no professor e no ambiente escolar. É a figura da autoridade pedagógica que passa legitimidade para o processo de ensino e naturaliza a violência simbólica da ação pedagógica. Essa figura também pode estar representada em outros campos do meio social. A Igreja, por exemplo, em razão da autoridade que a religião lhe concede, é também uma autoridade pedagógica que incute valores nos indivíduos que fazem parte do convívio comum. Portanto, a figura da autoridade pedagógica conta sempre com a legitimação do meio social, tendo sempre como objetivo manter o valor social da ação.
Nesse sentido, segundo os autores, toda ação pedagógica é ato de violência simbólica ao tentar caminhar para a hegemonização cultural tendo como base o sistema simbólico do grupo dominante da sociedade. Diante disso, Bourdieu e Passeron também se preocuparam em demonstrar que, dentro do processo de educação, aqueles que estão mais ajustados ao modelo cultural imposto são os que conseguem manter maiores chances de inclusão social naquele meio específico. Já os que apresentam comportamento desviante acabam sofrendo sanções de cunho social, sendo excluídos do convívio ou marginalizados.
A partir dessas observações, os autores concluem que a reprodução social é uma condição fundamental para a existência de um sistema com base na dominação, de modo que, para que os moldes existentes de uma organização social permaneçam, é necessário que as instituições educadoras tornem-se cada vez mais eficazes agentes de reprodução social.

(OLIVEIRA, Lucas. Educação e reprodução social. Disponível em: http://bit.ly/2IYdLg4)
Com base no texto 'EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL', leia as afirmativas a seguir:
I. Ao afirmar que Boudieu e Passeron também se preocuparam em demonstrar que, dentro do processo de educação, aqueles que estão mais ajustados ao modelo cultural imposto são os que conseguem manter maiores chances de inclusão social naquele meio específico, o autor do texto propõe uma ligação com pressupostos marxistas citados no primeiro parágrafo do texto. II. Como mostra o texto, Bourdieu e Passeron concordam que toda ação pedagógica é um ato de violência simbólica e o professor, o responsável por romper um sistema fadado à reprodução de padrões culturais eleitos pela classe dominante.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809762 Matemática
Leia as afirmativas a seguir:
I.
Um capital de R$ 1.750, aplicado a juros de 2% ao mês, por um período de 4 meses, resultará em um montante maior que R$ 1.741 e menor que R$ 1.933, no período. II. Um carro foi vendido com um desconto de 39% sobre o preço inicial do veículo. Sabendo que o valor original do produto era de R$ 68.000, é correto afirmar que, após o desconto, o cliente pagou menos de R$ 43 mil pelo carro. III. Os preços da gasolina em um posto de combustível nos últimos 5 meses foram os seguintes: R$ 3,89 (mês 1), R$ 3,76 (mês 2), R$ 4,05 (mês 3), R$ 3,88 (mês 4) e R$ 3,96 (mês 5). Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que o preço da gasolina apresentou um aumento de mais de 1,74% sobre a média dos preços nos meses 1 a 4.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809761 Matemática
Leia as afirmativas a seguir:
I. Uma empresa concedeu um aumento na remuneração dos seus estagiários equivalente a 7,5%. Com o aumento, a remuneração desses estagiários passou a ser R$ 946. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor anterior da remuneração desses estagiários, sem o aumento, era de R$ 900. II. Um capital de R$ 4.000, aplicado a juros de 1% ao mês, por um período de 7 meses, resultará em um montante maior que R$ 4.544, no período. III. Um produto cujo preço é de R$ 25 foi vendido a um cliente que decidiu pagar pelo item utilizando, exclusivamente, moedas de 5 centavos. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que esse cliente precisou de mais de 630 dessas moedas para pagar por sua compra.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809745 Matemática
Leia as afirmativas a seguir:
I. Jeniffer é proprietária de uma lanchonete e percebeu que a razão entre o número de pessoas que tomam café puro e o número de pessoas que tomam café com leite, de manhã, é 3/5. Se durante um dia, 80 pessoas tomarem café de manhã nessa lanchonete, e supondo que essa razão permaneça a mesma, podemos afirmar que o número de pessoas que tomarão café com leite será de 30. II. Albérico realizou um investimento no valor de R$ 2.300 em um banco. Após 1 ano, Albérico observou que o seu investimento apresentou rendimentos da ordem de 1,5%, acumulando assim um montante de R$ 2.555.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809744 Matemática
Leia as afirmativas a seguir:
I. Numa progressão aritmética, qualquer termo, a partir do décimo, equivalerá à média geométrica dos seus sete termos antecessores. II. Uma piscina em formato retangular possui dimensões iguais a 10m de profundidade, 16m de largura e 131m de comprimento. Assim, é correto afirmar que o seu volume é igual a 22.332 m³.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809743 Matemática
Leia as afirmativas a seguir:
I. Se um estádio está com 12/35 dos seus lugares preenchidos, então menos de 29,7% da sua capacidade está ocupada. II. A raiz quadrada de 169 corresponde a 17.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1809742 Matemática
Leia as afirmativas a seguir:
I. A empresa ABC Serviços faturou R$ 123.580,02 no mês 1. Se no mês 2 seu faturamento foi de R$ 139.398,24, então verifica-se um crescimento de 12,8% na sua receita entre os meses considerados. II. Se Mariana investiu R$ 52 mil em uma aplicação financeira que rende 1,6% ao mês, durante dois meses, em regime de juros compostos, então, ao término do período considerado, ela terá obtido rendimentos superiores a R$ 1.200.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
101: D
102: B
103: A
104: D
105: A
106: A
107: C
108: D
109: C
110: C
111: C
112: D
113: B
114: C
115: C
116: A
117: D
118: D
119: D
120: A