Foram encontradas 4.005 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX, que defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. É interessante notar que, essa abordagem pode ser usada em todos os saberes científicos, tanto as das ciências exatas, como as práticas das leis da física, quanto as atribuições de análise das ciências humanas, tais como as relações sociais e da ética.
Nesse sentido, o Positivismo, busca orientar: na efetivação de uma divisão das ciências e também uma orientação de ordem teórica e sociológica, a qual investiga toda a natureza humana verificável.
A corrente positivista promove o culto à ciência, o mundo humano e o materialismo em detrimento da metafísica e do mundo espiritual.
Excerto adaptado do endereço eletrônico: https://www.todamateria.com.br/positivismo/ (Acesso em: 14 de setembro de 2023)
Qual estudioso abaixo foi um dos precursores mais notáveis do pensamento positivista?
( ) Há diferentes correntes filosóficas que tratam da ética, mas, de um modo geral, todas precisam ter como base uma teoria que sustente a racionalidade, a liberdade e a responsabilidade do sujeito.
( ) A palavra ética deriva do latim éthos, que refere-se a algo que é único, peculiar, sem igual.
( ) Desde sua origem, a ética comporta duas faces: uma no indivíduo e outra na sociedade.
( ) O dilema ético do jornalista passa por uma hesitação entre o certo e o errado.
Assinale a sequência correta.
COMTE, Augusto. Discurso Sobre o Espírito Positivo. Tradução Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1990
Sobre o positivismo, assinale a afirmativa correta.
Analise a afirmativa a seguir:
"O Judô foi pautado em valores éticos e humanitários profundos, os quais buscam uma prática de equilíbrio entre corpo e mente, esboçado na disciplina, nos movimentos harmoniosos da física cosmológica, no esquecimento do _____________, na superação do aspecto marcial, na fraternidade, no desenvolvimento do interior, na estética e eficiência, na superação da força, dentre outros princípios antigos e firmemente alicerçados na cultura milenar japonesa, por que não dizer dos mestres orientais" (BORGES, 2003).
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
Aristóteles cria a maioria dos conceitos que serão utilizados na lógica sucessiva como é o caso de “argumento”, “validade” e “inferência”. Antes de tudo, é importante destacar que, embora Aristóteles seja o descobridor da lógica, nunca usa em seus escritos o termo “lógica”, nem explica o que realmente intende fazer, quando elabora as etapas que constituirão essa disciplina. (Botter, Barbara. História da filosofia antiga, Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016, p.65/66)
I. Segundo Aristóteles, o método adequado ao conhecimento científico é o método dedutivo ou das inferências. “Inferência” traduz a palavra grega silogismo e podemos afirmar sem hesitação que toda a lógica aristotélica gira em torno da teoria do silogismo.
II. O silogismo, por sua vez, é um raciocínio composto por um conjunto de enunciados, e o enunciado, ou predicação, é um conjunto de termos e conceitos.
III. Aristóteles denominava Analítica o que hoje designamos por lógica. O termo “analítica” significa “resolução” e traça o método adequado que qualquer discurso que pretenda ter um valor científico deve utilizar.
IV. Segundo Aristóteles, o método adequado ao conhecimento científico é o método indutivo ou das inferências. “Inferência” traduz a palavra grega silogismo e podemos afirmar sem hesitação que toda a lógica aristotélica gira em torno da teoria do silogismo.
A alternativa correta é:
Sobre a filosofia de São Tomás de Aquino, assinale a alternativa INCORRETA:
A falsafa, filosofia produzida em língua árabe, é marcada pela releitura de textos clássicos de Platão, Aristóteles e Plotino. Pensadores como al-Kindi, alFarabi, Avicena e Averróes acreditavam que se a razão humana obedecesse às regras estabelecidas pela lógica aristotélica ela seria capaz de alcançar verdades demonstráveis. (https://namu.com.br/portal/o-que-e/filosofia-islamica/)
I. Boa parte do esforço desses intelectuais foi de articular o texto sagrado do Alcorão com conceitos retirados da lógica de Aristóteles e Plotino.A chegada do pensamento grego no mundo árabe fez parte de um processo maior.
II. Ela está inserida em um momento histórico marcado pelo apogeu do mundo islâmico, o qual se iniciou no século 7 e durou mais de 500 anos. Nesse período, os árabes-islâmicos criaram um império que se estendeu do continente asiático ao europeu, passando pelo Oriente Médio e norte da África.
III. Em razão desse crescimento, o mundo muçulmano se tornou um centro político importantíssimo e um local de produção e difusão de conhecimento.
IV. Na Península Ibérica, por exemplo, os árabes criaram al-Andaluz, que até hoje é citada como modelo de tolerância religiosa. Lá viveram importantes intelectuais muçulmanos e judeus, os quais traduziam e comentavam textos clássicos gregos.
A alternativa correta é:
Filosofia é, por excelência, a atividade crítica e reflexiva que trabalha de modo rigoroso, racional e sistemático, com problemas abstratos e concretos, bem como com ideias. Diante disto, a filosofia se propõe a elaborar um conjunto de competências, a saber: (Base Curricular Rede Biguaçu, componente Filosofia, p,269)
I. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
II. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
III. Não analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas.
IV. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
A alternativa correta é:
I. A Ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.).
II. Parte-se do pressuposto que é preciso possuir critérios, valores, e, mais ainda, estabelecer relações e hierarquias entre esses valores para nortear as ações em sociedade.
III. A ética tem relação somente com os direitos do adulto, visto serem a autoridade maior dentro da instituição de ensino.
IV. A Ética é uma disciplina isolada que deverá ser incorporada aos currículos das instituições de ensino.
A alternativa correta é:
(__)Democracia: Regime político em que a soberania é exercida pelo povo. No Brasil, a democracia é exercida somente por meio de representantes eleitos, uma vez que não há previsão de exercício direito.
(__)Princípios: juízos abstratos de valor orientativo na elaboração, interpretação e aplicação das normas.
(__)Ética: Deriva do grego "ethos" e, em síntese, pode ser entendida como o conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) Na filosofia, o campo que se ocupa da reflexão sobre a moralidade humana recebe a denominação de ética.
( ) Ética e moral, têm significados próximos e, em geral, referem-se ao conjunto de princípios ou padrões de conduta que regulam as relações dos seres humanos com o mundo em que vivem.
( ) A educação ética e moral deve ajudar na análise crítica da realidade cotidiana e das normas sociomorais vigentes, de modo que contribua para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência.
( ) Construindo valores poderemos contribuir também para a construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social.
Levando-se em consideração quer V significa Verdadeiro e F significa Falso, a sequência das proposições acima é:
A partir da década de 1970, uma convergência de forças econômicas levou alguns estudiosos a examinarem as ações sociais empreendidas pelas organizações.
De acordo com os autores (Stoner; Freeman, 1985), de modo amplo e simples, ................................. pode ser definida(o) como o estudo do modo pelo qual nossas decisões afetam as outras pessoas, como também o estudo dos direitos e deveres das pessoas, das regras morais que as pessoas aplicam ao tomar decisões e da natureza das relações entre as pessoas.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Feita a leitura do enunciado apresentado, identifique a afirmação correta:
I. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza".
II. Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
III. A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia (cosmo, "universo", e gónos, "gênese" ou "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses.
IV. Os filósofos pré-socráticos abandonaram a ideia de cosmogonia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no logos ("argumentação", "lógica", "razão"). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas.
Assinale a alternativa correta:
"Sócrates revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Se existiu alguma revolução na filosofia logo em seus primeiros séculos na Grécia Antiga, ela atende por um nome: Sócrates.".
Sobre Sócrates, assinale a alternativa correta:
Os filósofos iluministas contribuíram de maneiras diferentes e em diversas áreas do conhecimento. Desde questões morais, religiosas e políticas até as de cunho econômico e filosófico, os ideais dos pensadores iluministas promoveram o processo de conscientização mundial.
René Descartes (1596-1650) é considerado o pai da filosofia moderna e autor da famosa frase “penso, logo existo“. Sua filosofia tinha por objetivo encontrar um método exato o bastante para se chegar à verdade indubitável.
I. O principal contexto de debate de Descartes era rebater os argumentos céticos, o filósofo francês defendia ser possível, sim, conhecer e alcançar a verdade.
II. Para ele, o ponto de partida para elaborar seu método era a res cogitans (um ser pensante), dotado de cogito (pensamento), pois nada poderia abalar o postulado de que “eu existo”, obtido por uma intuição.
III. Outra característica marcante em Descartes é o postulado do não dualismo entre mente e corpo.
IV. Para ele, mente e corpo eram substâncias distintas por isso, deveriam ter métodos de abordagem distintos para se fazer as investigações filosóficas sobre cada uma delas.
Assinale a alternativa correta:
"É difícil traduzir a filosofia de Agostinho em poucas palavras, pois ele tratou sobre os mais variados temas ao defender as primeiras bases teológicas do cristianismo. Agostinho escreveu, por exemplo, sobre o tempo. Algo que intriga religiosos, cientistas e filósofos, o tempo é, segundo o filósofo patrístico, algo que ele sabe o que é, mas não sabe responder caso seja perguntado. Isso leva o interlocutor a pensar algo que seria muito importante na contemporaneidade: o conhecimento intuitivo."
Abaixo assinale a alternativa correta, pois além do tempo e de outros assuntos importantes para a filosofia e para a Igreja Católica, Agostinho escreveu sobre:
Segundo o Currículo da Rede Municipal de educação de Biguaçu:
“Filosofia é, por excelência, a atividade crítica e reflexiva que trabalha de modo rigoroso, racional e sistemático, com problemas abstratos e concretos, bem como com ideias. Tal trabalho se dá por meio da investigação intelectual e construção de conceitos, em um contexto de diálogo plural e tolerante, visando o desenvolvimento da cidadania plena”.
Diante desse contexto, a filosofia se propõe a elaborar um conjunto de competências, a saber:
I. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
II. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
III. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
IV. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
Assinale a alternativa correta: