Questões de Concurso Comentadas para professor - educação infantil

Foram encontradas 608 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2349703 Português

Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.


Grupo Flor Ribeirinha embarca nesta quinta-feira para Oriente Médio

No período de 21 a 28 de janeiro, o grupo representará o Brasil e o continente da América em Omã


           O Grupo Folclórico Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio seguirá para o Sultanato de Omã, um país árabe que faz fronteira com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Próximo de completar 30 anos de existência, o Flor Ribeirinha deixará sua marca em mais um continente do mundo. No período de 21 a 28 de janeiro, o grupo representará o Brasil e o continente da América em Omã.

        O grupo foi convidado pela Federação de Festivais Internacionais de Dança-FIDAF, devido a sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura, levando em seu repertório de danças, quadros alusivos às regiões brasileiras. O convite se concretizou graças à atuação e sua conquista de tricampeão no ano passado na Bulgária.

           Com o espetáculo Mato Grosso Dançando Brasil, o grupo já conquistou três prêmios mundiais, sendo o primeiro no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em 2017 na Turquia. O segundo em 2020 no Festival da Polônia e o terceiro em 2021, no Festival Internacional da Bulgária.

           Durante a permanência em Omã, o grupo se apresentará no Royal Ópera Muscat, um dos renomados locais da cultura daquele país.

       O gestor cultural e diretor artístico do grupo, Avinner Brandão, frisa que, em seu repertório, o Flor Ribeirinha destacará as cores e a força do Siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo e traz ritmo contagiante com a viola de cocho, o mocho e o ganzá.

        O presidente do Setor América e representante nacional da Federação de Festivais Internacionais de Dança-FIDAF, Regis Bastian, informou que o Flor Ribeirinha vai se apresentar nos dias 26 e 27 de janeiro, ao lado de grupos de outros países, como Romênia, Filipinas e Omã. Ele destacou que foram escolhidos os grupos de grande importância artística.

       Regis reforçou, ainda, que esta será a primeira vez que um grupo brasileiro atuará naquele país do Oriente Médio e numa casa de espetáculos do padrão do Royal Ópera Muscat. O Flor Ribeirinha estará ao lado de quatro companhias de ponta, como a Companhia Nacional das Filipinas e o Ensamble Nacional Transilvânia da Romênia e a Delegação Nacional de Omã.


(Disponível em: https://primeirapagina.com.br/cultura/grupo-flor-ribeirinha-embarca-nesta-quinta-feira-para-oriente-medio/. Acesso em: 19/01/23. Adaptado.)

A palavra que pode exercer funções várias em um texto, tanto morfológica quanto sintaticamente. Sobre suas funções como pronome relativo e conjunção integrante, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 

Imagem associada para resolução da questão




Assinale a sequência correta.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IVIN Órgão: Prefeitura de Santana do Piauí - PI Provas: IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Auditor Fiscal de Tributos Municipais | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor - Fundamental I | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Língua Portuguesa | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Matemática | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Inglês | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de História | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Educação Física | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Geografia | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Ciências | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Professor de Educação Infantil | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Engenheiro Civil | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Engenheiro Agrônomo | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Nutricionista | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Médico | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Fisioterapeuta | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Farmacêutico | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Enfermeiro | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Biólogo | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Assistente Social | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Psicopedagogo | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Psicólogo | IVIN - 2023 - Prefeitura de Santana do Piauí - PI - Procurador |
Q2337689 Noções de Informática
"É uma galeria de estilos de texto presente no Word 2016 em que você pode adicionar às suas publicações efeitos decorativos, como texto sombreado ou espelhado (refletido). O usuário também pode usar esse aplicativo para adicionar efeitos especiais de texto ao seu documento. Por exemplo, você pode alongar um título, inclinar o texto, fazer com que o texto caiba em uma forma predefinida ou aplicar um preenchimento de gradiente." A afirmativa faz referência ao programa:
Alternativas
Q2336971 Pedagogia

Analise a charge a seguir.  



Imagem associada para resolução da questão



Tendo em vista as concepções que sustentam as Proposições Curriculares para a Educação Infantil de Belo Horizonte, a crítica da charge está relacionada 

Alternativas
Q2283968 Português

Leia atentamente o texto e responda à questão.



Esperançar é preciso 



      Em uma viagem que fiz recentemente, puxei conversa com uma aeromoça ao observar que ela usava o mesmo óleo essencial que eu, e trocamos breve experiência sobre o produto. Pouco antes de o avião decolar, ela se aproximou de mim e disse: “Hoje teremos de ser mais rápidos. Estamos transportando órgãos para transplante, e cada minuto é muito importante.” Emocionada, compartilhei a informação com meu companheiro de vida e de viagem. Ele me olhou nos olhos e disse: este é o voo da esperança.


      Minha imaginação ganhou asas até o destino. A primeira coisa que imaginei é se seria um coração, um fígado, um rim, uma córnea ... e aí eu me dei conta de que de fato isso não tinha importância alguma. Fundamental mesmo era a beleza do ato de doação e que tudo desse certo para quem aguardava por uma chance de continuar a viver ou a viver melhor. Cada minuto importa! A frase de impacto me acompanha desde então.


      Ao colocarmos em prática o verbo esperançar, aproveitemos toda a vida que pulsa em nós. Vamos atrás do que é relevante, busquemos com determinação o que tanto precisamos. Sigamos na direção das nossas prioridades, da prática de solidariedade, com a certeza de que cada minuto é decisivo. Façamos tudo o que dá para ser feito desejando entregar o melhor para nós mesmos e para tantos outros no decorrer do dia a dia. Plenos a cada batida do coração. E que possamos ter um lar para viver, repousar e acolher.



(Revista Bigolin Acabamentos, nº 01, 2013. Editorial. Modificado)

Com a implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, houve mudanças no uso do hífen, a exemplo de dia a dia. Acerca do emprego do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação, assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas.
Alternativas
Q2283961 Português
Leia atentamente o texto e responda à questão.


LIVROS

      Li certa vez que a escritora Alma Mahler guardava, na sala de sua casa, o berço em que dormira na primeira infância. Era um berço antigo de madeira, tosco, desses com um dispositivo que os faz balançar docemente ao menor toque. Ali, no bojo vazio daquela que um dia fora sua própria cama, Alma guardava seus livros favoritos. 

      Arrumava-os, empilhados, em várias camadas, enchendo todo o espaço onde um dia houvera um colchão, lençóis, brinquedos e uma criança – ela própria. Certamente, quando remexia nos livros, buscando algo em especial, um livro para enternecer-se, para recordar ou esquecer – que é pra isso que serve reler livros prediletos – , certamente, então, seu braço, esbarrando na lateral gradeada, fazia o berço balançar. E ela os ninava, talvez sem perceber.

      Essa imagem de livros queridos sendo acalentados encheu-me de ternura. Assim como um dia me comoveu ler o depoimento de outra escritora, Isak Dinesen, falando sobre a ansiedade que sentia, em sua fazenda na África, enquanto aguardava a chegada dos livros encomendados da Inglaterra. E de como, ao recebê-los, tocava cada volume com a ponta dos dedos, como se retirasse da caixa copos de finíssimo cristal. Sabia, ao tocá-los, que aqueles seriam seus únicos exemplares durante meses, até que chegasse nova remessa. Era um tesouro insubstituível.

[...]

      Esse amor pelos livros me comove, um amor que venho aprendendo a desenvolver nos últimos anos. [...] Estou mudando. Hoje presto atenção nas pessoas que sabem cuidar bem de suas bibliotecas e observo a maneira como decidem a posição de cada volume nas estantes, o carinho com que tiram os mais antigos das prateleiras para tentar restaurar as lombadas, alisando-as cuidadosamente com goma e pincel. São gestos de uma delicadeza comovente, cuja observação me faz refletir. E cada vez mais, tenho diante dos livros uma atitude de reverência. Olho-os e vejo como eles são puros, íntegros – como as crianças e os cristais.


(SEIXAS, H. O amigo do vento. São Paulo: Moderna, 2015.)
A relação de sentido entre palavras do texto denominada hiperonímia contribui para o estabelecimento da coesão textual, a exemplo de bibliotecas – livros. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma relação hiperonímica.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: D
@import "./index.scss";