Questões de Concurso
Comentadas para médico radiologista
Foram encontradas 2.069 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Texto 11
Os textos da Redação Oficial produzidos nas mais diversas esferas profissionais – públicas e privadas – devem apresentar objetividade, impessoalidade, linguagem padrão culta, formalidade, padronização, clareza e concisão.
FLÔRES, L. L. Redação oficial e revisão gramatical. Florianópolis: UFSC, 2012. [Adaptado].
Cumpre-me informar que a decisão tomada no âmbito da diretoria sobre o difícil e alarmante problema da enchente no Rio Grande do Sul foi fazer uma redação para solicitar recursos ao excelentíssimo Presidente da República.
I. A higienização das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica é a medida isolada de maior impacto na prevenção da transmissão de microrganismos multirresistentes em ambiente hospitalar.
II. A prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica inclui a manutenção da cabeceira do leito elevada entre trinta e quarenta e cinco graus e a higiene oral com clorexidina a zero vírgula doze por cento.
III. O uso profilático de antibióticos de amplo espectro por tempo prolongado (superior a sete dias) é recomendado para todos os pacientes em uso de cateter venoso central para reduzir a colonização por fungos.
Está correto o que se afirma em:
(__) As precauções padrão devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes, independentemente do diagnóstico confirmado ou suspeito de infecção, em qualquer ambiente de assistência à saúde.
(__) O uso de máscaras de proteção respiratória tipo PFF2 ou N95 é indicado para procedimentos que geram aerossóis em pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar ou laringea.
(__) As luvas de procedimento substituem a necessidade de higienização das mãos entre o atendimento de diferentes pacientes, desde que não apresentem perfurações visíveis ou contaminação biológica bruta.
(__) O descarte de materiais perfurocortantes deve ser realizado em recipientes rígidos, resistentes à punctura e com tampa, respeitando o limite de enchimento de dois terços da capacidade total.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
II. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
É CORRETO o que se afirma em:
I. Atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas.
II. Atenção integral a crianças em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
III. Centralização da assistência pediátrica exclusivamente em hospitais de alta complexidade, com redução das ações desenvolvidas na atenção básica.
É CORRETO o que se afirma em:
No que diz respeito às competências da gestão municipal do SUS, assinale a alternativa correta.
Acerca da Política Nacional de Humanização, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Limita-se à implementação de estratégias educativas voltadas exclusivamente à orientação dos usuários quanto ao funcionamento dos serviços de saúde.
(__) Destina-se predominantemente à qualificação da gestão administrativa das unidades hospitalares, sem interferência nas práticas assistenciais.
(__) Restringe-se à regulamentação de práticas assistenciais desenvolvidas no âmbito da atenção hospitalar especializada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Nesse contexto, conforme o art. 10 da referida lei, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE uma atribuição dos municípios:
I. Promover ações de resposta, em caráter complementar, às atividades de vigilância em saúde ambiental relacionadas à preparação e resposta aos riscos decorrentes dos desastres de origem natural.
II. Coordenar e executar, em caráter complementar, a vigilância epidemiológica das doenças e agravos relacionados ao trabalho.
III. Executar as atividades necessárias ao planejamento, à instauração e à instrução das contratações públicas, incluindo a fiscalização e a gestão de contratos ou instrumentos congêneres, no âmbito de sua atuação.
Fonte: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/saude -do-trabalhador/
É CORRETO o que se afirma em:
Com base nesse entendimento, assinale a alternativa CORRETA acerca do que a Atenção Básica deve preconizar: