Questões de Concurso Para prefeitura de campinápolis - mt

Foram encontradas 80 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2760071 Direito Sanitário

As leishmanioses são consideradas primariamente como uma zoonose, podendo acometer o homem, quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito, transformando-se em uma antropozoonose. Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I - Os agentes etiológicos da leishmaniose visceral são protozoários.

II - Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção. A enzootia canina tem precedido a ocorrência de casos humanos e a infecção em cães tem sido mais prevalente do que no homem. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais.

III - Existe vacinação para a prevenção de casos em humanos, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.


O número de afirmativas CORRETAS corresponde a:

Alternativas
Q2760070 Direito Sanitário

Atribua “V” se a assertiva for verdadeira ou “F” se for falsa e, após, assinale a alternativa que contém a sequência correta.


( ) No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti e sua transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito vetor.

( ) O Aedes aegypti é originário da África, possui a cor escura, rajado de branco nas patas e corpo, em tamanho é um pouco menor que um pernilongo comum.

( ) No seu ciclo de vida, o Aedes apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias.

( ) Um ovo do Aedes aegypti pode sobreviver por até 450 dias (aproximadamente de 1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele foi depositado fique seco. Se esse recipiente receber água novamente, o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva, posteriormente em pupa e atingir a fase adulta depois de, aproximadamente, dois ou três dias.

( ) A fêmea do Aedes aegypti costuma picar as pessoas durante o dia, para viabilizar a maturação dos ovos.

Alternativas
Q2760069 Direito Sanitário

Relacione as colunas no que se refere ao período de incubação das Hepatites:


1- Hepatite A.

2- Hepatite B.

3- Hepatite C.

4- Hepatite E.


( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente biológico e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 150 dias.

( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do indivíduo suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da infecção, varia de 15 a 50 dias (média de 30 dias).

( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 60 dias (média de 40 dias).

( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas da doença varia de 30 a 180 dias (média de 70 dias).


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Q2760068 Direito Sanitário

Constituem atribuições do Agente de Combate às Endemias na equipe de trabalho com a população no território de saúde, exceto:

Alternativas
Q2760067 Direito Sanitário

Em relação à Lei 8.080/90, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: C