Questões de Concurso
Comentadas para orientador escolar
Foram encontradas 359 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. O orientador educacional dialoga com professores e família para compreender as causas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelo estudante.
II. Este profissional pode propor ações que favoreçam a inclusão e a permanência do estudante no ambiente escolar.
III. Ao identificar estudantes com dificuldades de aprendizagem deve realizar diagnósticos clínicos e propor tratamento.
Após análise, conclui-se que está correto o que se afirma em:
I. O papel mais importante da escola é garantir a socialização do conhecimento científico e cultural produzidos pela humanidade ao longo do tempo.
II. A ação educativa da escola deve permitir a formação crítica e emancipatória dos estudantes como condição para a transformação social.
III. A escola tem como função mais importante transmitir os conteúdos científicos e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
Após análise, conclui-se que é correto o que se fala em:
I. Uma das ideias de Parsons era que uma boa escolha profissional acontece quando existe compatibilidade entre características pessoais e as exigências da profissão.
II. Defendia que o conhecimento sobre as profissões e as exigências técnicas para desenvolvê-las não era essencial para uma boa escolha.
III. Para Parsons a boa escola profissional estava assentada sobre o conhecimento da pessoa sobre suas habilidades, aptidões, interesses e limitações.
Após análise, conclui-se que está correto o que se afirma em:
I. O roteador é um dispositivo utilizado para encaminhar dados entre diferentes redes de computadores.
II. O compartilhamento de recursos, como impressoras e arquivos, é uma das funcionalidades das redes de computadores.
III. Em uma rede de computadores, o endereço IP de um dispositivo deve ser obrigatoriamente igual ao dos demais computadores conectados.
Após análise, conclui-se que está(ão) correta(s):
( ) A grafia correta é "multissemiótico", com "ss", pois o prefixo multi- termina em vogal e a base "semiótico" começa com "s", exigindo duplicação da consoante.
( ) A forma correta é "inter-relação", com hífen, pois o prefixo inter- termina em "r" e a base começa com "r", caso em que o Acordo Ortográfico determina o uso do hífen.
( ) A palavra "autorreferente" deve ser escrita sem hífen e com "rr", pois o prefixo auto- termina em vogal e a base começa com "r", resultando em duplicação da consoante sem hífen.
( ) A forma “presuposição” está grafada corretamente segundo a norma-padrão.
Após análise, conclui-se que a sequência correta é:
“Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar”
Com base na análise sintática, morfológica e semântica do trecho, avalie as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O verbo “tem” estabelece concordância verbal com o núcleo do sujeito da oração em que está inserido.
( ) A inserção de vírgula entre os versos “Numa flor que tem espinhos” e “Você pode se arranhar” provocaria separação indevida entre estruturas sintaticamente articuladas no contexto do período.
( ) O pronome “se”, em “se arranhar”, indica que a ação verbal recai sobre o próprio sujeito da oração.
( ) O fragmento é constituído por mais de uma oração, não podendo ser classificado como período simples.
( ) A ausência de sinais de pontuação entre os versos contribui para a continuidade rítmica e para a fluidez característica do gênero canção.
Após análise, conclui-se que a sequência correta é:
“Aqui fora, a luz incomoda.”
Assinale a alternativa correta quanto à análise sintática dos termos da oração.